segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Governador Abre Conferência Macrorregional de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Com a meta de trabalhar com afinco para erradicar a extrema pobreza, o governador Marconi Perillo abriu hoje de manhã, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a 1ª Conferência Macrorregional de Desenvolvimento do Centro-Oeste. O evento é uma realização conjunta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), do Ministério de Integração Nacional e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Ao falar na abertura da Conferência, que contou com a participação do secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento Regional, Sérgio Duarte, do Superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, e de autoridades de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e  do Distrito Federal, o governador assinalou que a conferência vai guiar os estados na “perspectiva do desenvolvimento regional dinâmico, inclusivo e solidário”. Marconi defendeu mudanças efetivas, que promovam um Brasil “mais igualitário, sem as enormes discrepâncias que separam regiões ricas e pobres”.
Para ele, a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional, é um dos marcos do atual momento brasileiro, “uma iniciativa que devemos celebrar como balizadora do verdadeiro espírito republicano que trará grandes frutos para o conjunto da Nação”, ponderou. Marconi também defendeu os grandes projetos estruturantes para o Estado, o fortalecimento da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a ampliação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO) e a instalação do Banco de Desenvolvimento da região.
Representante do ministro Fernando Bezerra, do Desenvolvimento Regional, Sérgio Duarte assinalou que a Conferência de Desenvolvimento Regional é um “grande consenso” entre os governos federal e estaduais, uma parceria institucional que visa reduzir a extrema pobreza.  Citando dados oficiais,  Duarte observou que, nos últimos 15 anos,  a pobreza extrema caiu de 23% para 8,5% da população. Só nos últimos dois anos, ponderou, o País conseguiu reduzir de 16 milhões para 8 milhões o número de brasileiros na linha da chamada miséria absoluta. “Acabamos com aquela perversa renda per capta de R$ 70 reais”, acrescentou. Para o representante do Ministério de Desenvolvimento Regional, há uma nova pirâmide social no País, com sensível crescimento da classe média. A meta do Ministério, enfatizou, é erradicar a pobreza extrema nos próximos anos.
Cerca de 50 delegados do Centro-Oeste, escolhidos durante as Conferências Estaduais, participam da edição Macrorregional, além de secretários de Estado, senadores, deputados federais e estaduais da região. Na abertura oficial, estavam presentes também os senadores goianos Lúcia Vânia e Ciro Miranda, ambos do PSDB, secretários estaduais e autoridades dos três Estados da região e do Distrito Federal. A Conferência, cujos debates serão realizados na Escola de Governo Henrique Santillo, termina na próxima quarta-feira. Na abertura do evento, o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, falou das ações previstas no Plano de Ações Integradas de Desenvolvimento (PAI).

Nenhum comentário: