quinta-feira, 7 de março de 2013

Forte Explosão Assusta População de Catalão e Região

Por volta das 10:20hs desta quinta-feira,  07/03,  um forte estrondo, assustou moradores da cidade Catalão e região. Moradores relataram  que ouviram o estrondo, muito forte. O estrondo pode ser ouvido nas cidades de Goiândira, Três Rancho, Ouvidor, Araguari, Cumarí e Divinópolis.   Em um raio de 80km foi ouvido o barulho, como sendo de uma forte explosão. Logo começaram a correr várias "teorias",  entre elas, que poderia ser a queda de um meteorito, ou explosão de alguma aeronave. 

Porém, a causa mais provável, é que possa ser, a quebra da barreira do som por um mirage da Base de Anápolis.  Uma aeronave foi vista   próximo da cidade de Nova Aurora, fazendo vôos razantes.  Entrei em contato com o Centro de Comunicação da Base Aérea de Anápolis que  informou já ter conhecimento do fato. O Comandante do 1º GDA, Major Breviglieri, informou que 3 caças Mirage estavam realizando treinamento para a Copa das Confederações. Passando sobre a região eles teriam quebrado a barreira do som (1.226km), provocando o forte estrondo.

Barreira do Som

Quando um mirage atinge a velocidade de 1.226 km, ele quebra a barreira do som. As ondas de choque geradas por um avião em vôo supersônico atingirão o solo depois da passagem do avião que as está produzindo, pois esse é mais veloz. Um observador no solo ouvirá um forte estampido assim que as ondas de choque o alcançarem.

Esse estampido é conhecido como 'estrondo sônico', e sua intensidade depende de vários fatores, tais como dimensões do avião, forma do avião, velocidade do vôo e altitude. Esse fenômeno pode, em certas circunstâncias, ser forte o suficiente para produzir danos materiais no solo, como quebra de vidros, rachaduras em paredes, muros e outros estragos. Essas possibilidades limitam a operação de vôos em velocidades supersônicas sobre os continentes.

Nenhum comentário: