sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Teleférico de Paulo Garcia Liga Nada a Lugar Nenhum


A Astri Decorações, empresa alçada ao estrelato com a reforma milionária e escandalosa do Parque Mutirama, está envolta até o último fio de cabelo em outra obra suspeita da prefeitura de Goiânia: a construção de um teleférico no Parque Botafogo, orçado em oito milhões de dólares, que liga nada a lugar nenhum.

O teleférico, como tantas outras dezenas de obras da era Paulo Garcia (PT), está inacabado. Deveria unir o Botafogo ao parque Mutirama e oferecer vista panorâmica dos Parques Botafogo, Vila Nova, Avenida Araguaia e Marginal Botafogo. A extensão do trajeto seria de 450 metros. Vinte cabines de quatro lugar abrigariam até 80 visitantes por vez.  

A construção duas estações finais, Itumbiara e Porangatu, começaram logo que teve início a reforma Mutirama. O dono da Astri, Adilson Capel Rocha - hoje um dos principais cabos eleitorais de Paulo no Twitter - optou por terceirizar a obra e contratou a mineira Metalumínio Teleférico para o serviço. 

Os técnicos da Metalumínio instalaram-se no conjunto de quitinetes alugadas por Felicíssimo de Souza. Permaneceram na cidade por um ano e cinco meses até que, sem alarde, levantaram a barraca foram embora. O aluguel devido pelos últimos cinco meses de estadia - R$ 1,2 mil por mês - não foi pago. “Eles chegaram aqui em um caminhão, pegaram as máquinas e as peças e foram embora”, lembra um morador do bairro, que não quis se identificar.

“Eu estava na chácara e quando cheguei já tinham fugido sem me avisar. Levaram minha chave e deixaram colchão, fogão e objetos pessoais aqui na quitinete, levei um prejuízo de R$ 6 mil”, afirmou. Irritado, Felicíssimo disse que vai providenciar o imediato despejo dos pertences dos funcionários. "Chega. Não vou mais esperá-los. Vou colocar tudo para fora". A reportagem entrou em contato com a diretora financeira da Metalumínio, Maria Rejane da Silva, e ela negou o conhecimento dessa informação.

O dono da Astri, Adilson Capel Rocha, negou qualquer tipo de dívida e disse desconhecer esse assunto. “O contrato está tecnicamente parado porque está sub judice, desconheço qualquer assunto que se refira a essa dívida”, disse. Conversamos também com o engenheiro que se identificou como Ronaldo Silva. Ronaldo respondia pela equipe de técnicos da Metalumínio. Ele disse que o brinquedo que seria instalado é novo e não corre o risco de emperrar, como emperrou a roda gigante quarentona que o prefeito adquiriu para o Mutirama. Também perguntamos a quantidade de técnicos que a empresa trouxe para Goiânia e o motivo do calote, mas ele respondeu com grosseria: "Você me perguntar isso é o mesmo que eu perguntar a sua opção sexual. É uma pergunta pessoal".

Nenhum comentário: