terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lionel Messi é Eleito O Melhor Jogador do Mundo Pela Quarta Vez Consecutiva

O argentino Lionel Messi quebrou mais um recorde ao ser eleito o melhor jogador do mundo pela quarta vez seguida, enquanto a americana Abby Wambach foi escolhida Jogadora do Ano da FIFA pela primeira vez na carreira. Ambos foram premiados durante a cerimônia de gala da Bola de Ouro FIFA 2012, realizada nesta segunda-feira na Kongresshaus de Zurique.

O técnico da seleção espanhola, Vicente del Bosque, e a ex-treinadora dos Estados Unidos, Pia Sundhage (que recentemente assumiu o comando da equipe feminina da sua Suécia natal), foram os vencedores dos prêmios de Treinador do Ano nas categorias futebol masculino e feminino respectivamente.

Messi encerrou 2012 com um recorde de 91 gols marcados. Além disso, o jogador de 25 anos foi o artilheiro da UEFA Champions League 2011/12, com 14 tentos. Já o treinador espanhol levou a Fúria ao bicampeonato continental na UEFA Euro 2012, depois de ter erguido a taça na Copa do Mundo da FIFA 2010.

Entre as mulheres, 2012 foi o ano dos Estados Unidos. Sundhage e Wambach lideraram a seleção americana na conquista da segunda medalha de ouro do país no Torneio Olímpico de Futebol Feminino. A vitória sobre o Japão na final dos Jogos de Londres representou uma revanche para os EUA pela derrota na decisão da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011, em que as japonesas conquistaram o seu primeiro título mundial.

Todos esses prêmios foram outorgados de acordo com os resultados de uma votação da qual participam capitães e técnicos de seleções masculinas (para a premiação dos homens) e femininas (no caso das mulheres) dos 209 países afiliados à FIFA, além de representantes da imprensa internacional selecionados pela revista France Football. Os votos de cada grupo correspondem a um terço do resultado final.

Foi uma noite inesquecível em Zurique, com diversos astros do futebol e antigos ídolos do esporte desfilando no palco e no tapete vermelho. Além disso, o público foi brindado com a autêntica alegria brasileira enquanto o país do futebol se prepara para receber a Copa das Confederações da FIFA no meio do ano. A cantora escocesa Amy MacDonald também abrilhantou a festa.

Vale lembrar que a Bola de Ouro FIFA foi entregue pela terceira vez desde a unificação do antigo prêmio de Jogador do Ano da FIFA com a célebre premiação organizada pela publicação francesa, em 2010. Messi recebeu a Bola de Ouro com 41,6% dos votos, à frente de Cristiano Ronaldo (23,68%) e Andrés Iniesta (10,91%).

Nenhum comentário: