sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Definidos os Confrontos da Copa do Brasil 2013

O departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2013. Contando com novo regulamento e 80 clubes nesta etapa, o torneio começa no dia 3 de abril. A final está marcada para 20 e 27 de novembro.

A nova Copa BR será disputada o ano todo e contará com sete fases, com todas no formato mata-mata, com jogos de ida e volta. Apenas nas duas fases iniciais há a possibilidade de haver somente uma partida, caso o visitante vença por dois ou mais gols de diferença. 

Os clubes brasileiros que disputam a Libertadores – casos de Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras - estão classificadas automaticamente para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Com exceção do São Paulo, que disputará a Sul-Americana, já que foi campeão da competição no ano passado. No lugar do time paulista, entrará o Vasco, o melhor time colocado do Brasileirão 2012 depois dos já classificados.


A tabela completa, com todos os clubes definidos, bem como as datas, os horários, os locais e a ordem dos confrontos serão divulgadas pela CBF, na próxima segunda-feira.



Muitos paulistas


Ao todo, 12 clubes paulistas participarão da Copa do Brasil. Por ter de defender o título da Sul-Americana, o São Paulo está fora. Já Corinthians e Palmeiras, que disputam a Libertadores, só jogarão a partir das oitavas-de-final. Os demais classificados são Santos, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Bragantino, São Caetano, Santo André, Grêmio Barueri, São Bernardo e Noroeste.







Ainda faltam definir outros três clubes. O ASA enfrentará o terceiro representante do Rio Grande do Norte; o Avaí pegará o quarta representante do Rio de Janeiro; enquanto o Figueirense jogará contra um representante do Acre ou do Espírito Santos.Santos, Guarani e Ponte terão de viajar até o Nordeste para seus primeiros jogos pela competição. O Peixe enfrentará o Flamengo-PI. Já a dupla campineira, curiosamente, enfrentará clubes do Sergipe. A Macaca encara o Itabaiana, enquanto o Bugre pega o Confiança. Ambos disputam a Copa do Nordeste.




Definição pelo ranking


Pelo que mostra a tabela da Copa do Brasil, o sorteio foi dirigido, a partir do ranking da CBF. Os 10 melhores tiveram o privilégio e serão cabeças: Botafogo, Flamengo, Inter, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba, Santos, Bahia, Vitória e Goiás.

Dos favoritos, quem tem a estreia mais difícil é o Flamengo, que começa a Copa do Brasil enfrentando o Remo. De resto, todos os cabeças de chave pegam times de pouca tradição na competição. O Inter enfrenta o Rio Branco-AC, o Botafogo pega o Sobradinho-DF, o Santos encara o Flamengo-PI, enquanto o Cruzeiro tem pela frente o CSA-AL. Vale lembrar que, nas duas primeiras fases, segue o critério de que vitória por dois ou mais gols fora de casa elimina a volta.
Em seguida, houve mais dois escalonamentos. Os times que aparecem entre o 18.º e o 27.º lugares no ranking da CBF só podem pegar os cabeças de chave na terceira fase. São eles o Ceará (que caiu na chave do Flamengo), o Avaí (do Inter), Sport (Goiás), Paraná (Vitória), Ponte Preta (Coritiba), Figueirense (Botafogo), Atlético-GO (Cruzeiro), Portuguesa (Atlético-PR), Náutico (Santos) e Guarani (Bahia).
Um terceiro grupo, dos 20 ranqueados subsequentes, caiu em chaves nas quais podem enfrentar os cabeças de chave ou os times do segundo grupo já na segunda fase. Eles também têm o privilégio de fazer o segundo jogo fora de casa na primeira etapa. Estão nesta lista, por exemplo, o Fortaleza, o Paysandu, o São Caetano, o Criciúma e o Bragantino.

Confira os confrontos da 1.ª fase:
Flamengo-RJ x Remo-PA
Sampaio Corrêa-MA x Campinense-PB
Ceará-CE x Ceilândia-DF
ASA-AL x RN3
Internacional-RS x Rio Branco-AC
Santa Cruz-PE x Guarani Juazeiro-CE
Avaí-SC x RJ4
América-MG x Gurupi-TO
Goiás-GO x Oratório-AP
Santo André-SP x Veranópolis-RS
Sport-PE x Vitória da Conquista-BA
ABC-RN x Parnahyba-PI
Vitória-BA x Mixto-MT
Boa-MG x Salgueiro-PE
Paraná-PR x São Bernardo-SP
Criciúma-SC x x Noroeste-SP
Coritiba-PR x CSP-PB
Águia de Marabá-PA x Nacional-AM
Ponte Preta-SP x Itabaiana-SE
Bragantino-SP x Águia Negra-MS
Botafogo-RJ x Sobradinho-DF
CRB-AL x Fast Clube-AM
Figueirense-SC x AC ou ES*
São Caetano-SP x Arapongas-PR
Cruzeiro-MG x CSA-AL
Caxias-RS x Resende-RJ
Atlético-GO x Cametá-PA
Grêmio Barueri-SP x Cianorte-PR
Atlético-PR x Brasil-RS
América-RN x Ji-Paraná-RO
Portuguesa-SP x Naviraiense-MS
Paysandu-PA x São Raimundo-RR
Santos-SP x Flamengo-PI
Joinville-SC x Aracruz-ES
Náutico-PE x Crac-GO
Betim-MG x Bangu-RJ
Bahia-BA x MAC-MA
Luverdense-MT x Tupi-MG
Guarani-SP x Confiança-SE
Fortaleza-CE x Luziânia-DF

Nenhum comentário: