sábado, 23 de fevereiro de 2013

Campeonato Estadual - A Sua Importância Para o Futebol Brasileiro

Todos os anos uma velha polêmica volta à tona. Os Campeonatos Estaduais devem acabar? Os defensores da extinção dos Estaduais alegam que são campeonatos deficitários, oneram os grandes clubes que tem elencos permanentes ao contrários dos pequenos times que normalmente montam “times de verão”. Seria apenas um torneio preparatório para os torneios que realmente valem a pena – Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Sulamericana, Libertadores.

Os que defendem a manutenção argumentam que os Campeonatos Estaduais são os grandes fomentadores do futebol, onde os jovem talentos são revelados. Hoje todos os grandes clubes tem alguns jogadores no seu elenco que foram revelados em torneios regionais. 

Acredito que os Estaduais não podem acabar. O que é necessário são ajustes para que se tornem mais atraentes e produtivos tanto para os pequenos como para os grandes times.


Um problema que carece de solução é a falta de calendário para os times pequenos para o 2º. Semestre. Enquanto que os grandes vão disputar o Brasileiro nas séries A, B, C e D, a maioria tem que dispensar elencos, desativar as estruturas para somente voltar no final do ano e se preparar para o próximo Estadual


Temos que avaliar os efeitos da Copa do Nordeste onde os melhores times de cada Estado disputam o torneio Regional e entram somente na Fase Final nos Estaduais. Times como Fortaleza, Sport Recife, Ceará, Bahia disputaram a Copa do Nordeste e somente a partir de agora irão iniciar a participaçao no Estadual. 

Acho extremamente saudável a iniciativa da Federação Goiana em incluir no regulamento para que cada time relacione 04 atletas com menos de 22 anos. Apesar de algumas reclamações isoladas, devemos ter vários jovens talentos revelados ao final do Goianão 2013. É esperar para ver.





Nenhum comentário: