quarta-feira, 27 de março de 2013

Eliminatórias: Reação Espanhola e Vitórias Para os Favoritos

As maiores forças do futebol europeu — entre elas a atual campeã do mundo Espanha, que venceu naFrança por 1 a 0 — corresponderam às expectativas na sexta rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Holanda, Itália e Alemanha também deram mais um passo rumo ao Mundial brasileiro. Já no Grupo A, Bélgica e Croácia dividem a mesma pontuação a quatro rodadas do fim. A Inglaterra, por sua vez, que empatou em 1 a 1 na visita ao líder do Grupo H, Montenegro, segue no encalço do selecionado montenegrino, com dois pontos a menos. 

A sétima rodada será disputada no dia 7 de junho, com destaque para o confronto entre Portugal e Rússia na briga direta pela liderança do Grupo F.

O jogo
Gol: Pedro (13/2ºT)


A experiência acabou falando mais alto no Stade de France, onde os atuais campeões do mundo venceram pela diferença mínima ao final de um encontro equilibrado. A Fúria demonstrou mais domínio técnico e soube conter o vigor da jovem e talentosa seleção francesa, que pecou pela falta de objetividade. Karim Benzema, por exemplo, chegou à marca de mil minutos sem balançar as redes com a camisa nacional. 

O gol que decidiu o confronto saiu após uma bola que Pedro lançou na esquerda para Nacho Monreal, que correu mais que o próprio marcador e cruzou para trás para encontrar novamente Pedro, que empurrou para as redes apesar do desespero do goleiro Hugo Lloris. Embora tenham jogado os minutos finais da partida com um homem a menos, desde a expulsão de Paul Pogba, os Bleusnão desistiram de lutar pelo empate, mas pararam no impecável Victor Valdés, que fez esquecer a ausência de Iker Casillas. Com o triunfo, a Espanha reassumiu a liderança da chave com apenas três jogos por disputar.

As outras partidas
Grupo A
Sérvia 2 x 0 Escócia


Belgas e croatas seguem no mano a mano. A Bélgica pode agradecer Eden Hazard, que fez a diferença para o país em bela jogada individual. A Croácia também garantiu os três pontos no País de Gales, mas Gareth Baleabriu a contagem para os donos da casa aos 21 do primeiro tempo, mantendo os visitantes sob tensão. O empate só veio aos 22 do etapa complementar com Dejan Lovren, e o brasileiro naturalizado Eduardo assegurou a virada com um lindo chute a três minutos do apito final. Por sua vez, a Sérvia conseguiu um certo alívio ao complicar ainda mais a vida da Escócia, a quem derrotou com dois gols de Filip Duricic

Grupo B
Malta 0 x 2 Itália

A Itália — que viajou para vencer Malta graças ao prodígio Mario Balotelli, autor de dois gols na partida, um de pênalti e um em forte finalização — soma atualmente três pontos de vantagem na liderança da chave e parece estar com um pé no Brasil. Já os tchecos se recuperaram da dura derrota por 3 a 0 diante daDinamarca em casa. Para isso, venceram a Armênia com a ajuda de dois gols de Matej Vydra, o atacante da Udinese emprestado ao Watford, que marcou os seus primeiros gols pela seleção. Por fim, a Bulgária quase aprontou uma surpresa quando Stanislav Manolev abriu o marcador em solo dinamarquês, mas acabou cedendo o empate em pênalti cobrado por Daniel Agger.

Grupo C
Irlanda 2 x 2 Áustria

A Alemanha praticamente garantiu a vitória com gols de Marco Reus, Mario Goetze e Ilkay Gundogan no primeiro tempo, e Reus deixou o segundo dele após a pausa. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Joachim Löw abriu oito pontos na liderança. Atrás dos alemães, tudo é possível. De fato, há três equipes com oito pontos após o empate que a Áustria arrancou nos últimos segundos de bola rolando na Irlanda. O autor do gol austríaco foi David Alaba. Esse resultado é bom para a Suécia, que não entrou em campo nesta terça-feira e tem um jogo a menos. 

Grupo D
Estônia 2 x 0 Andorra
Turquia 1 x 1 Hungria

Os holandeses mantiveram a invencibilidade vencendo a Romênia com facilidade e mostrando um setor ofensivo bastante solidário e entrosado. Após fazer quatro gols, dois com Robin van Persie, um com Rafael van der Vaart e outro com Jeremain Lens, a seleção batava abriu sete pontos no topo da chave. A Hungria, porém, fez um bom negócio ao assumir a vice-liderança graças ao empate conquistado na Turquia, onde o meio-campista do Ferencvaros Daniel Bode respondeu ao tento de Burak Yilmaz, sempre ele, que abriu o marcador aos 30 do primeiro tempo. 

Grupo F
Azerbaijão 0 x 2 Portugal
Irlanda do Norte 0 x 2 Israel

Os portugueses asseguraram no Azerbaijão a vitória de que precisavam , a qual mantém o país empatado na vice-liderança com Israel, que também venceu em solo norte-irlandês, gols de Lior Refaelov e Eden Ben Bassat. Contudo, a seleção lusa só fez a diferença depois que Rauf Aliyez recebeu o segundo cartão amarelo, oito minutos após a volta do intervalo. Bruno Alves, oportunista, e Hugo Almeida marcaram os gols da vitória de Portugal, que agora se prepara com mais tranquilidade para o duelo com a líder Rússia, no dia 7 de junho. No entanto, vale lembrar que os comandados de Fabio Capello mantiveram a ponta mesmo com duas partidas a menos.

Grupo H
Polônia 5 x 0 San Marino
Ucrânia 2 x 1 Moldávia

Os ingleses começaram a partida a todo vapor e logo colocaram duas bolas na trave, uma com Steven Gerrard e outra com Glen Johnson. Com apenas seis minutos jogados, Gerrard cobrou um escanteio preciso na cabeça de Wayne Rooney, que desta vez não desperdiçou. Em clima tenso, os montenegrinos assumiram o controle da partida e também carimbaram a trave. Por fim, Dejan Damjanovic aproveitou a desordem na zaga inglesa para igualar a contagem. Nos últimos minutos, a Inglaterra criou diversas chances e pressionou, mas Montenegro manteve o empate e a liderança do grupo, com dois pontos de frente. A Ucrânia, por sua vez, venceu a Moldávia por apertados 2 a 1, gols de Andriy Yarmolenko e Yevhen Khacheridi, enquanto a Polônia não teve maiores problema para derrotar San Marino.

O jogador
Petr Cech comemorou a marca de cem jogos pela República Tcheca em grande estilo. O goleiro de 30 anos manteve a meta tcheca intacta frente à Armênia e às investidas de Henrikh Mkhitaryan, artilheiro do Campeonato Ucraniano, e do atacante Yura Movsisyan. Eleito o melhor jogador do seu país em seis oportunidades, o arqueiro do Chelsea foi vítima de uma fratura no crânio em partida contra o Reading no dia 14 de outubro de 2006 e, desde então, é obrigado a jogar com um capacete de espuma.

O gol
Entre o passe para o primeiro gol e o pênalti convertido para anotar o terceiro, o jogador do Arsenal acertou uma linda cabeçada em cruzamento milimétrico de Arjen Robben, que costurou a defesa romena antes de mandar a bola para a área. Com 34 gols, Van Persie superou Johan Cruyff (33), igualou-se a Rafael van der Vaart e corre atrás da marca de Patrick Kluivert (40), o maior goleador da história da seleção holandesa.

O número
10 — Os gols marcados por Balotelli nas últimas nove partidas que disputou com a seleção italiana.

Fotos e Fonte: FIFA

Nenhum comentário: