sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Inquérito Que investiga Omar Vasconcelos e Hélio do Anjos Vai Ser Transferido Para Delegacia de Investigação do Crime Organizado

Marcelo Almeida chega para prestar depoimento
O inquérito policial 072/2011 instaurado pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária para investigar  crimes praticados por pessoas ligadas ao futebol, incluindo entre elas o técnico Hélio do Anjos e o empresário Omar Vasconcelos, vai ser remetido para a Delegacia de Investigação do Crime Organizado. 
Delegada Karla Fernandes
Foi o que informou a delegada titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) Karla Fernandes Guimarães. O inquérito estava sob a responsabilidade do Delegado Dr. Murilo Gonsalves Martins de Araújo que nesta semana, realizou uma operação pente fino em busca do inquérito. Mesmo constando estar sob sua responsabilidade, o inquérito físico não foi encontrado nas suas prateleiras. Procurei a delegada titular da DOT, Karla Fernandes que de imediato disse que o inquérito estava com ela para ser remetido a nova Delegacia de Investigação do Crime Organizado.

Delegado Geral Carlos Gorski
Essa delegacia é uma reivindicação da Polícia Civil e sua criação foi pedida ao governador Marconi Perillo por este  blog no dia 9/12/2011. Veja matéria clicando no link As Duas Delegacias que Goiás Não Têm e Precisar Ter 
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, um delegado deverá ser nomeado na próxima semana. Também faz parte do projeto um laboratório específico para combater a lavagem de dinheiro. Os investigadores vão poder rastrear atividades financeiras das quadrilhas, em parceria com forças de segurança de outros estados. O delegado-geral explica que não basta prender os criminosos, é preciso que eles sejam descapitalizados, para desarticular o bando. 

Omar Vasconcelos - O Investigado

Omar Vasconcelos, Hélio dos Anjos,  Marcelo Almeida, o empresário de futebol Daniel Reis, as construtoras AMB e G4, além das empresas Consignauto Veiculos, Premier Motors, Premiersports Gerenciamento e Marketing Ltda, Brazil Sport Service Ltda, Edmar Ribeiro de Vasconcelos e Cia, são investigados por suspeita de lavagem de dinheiro, indícios de fraudes nas declarações de Impostos de Renda, bem como de suas empresas e demais sócios, tais como: omissão na declaração de bens e de valores vindos do exterior. Depois de quase dois anos de investigação o inquérito vai agora para uma delegacia que coincidentemente foi defendida sua criação por este blog para exatamente investigar este tipo de crime. 
Existem ndicios que a conta de uma das empresa de Omar Vasconcelos (Consignauto Veículos) tenha sido usada para receber dinheiro vindo do exterior cuja a origem seja a negociação de jogadores e não a venda de veículos. Omar inclusive mudou o nome da loja para PREMIER MOTORS, com uma filial na cidade de Caldas Novas. As contas serão investigadas para saber se a empresa é usada para lavar dinheiro. Já se sabe que muitos carros eram vendidos sem o devido registro de compra e venda, mesmo sendo carros usados. 
O inquérito 072/2011 deverá ser o primeiro trabalho que o novo delegado de Combate ao Crime Organizado irá receber para investigar e este blog vai acompanhar este caso até seu final. Um fato chama a atenção no inquérito; Hélio dos Anjos e Marcelo Almeida foram intimados e compareceram na delegacia para prestar depoimento, enquanto Omar Vasconcelos,  mesmo sendo o principal investigado ainda não foi intimado. Outras doze pessoas são investigadas como "laranjas". Omar já disse a um amigo que   com ele o "tratamento da polícia é diferente" sugerindo que tivesse feito "favores" para segurar o inquérito. "Nunca fui sequer intimado. Só o Cleuber que fica batendo nesta tecla, não saiu nada na imprensa, afinal não tem nada que um dinheirinho não resolva. O Cleuber deve tá querendo um dinheirinho também para deixar esse assunto de lado". Teria dito Omar Vasconcelos a um empresário que relatou está conversa. Ledo engano cara pálida. Se depender de mim, dinheiro não vai salvar sua pele.

Relembre a série de reportagem sobre este caso clicando nos links abaixo.


Nenhum comentário: