domingo, 27 de janeiro de 2013

Goiás é Favoritaço Contra o Atlético No Serra Dourada


Atlético-GO e Goiás entraram no Goianão 2013 como os principais favoritos para fazerem a final e disputarem o título do Estadual. Bastaram duas rodadas para a situação de ambos ficarem totalmente opostas. Literalmente. Lanterna, o Dragão é o mandante da tarde deste domingo no primeiro clássico goiano desta temporada, contra o líder Goiás, no Serra Dourada, às 17h.
As duas derrotas rubro-negras até agora, e as duas vitórias esmeraldinas reforçaram o sentimento de que o Alviverde entra em melhores condições na partida. Mas tal panorama também eleva o clichê de que 'em clássico não há favoritos'. E é nisso que os atleticanos apostam para ter esperanças, e os esmeraldinos se apegam para ter cautela.
Cientes da necessidade do resultado positivo, e da grave crise que seria uma derrota, Jairo Araújo promoverá várias mudanças no Atlético-GO na tentativa de vencer a primeira. Enderson Moreira mantém a base das duas primeiras rodadas e tenta ficar no topo.
O árbitro Eduardo Tomaz apita a partida, auxiliado por Cristhian Passos e Jesmar Miranda. A TV Anhanguera transmite o clássico para todo o estado de Goiás. 

header as escalações 2
Atlético-GO: Diante dos resultados ruins, Jairo Araújo novamente fará mudanças no time. Serão seis, ao todo. A principal delas é a entrada do goleiro Márcio, que estreará na temporada. Ainda sem Caio à disposição, Robston deve seguir como o camisa 10. Wiliam Barbio e Diogo Campos entram na equipe nos lugares de Juninho e Yago. Outras novidades são Paulo Henrique Martins, o jovem zagueiro Artur e o volante Madson. O time: Márcio; Paulo Henrique Martins, Artur, Giaretta e Leonardo; Madson, Pituca, Ernandes e Robston; Diogo Campos e William Barbio.
Goiás: O técnico Enderson Moreira deve promover apenas uma mudança em relação ao time que venceu o Grêmio Anápolis, na última quarta-feira. Pelo último treino, Caio ficará entre os reservas. Enderson manteve a dúvida quanto ao substituto restrita a Eduardo Sasha ou David. A escalação deve contar Harlei; Yuri, Ernando, Rodrigo, William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Ramon, Eduardo Sasha (David), Felipe Amorim; Júnior Viçosa.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Atlético-GO: O zagueiro Leonardo Moura, os meias Caio e Elivélton, e o atacante Ricardo Jesus ainda não foram regularizados.
Goiás: Walter ainda recupera a forma física. Neto Baiano e Renan Oliveira também trabalham a parte física e não serão relacionados. Estes três também não tiveram suas situações regularizadas. Valmir Lucas e Vítor, ainda lesionado, também estão fora.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Atlético-GO: Gilson.
Goiás: Ninguém.


header fique de olho 2

Atlético-GO: Com declarações infladas antes do jogo, Robston não escondeu sua motivação para dar a volta por cima no Dragão, ainda mais em um clássico. Caso coloque tal discurso em prática, o volante pode ser o diferencial da equipe com bons passes e bons chutes de longa distância.
Goiás: A torcida atleticana não tem boas lembranças do meia Ramon. O jogador foi o autor do gol do título do Campeonato Goiano em 2012. Peça importante no esquema tático de Enderson Moreira, Ramon auxilia na marcação e ainda é um importante trunfo na parte ofensiva. O meia já marcou dois gols no Campeonato Goiano, um em cada partida.


header o que eles disseram

Robston, volante do Atlético-GO: "Não tem jogo melhor para se jogar com clássico. Todos estão colocando o Goiás como “bam-bam-bam” do estado, como todo mundo bota. No ano passado era o contrário, e podemos fazer a mesma coisa. A imprensa bota o Goiás como poderoso do campeonato, o favorito, todos estão falando. Vamos ver. Até pelo momento, o Goiás é uma equipe de Série A, estamos na Série B. Mas pode ter certeza que aqui ninguém está morto, não."
Enderson Moreira, técnico do Goiás: "A gente está prevendo um jogo muito disputado, igual, com um detalhe definindo o vencedor. Eu não trabalho com questões de favoritismo. O Atlético-GO é um time que vai embalar também, não tenho dúvida disso, e não acho que nossa equipe esteja tão bem assim. Foram só dois jogos e temos muitos atletas para entrar também, estamos melhorando a cada treinamento e por isso é difícil prever qualquer situação."
header números e curiosidades

* A última vitória do Atlético-GO sobre o Goiás foi no dia 13 de março de 2011, quando bateu o rival por 2 a 0, na 12ª rodada do Goianão daquele ano. De lá para cá foram seis jogos, com quatro empates e duas vitórias esmeraldinas.
* O Goiás tem domínio no retrospecto geral do clássico. Considerando-se os jogos oficiais, em 178 partidas, o Esmeraldino venceu 82 vezes e marcou 251 gols. O Atlético-GO triunfou em 54 oportunidades, e teve 195 gols pró. O empate ocorreu 42 vezes na história do clássico.
* Das 178 partidas que fizeram, apenas quatro não foram válidas pelo Campeonato Goiano. Todos estes quatro jogos foram pelo Campeonato Brasileiro da Série A, dois na edição de 1986, e os outros dois no Brasileirão de 2010. Em 1986 houve dois empates, o primeiro, no dia 16 de novembro - 1 a 1 - e o segundo, no dia 29 do mesmo mês, que terminou no 2 a 2. Em 2010, uma vitória para cada lado. No dia 30 de maio, o Goiás venceu por 3 a 1. No jogo do returno, em 22 de setembro, vitória atleticana pelo mesmo placar.
* O Atlético-GO vem de duas derrotas consecutivas nos dois primeiros jogos do Goianão, fato que não acontecia no Estadual desde a edição de 1990, incluindo os dois anos que o Dragão jogou a Divisão de Acesso, em 2004 e 2005. Há 23 anos, o Rubro-Negro perdeu por 3 a 0 para o Novo Horizonte na primeira rodada, e por 1 a 0 para a Jataiense na segunda rodada.

Com Informações do G1

Nenhum comentário: