quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FGF Divulga Tabela do Goianão 2013



A Federação Goiana de Futebol (FGF) divulga a tabela do Goianão 2013. A competição, com 10 clubes participantes, terá início no dia 20 de janeiro e a grande final está marcada para 19 de maio. Ao todo serão disputados 96 jogos para definição do campeão, vagas na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D, além dos dois clubes que serão rebaixados à Divisão de Acesso no próximo ano.


O campeonato será dividido em três fases. Na primeira, os clubes se enfrentam em Turno e Returno, em um total de 18 rodadas. Ao final do primeiro turno serão definidos os quatro melhores colocados, que avançam à Fase Semifinal, e os dois últimos, que serão rebaixados para a Divisão de Acesso, segunda divisão do futebol profissional em Goiás.


Na Fase Semifinal haverá dois confrontos distintos, que serão definidos de acordo com o lugar em que a equipe encerrou a 1ª Fase: 1º Colocado X 4º Colocado e 2º Colocado X 3º Colocado. Os clubes se enfrentam em partidas de Ida e Volta. O melhor colocado na 1ª Fase tem a vantagem de jogar pela igualdade de placares e o mando de campo da segunda partida.


Na Final haverá confrontos de Ida e Volta para definição de quem fica com o título. O clube com melhor campanha em toda a competição tem vantagem de jogar por placares equivalentes. Caso haja empate em pontos conquistados em todas as fases do campeonato, nenhuma equipe leva vantagem na Fase Final e a igualdade de placares leva a disputa do título para os pênaltis.


Os três melhores colocados na classificação final do Goianão 2013 garantem participação na Copa do Brasil de 2014. O futebol goiano tem direito a uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D 2013. A mesma será destinada ao clube melhor colocado, exceto Goiás, Atlético, CRAC e Vila Nova, que já estão garantidos nas séries A, B e C do futebol brasileiro.


Interdição

Entre as nove praças esportivas apontadas até o momento para sediar os jogos do Goianão 2013, apenas o estádio Valdeir José de Oliveira, em Goianésia, está previamente interditado pela FGF. A entidade solicitou que melhorias fossem realizadas no local para proporcionar mais conforto e segurança a torcedores, jogadores, imprensa e todos os envolvidos nas partidas de futebol.


Com essa medida, o local do mando de campo dos jogos do Goianésia Esporte Clube está com o status “a definir” na tabela. O clube tem até o dia 3 de janeiro para ter o estádio aprovado pela Comissão de Vistoria da FGF, ou indicar onde serão mandados os jogos. A mesma data vale para todos os clubes apresentarem os laudos de aprovação dos estádios que sediarão suas partidas.




Nenhum comentário: