quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Marconi Vistoria obras do Aeroporto de Cargas de Anápolis


O governador Marconi Perillo vistoriou, na manhã desta terça-feira (9), as obras de construção do Aeroporto de Cargas de Anápolis. Previsto para ser inaugurado em março de 2014, o aeroporto está recebendo, apenas neste ano, investimentos superiores a R$ 30 milhões, provenientes do Tesouro estadual.
As obras, na percepção dos visitantes,  estão em ritmo acelerado. Mais de 110 pessoas trabalham dia e noite nos serviços de desmatamento, limpeza, escavação, carga e transporte de material para aterro, compactação de aterros e empedramento da cabeceira 6. Um total de 66 máquinas, 152 caminhões e 10 veículos de apoio estão trabalhando no local diariamente até as 22 horas.
Para que as obras mantenham o ritmo acelerado que proporcionará a inauguração no tempo previsto, foram instalados 14 refletores para iluminação da área onde estão sendo executados os serviços. O próximo passo será a execução da proteção vegetal em toda a área portuária visando a conservação das obras em função do início do período chuvoso.
Quando em operação, o aeroporto estará apto a receber aeronaves de grande porte, com capacidade para 394 toneladas. São três mil metros de pista para pouso e decolagem. A pista de taxiamento terá 1.500 metros de comprimento. O pátio, 48 mil metros quadrados de área na primeira etapa.
O Aeroporto de Cargas de Anápolis conta com o selo de prioridade do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento – PAI – lançado pelo governo do Estado. A obra é considerada estratégica para a consolidação da Plataforma Logística Multimodal de Goiás que, segundo o governador Marconi Perillo, será lançada em janeiro de 2013.
A Plataforma, de acordo com o projeto concebido pelo governo estadual, terá abrangência nacional e internacional pela sua proximidade ao Porto Seco e reunirá três modais de transportes: aeroviário, ferroviário e rodoviário. No mesmo local funcionarão um centro de transporte terrestre, um setor para indústria de transformação, um polo de serviços e administração, um terminal de frete aéreo e um terminal ferroviário.
O projeto visa aproveitar a localização geográfica de Anápolis, que torna o município um polo nacional de distribuição de mercadorias. “Essa é uma obra grandiosa. É a maior obra pública que o governo realiza em Anápolis. Com essa obra vamos transformar Anápolis num grande trevo da logística goiana e brasileira”, avaliou o governador.
Ao lado dos secretários Giuseppe Vecci, de Gestão e Planejamento, Alexandre Baldy, da Indústria e Comércio, do vice-prefeito João Gomes, de empresários, lideranças políticas de Anápolis e técnicos, o governador percorreu de ônibus o trecho em obras. “As obras estão no ritmo que desejávamos. Até sua inauguração, o governo do Estado terá investido mais de R$ 140 milhões nela”, disse o governador.

Nenhum comentário: