sábado, 23 de fevereiro de 2013

Marconi Inaugura 34 Leitos Em Aparecida Para Tratamento Exclusivo de Pacientes com Dengue


Empenhado em promover campanhas de prevenção à dengue e também tratar as vítimas da doença, o governador Marconi Perillo inaugurou, na manhã de hoje, junto com o secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, 34 novos leitos para atender exclusivamente pacientes da doença no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). A Secretaria Estadual de Saúde repassou, no último dia 4, R$ 2 milhões e 162 mil para a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, que adquiriu insumos e medicamentos para o Huapa. Os recursos fazem parte da primeira parcela de três que serão repassadas ao Huapa, no total de R$ 6 milhões e 169 mil. 


Faleiros disse que a preocupação em disponibilizar leitos para acolher pacientes com dengue surgiu pela necessidade de manter espaços de retaguarda para atender os doentes que já estão em situações mais complicadas da doença e que, portanto, não podem mais se tratar nos Cais, pois precisam de internação. O governador disse que o momento é delicado, em razão da propagação da doença, mas que a união de esforços entre as prefeituras e o governo do Estado começa a resultar em medidas mais drásticas. “Estamos trabalhando preventivamente, mas há que se fazer esforço para acolher as vítimas da dengue. Esses doentes serão bem tratados, pois a ala do hospital ficou muito bem equipada, e temos excelentes servidores aqui”, afirmou.


O secretário Faleiros informou que algumas reformas já estão sendo feitas no Huapa, como a troca do piso da UTI que estava causando infiltrações. “Com os leitos reabertos na próxima semana, o hospital entrará em pelo vapor tendo em vista que o centro cirúrgico não estava funcionando por falta de leitos de retaguarda de UTI”, explicou. Ele e o governador disseram que já estão em andamento ações para abertura de novos leitos para tratamento de pacientes com dengue, como será o caso do Hospital de Dermatologia Sanitária (HDS – antiga Colônia Santa Marta), que receberá 25 leitos para essa finalidade. “Se necessitar de mais leitos podemos disponibilizar em outros hospitais ou até na rede conveniada ou particular”, disse Faleiros.


Marconi afirmou que aguarda decisão da Justiça para saber qual será a Organização Social que administrará o Huapa. “Se não conseguirmos a solução na Justiça, já autorizei a Faleiros realizar um novo chamamento para que possamos fazer novo certame e escolher nova OS para administrar o Huapa”, declarou. Enquanto isso, disse ainda, as parcerias com a prefeitura de Aparecida têm permitido funcionamento do hospital. “Os hospitais estão se transformados com a gestão das OSs, no sentido de atender bem a população cliente e usuária desses serviços. Fizemos parceria provisória com a Secretaria Municipal de Saúde, com o prefeito Maguito Vilela que tem permitido o funcionamento do hospital. Mas queremos solução definitiva, que é o chamamento de uma OS, que possa transformar esse hospital em um local de atendimento de excelência”, salientou.






Nenhum comentário: