domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia: 231 Pessoas Morreram Em Incêndio Na Boate Kiss de Santa Maria No Rio Grande do Sul

O incêndio em uma boate deixou 231 mortos, A Rede Globo divulgou no domingo no programa Fantástico  que seriam 248 mortos. Esse número não foi confirmado pelas autoridades e a emissora não se retratou sobre  informação passada de forma equivocada. Na lista final dos corpos identificados no Centro Municipal de Desportos de Santa Maria, após o incêndio na boate Kiss, constam 231 nomes. Segundo a SSP, não há mais corpos a serem reconhecidos no local. Os nomes foram divulgados por volta das 23h50min deste domingo. 92 pessoas estão hospitalizadas em Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros, o que o caracteriza como a pior tragédia do Estado. 102 mulheres morreram e 118 mortos são  do sexo masculino. O fogo começou por volta das 2h deste domingo (26). Segundo relatos o incêndio começou quando um integrante de uma banda que se apresentava na boate acendeu um sinalizador. As faíscas atingiram o teto que pegou fogo e a fumaça tóxica se espalhou pelo ambiente. Não havia sinalização e somente uma saída de emergência o que provocou pânico. O alvará de funcionamento estava vencido desde agosto do ano passado. Os seguranças tentaram impedir a saída das pessoas achando que se tratava de uma briga e as pessoas estavam tentando sair sem pagar.


  • Reprodução
    Convite da festa que ocorria na boate
Em entrevista à rádio Gaúcha, o delegado Sandro Luís Meinerz, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, disse que, a princípio, as pessoas não morreram queimadas, e sim asfixiadas pela fumaça por não terem conseguido sair do local.
"A prefeitura de Santa Maria decretou luto de 30 dias. O governador Társo Genro está na cidade. A presidenta Dilma deixou um encontro de lideres no chile para ir para Santa Maria.
A boate possui apenas uma saída, o que gerou tumulto na hora da fuga das chamas. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede externa para auxiliar no salvamento. O guitarrista da banda Gurizada Fandagueira, Rodrigo Martins,  disse que a chama começou com um "sputnik" (Que é usado no show como efeito visual). Segundo Rodrigo um integrante da banda, Danilo de 28 anos,  morreu na tragédia. Ele confirmou que no início os seguranças estavam exigindo a comanda para liberar a saída das pessoas e que ele tentou usar o extintor não funcionou. Rodrigo disse ainda que a banda começou a tocar as 2:15hs e o acidente aconteceu  as 2:30hs. Rodrigo estima que tinha em torno de 1.200 pessoas na boate.
Os corpos foram transferidos para um ginásio da cidade onde os familiares identificaram os corpos. O tragédia provocou uma comoção no Rio Grande, onde poucas pessoas saíram as ruas neste domingo.
O repórter da rádio Gaúcha, Felipe Darrot, relatou que muitas pessoas estavam mortas com a boca aberta e com a língua pra fora.  
Informações preliminares dão conta de que o fogo teve início com um sinalizador utilizado no show de uma banda, faíscas teriam atingido o teto da boate Kiss, na rua dos Andradas, e incendiaram a espuma de isolamento acústico.













Velório Coletivo

A Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo, no noroeste do Estado, ficou pequena na manhã desta segunda-feira. Mais de 700 pessoas, entre familiares e amigos, se despediram das cinco vítimas do incêndio de Santa Maria. 

Os corpos de Laureane Salapata, Vinícius Marconato Uggeri, Fernando Michel Vogarins Parcianello, Benhur Retzlaff Rodrigues e Matheus Engers Rebolho foram velados durante a manhã e, à tarde, ocorre o sepultamento das vítimas. 

Vinícius tinha 23 anos e era natural de Santo Ângelo. Ele cursava o último ano de Direito na própria cidade, mas estava em férias com a família em Santa Maria, onde moram as duas irmãs. 

Benhur Retzlaff Rodrigues, 20 anos, estava desde 2012 em Santa Maria estudando Engenharia Civil na UFSM. 

Fernando Michel Vogarins Parcianello, 21 anos, era de Santo Ângelo e morava em Santa Maria. Trabalhava como porteiro em um cinema. 

Matheus Rebolho, 18 anos, estudava Direito em Santo Ângelo, cidade em que nasceu. Planejava se mudar para Florianópolis (SC) neste ano. De férias, viajou a Santa Maria com amigos. 

Laureane Salapata, 18 anos, estava no 3º semestre Terapia Ocupacional na UFSM. Ela morava com o padrinho em Santa Maria, para poder estudar. 

— Apesar de já estar na faculdade, o sonho dela era passar no vestibular para medicina. E ela estava tentando — conta Flávia Burdzinski de Souza, amiga da jovem há 13 anos. 

Flávia diz que a menina costumava ligar com freqüência para os pais, que moram em Santo Ângelo. Antes da festa, a menina pediu permissão para sair, e foi autorizada pela mãe. Segundo ela, Lauriane foi uma das últimas vítimas a serem retiradas da festa. 

Laureana Queiroz, conhecida de Laureane e Matheus, lembra que os dois tinham características em comum. 

— Eram muito extrovertidos. Eles estavam sempre felizes e eram conhecidos pelos seus sorrisos — afirma.


Maior Tragédia da História do Rio Grande do Sul




O incêndio que atingiu a boate Kiss em Santa Maria deixando 248 mortos na madrugada deste domingo é a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul. O número de vítimas estimado pelas autoridades até o início da manhã de domingo é quase quatro vezes maior do que o registro de 51 mortos no acidente com um avião quadrimotor que viajava do Rio de Janeiro a Porto Alegre e chocou-se contra o Morro do Chapéu, em Sapucaia do Sul. 

A presidenta Dilma Rousseff tentou fazer um discurso sobre a tragédia, emocionada chorou e não conseguiu falar!

Governador de Goiás Marconi Perillo lamenta tragédia ocorrida em Santa Maria (RS)

Leia a nota emitida pela governador:

"Estou profundamente triste e chocado com a terrível notícia da tragédia em Santa Maria (RS). Que Deus conforte os corações das famílias das centenas de vítimas. O momento é de luto e dor para todos nós, brasileiros. #SantaMaria #TODOSDesejamForçasASantaMaria"




5 comentários:

Bella Menina disse...

Os meus sentimentos para familiares das vítimas de Santa Maria e eu desejo que Deus cinforte todos :/ Foco/Foraça/Fé é o que precisamos neste momento tão doloroso.

Unknown disse...

é realmente uma grande tragédia....só DEUS para confortar a família de todas as vítimas dessa tragédia!!!!!!!

Anônimo disse...

Agora irá se fazer 10 anos… 10 anos que vidas foram perdidas, sonhos interrompidos. Em 2021 teve a sentença, os culpados pegaram de 18 à 22 anos de prisão, mas sabendo como é o Brasil. Em alguns anos eles já estarão na rua novamente, a Netflix lançou uma série sobre essa tragédia, que nós faz voltar ao terror vivido pelos falecidos e os feridos daquela noite. Alguns anos após a tragédia também foi lançado um livro chamado “Todo dia a mesma noite” uma literatura bem carregada, e perturbadora para algumas pessoas.

Anônimo disse...

Que pesadelo. Impossível não se sentir vulnerável, justiça que não foi feita. Quanta tristeza.

joaoleopires disse...

E nada aconteceu...O Brasil é um país de incoerências gigantescas, enquanto políticos gastam milhões em cartões coorporativos, terroristas invadem o Congresso e um julgamento para punir 4 pela morte de 242 vítimas é anulado por Desembargadores.
Infelizmente, a mensagem é que o crime compensa no Brasil, além da impunidade, é muita injustiça!