sexta-feira, 1 de março de 2013

Marconi Inaugura Ampliação de Abastecimento de Água em Goiânia e Aparecida de Goiânia


Empenhado em ampliar o abastecimento de água de boa qualidade aos cidadãos goianos, o governador Marconi Perillo inaugurou na tarde desta quinta-feira, 28, ao lado do prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, e do presidente da Saneago, Roberto Ferreira Marques,  a Estação Elevatória Vila Adélia, no bairro de mesmo nome. Com investimento superior a R$ 26 milhões, a nova estação vai garantir o abastecimento de água tratada a mais de 180 mil moradores de bairros das regiões Sudoeste de Goiânia e Norte de Aparecida de Goiânia.
Marconi disse que está resgatando compromissos de campanha com a população goiana: “Nós procuramos trabalhar com resultados, mostrando ao povo de nossas cidades que estamos realizando obras para beneficiar a população inteira”. Afirmou que esse trabalho não começou agora, mas em 1999, quando, em sua primeira gestão, resolveu fazer a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto Hélio Seixo de Britto) e o Sistema Produtor João Leite. “Tudo que fizemos de lá para cá e o que estamos fazendo agora, com investimento superior a R$ 2 bilhões, é com o objetivo de atender com saneamento básico mais de 90% da população de Goiânia”, observou.
Segundo o governador, a  é atingir a universalização do abastecimento de água em Goiânia e toda a região metropolitana, o que abrange mais de 3 milhões de pessoas, até o final de 2014. Disse ainda que seu governo está realizando obras que, muitas vezes, não aparecem. “Mas elas são significativas para a qualidade de vida das pessoas, para o meio ambiente e a preservação dos nossos mananciais”.
Sistema – O novo Sistema Adélia aumenta a capacidade de reservação em mais 22,5 milhões de litros. Também foram inaugurados os Centros de Reservação (reservatórios) Atlântico e Helvécia. A oferta de água tratada está sendo ampliada de 600 para 1.000 litros por segundo (l/s) e põe fim ao risco de desabastecimento durante a época da seca, transtorno registrado nos últimos anos.
O conjunto foi implantado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Saneago. A ampliação da oferta em 1.000 l/s equivale a elevar a capacidade o suficiente para encher 60 reservatórios domiciliares (caixas d'água de mil litros) por minuto ou 3.600 por hora e garante estabilidade no atendimento à população nos 12 meses do ano. De imediato, a entrega da Estação Elevatória permite acrescentar 8.773 ligações domiciliares às 1.167 feitas recentemente, garantindo 9.940 ligações.
A solenidade foi prestigiada também, dentre outras autoridades, pelo deputado estadual Ademir Menezes e a vereadora goianiense Dra. Cristina.

Nenhum comentário: