quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Com Anúncio de Ajuda, Marconi Encerra Rodada de Reuniões Com Prefeitos


Com a presença de 34 prefeitos de várias regiões do Estado, o governador Marconi Perillo realizou, na tarde desta quarta-feira (27), a última rodada do “Vapt Vupt com Prefeitos”, uma iniciativa que visou a aproximação da administração estadual com os chefes de executivos municipais, iniciada no mês passado. Durante pouco mais de um mês, Marconi recebeu praticamente todos os prefeitos que assumiram seus mandatos no dia 1 de janeiro.
Para apresentar reivindicações e sugerir investimentos em seus municípios, os prefeitos foram recebidos pelos  principais secretários e dirigentes de empresas e autarquias do Governo. Os encontros com o governador e auxiliares ocorreram no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
De modo geral, os prefeitos apresentam pedidos de ajuda para pavimentação asfáltica de ruas e avenidas, casas populares, melhorias em estradas vicinais e rodovias estaduais não asfaltadas, além de melhorias em aparatos de saúde e educação, dentre outros.
Dizendo-se ciente de que o Estado não dispõe de recursos para atender a todas as necessidades dos municípios, o governador anunciou o empenho do Governo para facilitar o acesso dos prefeitos às verbas federais previstas no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.
Falando de forma específica sobre o PAC Pavimentação, Marconi anunciou aos prefeitos que o Estado utilizará parte de sua capacidade de endividamento para bancar recursos da ordem de R$ 400 milhões a serem repassados proporcionalmente às prefeituras. “É um dinheiro que vai ajudar os prefeitos a recuperar a pavimentação urbana e asfaltar novas ruas e avenidas”, disse.
Como o prazo para que as prefeituras apresentem seus projetos ao Governo Federal termina no dia 30 de março, o governador pediu celeridade aos prefeitos na elaboração dos projetos. Informou ainda que o Estado disponibiliza técnicos de várias secretarias para auxiliar os dirigentes municipais.
Uma outra via de ajuda aos prefeitos, segundo o governador, se encontra na GoiasFomento, a qual determinou a liberação de crédito para as prefeituras investirem nas áreas que consideram prioritárias. “É um dinheiro que os prefeitos receberão para investir onde quiser. Penso que serão bem aplicados na aquisição de maquinários e pavimentação urbana. Mas caberá a cada um a destinação do recurso”, declarou.
Antes de encerrar a primeira parte do encontro com os prefeitos, o governador lembrou também que as cerca de 430 escolas estaduais, das 1.100 em atividade que ainda não foram contempladas com recursos para pequenas obras de reparos, deverão receber o dinheiro até o mês que vem. “Vamos convidar todos os diretores dessas escolas para que recebam o crédito aqui no Palácio”, disse Marconi, ao lembrar que a Agetop já definiu uma política de manutenção permanente de todas as escolas estaduais a partir deste primeiro trimestre.
Marconi anunciou também a aquisição, já consolidada pelo Estado, de netbooks e uniforme escolar para os alunos das escolas estaduais e a disposição do governo em incrementar a parceria com os prefeitos para a construção de mais casas populares. “Basta que os prefeitos nos arrumem o terreno. A Caixa, o Banco do Brasil e o Ministério das Cidades têm tido boa vontade em ajudar os municípios goianos a minorar o problema do déficit habitacional”, observou.
Participaram da última rodada do “Vapt Vupt com Prefeitos” os executivos de Água Fria de Goiás, Alto Horizonte, Amaralina, Araçu, Barro Alto, Buriti de Goiás, Campos Belos, Caturaí, Córrego do Ouro, Divinópolis de Goiás, Estrela do Norte, Flores de Goiás, Goiatuba, Guarani de Goiás, Itauçu, Jandaia, Jussara, Mambaí, Mara Rosa, Monte Alegre de Goiás, Muitunópolis, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Nova Roma, Novo Planalto, Posse, Rubiataba, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, Sitio D`Abadia, Trombas, Vila Propício, Alvorada do Norte e Colinas de Goiás.


Nenhum comentário: