terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Goiânia Quer Romper Contrato Com SANEAGO Para Privatizar Água e Esgoto


A prefeitura de Goiânia parece mesmo decidida em romper o contrato de concessão com a Saneago para tratamento e distribuição de água na Capital, e assim poder privatizar este serviço essencial.
Tudo por uma simples questão de lucro. Mas, a máscara caiu. A intenção da prefeitura de Goiânia é negociar o serviço de água e esgoto da capital para a empresa que pertence à família dona da empresa aérea GOL.
Nenê Constantino
Nota na coluna “Radar Online” do site da Veja diz que a prefeitura de Goiânia negocia com a empresa Brasil Águas, da família Constantino (dona da Gol Linhas Aéreas) a possibilidade de uma parceria público privada para cuidar do setor de águas e esgoto da Capital.
A nota assinada pelo jornalista Lauro Jardim tem o título: “Do céu ao subsolo”. O texto é: “A família Constantino, dona da Gol, está interessada agora em ganhar dinheiro com saneamento. Criou a Brasil Águas e já negocia com a prefeitura de Goiânia a possibilidade de uma PPP para cuidar do setor de águas e esgoto da cidade”.
No início deste ano, a prefeitura por meio do vice-prefeito Agenor Mariano (PMDB) disse que o executivo municipal estudaria a possibilidade de romper o contrato com a Saneago. A prefeitura diz que falta investimento na estatal e critica a prestação de serviços da empresa. O prefeito Paulo Garcia já montou uma comissão para tratar do assunto.
O governo estadual e a Saneago rebatem as acusações da prefeitura. A empresa alega que tem em vigor um contrato com duração até 2023 e que foi assinado pelo ex-prefeito Iris Rezende (PMDB). Agenor diz desconhecer o contrato. A Saneago também já alertou que pode cobrar uma multa de quase R$ 2 bilhões pelo rompimento do compromisso.
O vice-governador José Eliton disse no auge da polêmica que a questão estava sendo tratada de forma política – sem debater as verdadeiras necessidades da Saneago.

Nenhum comentário: