quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Náutico Leva Virada da Ponte Preta


Foi uma vitória para lavar a alma. Na noite desta quarta-feira, a Ponte Preta derrotou o Náutico, por 2 a 1, num jogo sofrido no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, quebrou uma sequência de seis jogos sem vencer e respirou na luta contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O jogo foi válido pela 29ª rodada.

Além da primeira vitória sob o comando de Guto Ferreira, o time campineiro conseguiu voltar a balançar as redes depois de quatro partidas. Com isso, a equipe chegou aos 37 pontos, na 12ª posição. O Náutico tem a mesma pontuação, mas está um lugar na frente pelo número de vitórias (11 a 9).

A Ponte Preta fez um primeiro muito ruim. Sem inspiração no campo de ataque, os donos da casa viram o lateral Douglas Santos abrir o placar logo aos quatro minutos em chute de fora da área. O gol tirou a tranquilidade da Macaca, que teve apenas uma única chance em chute de fora da área de Nikão, que parou nas mãos de Felipe.

No segundo tempo, o panorama da partida parecia que não mudaria. Sem conseguiu penetrar na defesa do adversário, Luan foi o responsável por abrir espaço, sempre pelo lado esquerdo. Primeiro, Rildo, que não fazia boa partida, desviou cruzamento de João Paulo. Em seguida, o camisa 99 foi derrubado na área e Marcinho marcou de pênalti, em apenas dois minutos, num jogo que mais o Náutico perdeu do que a Ponte Preta venceu.

O jogo
O treinador do Náutico, Alexandre Gallo, surpreendeu todos ao mandar a campo um time com três atacantes. Rogério, Araújo e Kim foram os escolhidos para tentar dar a segunda vitória do Timbu longe de casa. A opção do técnico pernambucano parece ter pegado Guto Ferreira, assim como todo time da Ponte Preta.

Perdida em campo, a Macaca viu o adversário começar com tudo e abrir o placar logo aos quatro minutos. Rhayner dividiu, pelo alto com Cicinho, lançamento longo. A bola passou pelos dois e sobrou para Douglas Santos. O lateral invadiu a área e bateu cruzado, sem chances de defesa para Edson Bastos.

Além de marcar pela primeira vez com a camisa do Timbu, o lateral também tem motivos para comemorar já que foi convocado para defender a Seleção Sub-20 nesta quarta-feira. Pressionada a Ponte foi obrigada a sair para o jogo e tentou encurralar, chegando ao ataque de forma desordenada.

Marcando mais à frente, a Ponte Preta tentou pressionar o adversário, mas encontrou dificuldades para finalizar contra o gol de Felipe, já que a defesa do Náutico estava bem montada. A única finalização contra o gol veio aos 24 minutos com o meia Nikão em chute de fora da área, que o goleiro do Timbu pegou no meio do gol.

Desesperada e inoperante no ataque, a Ponte Preta pediu um pênalti aos 28 minutos, após um choque entre Rildo e Jean Rolt, mas o árbitro mandou o jogo seguir para desespero dos torcedores

Segundo tempo
No segundo tempo, Guto Ferreira tentou dar mais ofensividade ao time com oatacante Luan no lugar do meio-campista Lucas. A alteração funcionou nos primeiros minutos. O jovem criou boa chance de gol após escapar pelo lado esquerdo e fazer o cruzamento. A bola tomou um rumo diferente e quase surpreendeu Felipe, que se recuperou e fez a defesa.

O time da casa se lançou ao ataque e deixou espaços na defesa, mas o Náutico não soube aproveitar. Kim teve grande chance, mas escorregou na hora do chute e facilitou para a defesa.

Assim, a Ponte aproveitou e em dois minutos conseguiu virar o marcador em jogadas pela esquerda. Primeiro, aos 28 minutos, João Paulo cruzou, Rildo antecipou à marcação e desviou de cabeça para o fundo do gol. Em seguida, numa escapada de Luan, Souza derrubou o atacante dentro da área. Pênalti.

Na cobrança, aos 30 minutos, Marcinho deslocou o goleiro e virou o marcador, quebrando um jejum de seis meses sem gols de penalidade máxima do time campineiro. A última vez que havia acontecido foi na derrota para o Corinthians por 2 a 1, no dia 15 de abril, pela última rodada da primeira fase do Paulistão.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo domingo. Às 16 horas, o Náutico recebe o Palmeiras, no Estádio dos Afltos, em Recife. Mais tarde, às 18h30, a Ponte Preta visita o Fluminense, no Rio de Janeiro.

Fonte: Futebol Interior

Nenhum comentário: