segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Fuleco O Nome do Mascote da Copa do Mundo Que Não Agradou aos Brasileiros

Fuleco é o nome vencedor do Macote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil - Revelado em setembro como mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, o tatu-bola foi batizado neste domingo: Fuleco. O anúncio foi feito durante o”Fantástico” . O nome recebeu 48% dos mais de 1,7 milhão de votos na eleição feita pela internet. Zuzeco (31%) e Amijubi (21%) eram as outras opções.

Segundo a Fifa, Fuleco significa a mistura das palavras futebol e ecologia, “dois componentes fundamentais da Copa”. A entidade explicou ainda que o nome “mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente”.

Pela primeira vez, a Fifa decidiu batizar o mascote e a bola oficial do Mundial com a ajuda da torcida. No início de setembro, Brazuca recebeu 77,8% de 1.119.539 votos e superou Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%) como substituta da Jabulani em 2014.


Em seu site oficial, a Fifa criou uma página com a biografia de Fuleco. O texto conta que o tatu-bola nasceu no dia 1º de janeiro de 2000, no Nordeste, e terá 14 anos quando a Copa for disputada no Brasil. A carapaça serve para protegê-lo e tem a cor azul para representar o céu e a água do país.

Além disso, Fuleco gosta de jogar futebol e comemora seus gols com a “Dança do Tatu”. De acordo com a Fifa, os ídolos do mascote são Pelé e Ronaldo Fenômeno.

Ideia do tatu-bola nasceu no Ceará

A ideia de ter o tatu-bola (“Tolypeutes tricinctus”) como símbolo da Copa no Brasil surgiu no Ceará e foi apresentada apenas em fevereiro ao Ministério do Esporte e ao (COL) pela ONG Associação Caatinga, criadora do projeto.

No texto da campanha, a Associação Caatinga explica que o “Tolypeutes tricinctus” é o tipo de tatu mais ameaçado do Brasil e que a caça já o fez desaparecer de muitos estados. Para defender a escolha da mascote, a ONG lembrou que o nome original do tatu-bola foi dado devido à habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.

Desde a Copa de 1966, a Fifa passou a usar mascotes em Copas do Mundo. No Mundial da África do Sul, o animal escolhido para representar o país foi um leopardo de cabelo verde, batizado de Zakumi.

Nas redes sociais é grande a manifestação contraria a este nome que mais desagradou do que agradou!

2 comentários:

Diogo Fontenelle disse...

COMPARTILHEM ESSA IDÉIA! CIDADANIA JÁ!

FULECO está a Serviço de Quê ou de Quem???

Segundo o Dicionário Aulete, Fulecar v. intr.(Bras)- perder todo o dinheiro que se leva ao jogo. Usar conversa para enganar. ...

FULECO, Palavra Exdrúxula e vazia de qualquer simbolismo construtivo, de qualquer mensagem positiva. Além do que, a infeliz criação presta-se ao deboche pela semelhança com FULERO!

O Brasil não merece tamanha Ofensa! O belo e encantador animalzinho Tatu Bola - Bem Escolhido! -, tão brasileiro e em forma de uma bola, não merece tal batismo leviano! O Futebol, paixão das maiorias, Paixão do Povo brasileiro não merece um mascote com esse nome estúpido!

As ditas Maiorias - Futebol é quase Maioria Absoluta! - são tratadas com descaso e menosprezo pelas Elites Dominantes... O que dizer das ditas Minorias???

Não existe Texto sem Contexto! Tudo é Relacional como diria Pierre Bourdieu! O que se esconde atrás do FULECO? Quais são as Intenções de uma Escolha arbitrária entre três nomes Imbecis???

Grandes Torcidas Organizadas, Amantes Desorganizados do Futebol e Cidadãos Brasileiros, é Hora de Repudiar tal Escolha "FULERAGEM" que menospreza o Povo Brasileiro!!!

Unam-se todas as torcidas em coro pelo REPÚDIO a esse batismo a serviço de quê, ou de quem? Una-se o Povo Brasileiro em luta pela Dignidade, pela Cidadania ameaçada face a um nome idiota!

Não sou amante do Futebol especificamente, mas sou cidadão brasileiro pensante e sensível... Calar-se é IMPOSSíVEL!!!

Diogo Fontenelle.
Odontólogo, doutor em sociologia pela UFC e poeta publicado.

Diogo Fontenelle disse...

VAMOS ADERIR À COMUNIDADE FACEBOOK: "Fuleco=fuleiro + Timeco. Abaixo Fuleco"!

Diferentes Expressões da Sociedade Civil Brasilerira, Amantes do Futebol, Amantes do Meio Ambiente, Amantes da Cultura Brasileira, Amantes da Cidadania e da Justiça Social... Representantes do Povo Brasileiro Pensante, Consciente, Independente e Emancipado, em descontentamento e repúdio à eleição que definiu o nome FULECO para o Mascote da Copa de Futebol que será sediada no Brasil, convocamos a todos os cidadãos brasileiros a propor um Novo Nome portador de Maior Dignidade para o Mascote Tatu Bola, que venha expressar a verdadeira vontade popular!
Jamais aceitar a imposição de nomes compostos tipo SIGLAS, os quais resvalam em OFENSA à inteligência e à sensibilidade da Nação Brasileira!

Convoca-se sugestões e depoimentos de Todos os Segmentos da Sociedade Brasileira que se sentem Injuriados com a Ofensa do Nome FULECO!