quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Em Mais Um Ano, Mães Ficam Sem Vagas Em Creches Em Goiânia

Moradora da Vila Jardim Pompeia reclama que não pode trabalhar porque não tem com quem deixar as filhas já que a quantidade de vagas disponibilizadas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) não será suficiente. A Secretária Municipal de Educação (SME) de Goiânia afirma que apesar dos esforços da prefeitura para criar mais vagas destinadas às crianças na faixa etária dos seis meses aos cinco anos e 11 meses, o problema do déficit de vagas nas creches públicas só será resolvido em médio prazo.


A dona de casa Jucélia Moreira Lopes, 21, sofre com a falta de vagas nos Cmeis. Ela, que é mãe de duas meninas, de 2 e 3 anos de idade, conta que a mais velha espera para ingressar no centro municipal de educação infantil há dois anos e a caçula está na lista de espera desde o início do ano passado.


Jucélia mora na Vila Jardim Pompeia e alega que quando estava grávida já mantinha o desejo de que as filhas fossem matriculadas no Cmei Tempo de Infância, mas, infelizmente, tanto a SME como as funcionárias do centro alegaram que não há vagas. “Tentei conseguir de todas as formas uma vaga, mas parece que está cheio”, afirmou Moreira.

Segundo a dona de casa, a alternativa encontrada por ela para conseguir que as filhas sejam matriculadas foi pedir ajuda a um vereador. “Entrei em contato com um vereador para ver se ele consegue. Estou com esperanças. A prefeitura também informou que a antiga sede da Escola Municipal Aristoclides Teixeira, que também fica no Pompeia, será um Cmei. Isso também me deu esperanças”, disse.

Nenhum comentário: