quinta-feira, 25 de outubro de 2012

No aniversário de Goiânia, Marconi Entrega Mais 190 Casas no Real Conquista


O governador Marconi Perillo entregou, hoje, no Residencial Real Conquista, na região Sudoeste de Goiânia, 190 casas construídas no bairro pela Agehab. Na solenidade, comemorou o aniversário de 79 anos de Goiânia. Centenas de pessoas se reuniram para acompanhar a entrega das residências e aplaudir o governador Marconi Perillo pela iniciativa. Aos gritos de “Marconi, Marconi”, ele foi recebido com entusiasmo pela população.

O evento também contou com a presença do presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Marcos Abrão Roriz e da Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Marise Fernandes de Araújo.


Marconi disse que o mais importante desse projeto é que a casa é, legalmente, de cada um dos moradores e perguntou a eles se não era melhor morar em um bairro como aquele, planejado, com espaço para crianças e idosos, ou morar em uma invasão. A resposta foi uníssona que ali era melhor.

Daqui até o final do ano, todas as famílias que necessitarem desse benefício vão recebê-lo a partir de agora”, disse o governador, assegurando que esse será um dos bairros mais bem organizados de Goiânia. Ele garantiu que até fevereiro de 2013 serão entregues mais de 200 casas para famílias do Real Conquista que necessitam do benefício.

Anunciou que no dia 13 de novembro será aberta a licitação para saber qual será a empresa vencedora que vai construir cinco mil apartamentos em uma área do governo do Estado no Vera Cruz. “Estamos fazendo uma nova parceria com a Caixa Econômica Federal para a construção dessas moradias”, afirmou. Marconi disse também que a Caixa vai investir em Goiás, este ano, através das parcerias com o governo estadual, 15 bilhões de reais em construção de casas para a população mais carente. “A superintendente da Caixa em Goiás é o nosso anjo da guarda, que tem nos ajudado a tornar realidade o sonho da casa própria para tanta gente”, assegurou.

Além desses apartamentos, o governador disse que pediu ao presidente da Agehab para incluir no projeto a construção de casas em uma área do governo estadual ao lado da Colônia Santa Marta. E completou: “Também já autorizei a construção de casas no Grajaú, onde muitas famílias daqui moraram por dois anos e meio”.

Marconi falou também que os moradores do Residencial não irão pagar nada pela casa recebida, mas que em outros locais os residentes irão custear uma prestação no valor de 80 reais. “Nesses lugares, através do convênio do governo estadual com a Caixa, as pessoas irão arcar com esse valor ao invés de pagar 300 reais por mês”. Ele explicou que isso está sendo feito através do Cheque Moradia, que tem investimentos do governo no valor de 37 milhões de reais mensais. E informou que, a partir de agora, o valor do Cheque Moradia aumentou: “Era 9 mil e vai ser até 20 mil, o que vai fazer com que haja mais demanda no mercado de material de construção aqui na região”. Disse ainda que já autorizou a construção da Creche Cidadã para beneficiar as mães que trabalham. Marconi encerrou seu discurso convidando os moradores a cantar os parabéns para Goiânia e para a superintendente da Caixa, que também comemora a data hoje.

O governador visitou a casa doada para o casal Geovani Serafim dos Anjos e Silvete Costa dos Santos. De acordo com Geovani, esse foi um dos melhores presentes que já recebeu na vida. “Nunca tive condições de comprar uma casa. Tenho 50 anos, sou aposentado e faço bicos para sobreviver”. O beneficiado afirmou que sempre morou de aluguel e, agora, vai decidir o que fazer com o dinheiro que vai economizar. “Essa noite, nós nem dormimos direito, olhando a casa toda e sentindo que é nossa”.

Marcos Abrão disse esperar que as casas sejam o começo de uma nova etapa: “Que elas sejam instrumentos de transformação nas vidas de vocês.” A superintendente da Caixa pediu que as famílias cuidem de suas casas: “Não vendam, troquem ou as deixem se estragar. Desejo muito sucesso nessa nova fase da vida de vocês”.

Também estiveram presentes ao evento o presidente da Associação de Moradores do Residencial Real Conquista, Américo Novaes; André Luiz de Freitas, representando o Secretário de Cidades, Silvio Sousa; os diretores da Agehab, Luciano Alves; André Sanábio; Hélio Filho e Fernando Jorge; o chefe do Gabinete de Imprensa do Governador, Isanulfo Cordeiro, e o presidente da Agência Goiana de Comunicação, José Luiz Bittencourt Filho.


Nenhum comentário: