terça-feira, 30 de outubro de 2012

Marconi Empossa o Delegado da Polícia Federal, Joaquim Mesquita, na Secretária de Segurança e Justiça


Discursos rápidos e objetivos marcaram a posse dos novos secretários estaduais de Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita, e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputado federal Leonardo Vilela, hoje à tarde, em solenidade concorrida no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Com um discurso sucinto, no qual balizou os principais desafios das duas pastas, o governador Marconi Perillo deu um tom objetivo à solenidade, enfocando bons resultados e sinalizando como quer doravante o trabalho do governo.
Além de agradecer os auxiliares substituídos – João Furtado (Segurança Pública) e Jaqueline Vieira (Meio Ambiente) – o governador assinalou que uma das exigências ao novo secretário de Meio Ambiente é a dedicação exclusiva ao cargo, com redução até mesmo da atividade política (Leonardo, quando o cargo pela primeira vez, em janeiro de 2011, exercia a presidência regional do PSDB).
Marconi agradeceu o empenho de João Furtado no comando da Segurança Pública, ressaltando que ele não mediu esforços para fazer o melhor para a segurança dos goianos. Aproveitou para enfatizar ao novo secretário, Joaquim Mesquita, a importância de se reduzir os índices de violência no Estado. Dirigindo ao novo auxiliar, o governador sublinhou: “Os desafios são muitos, mas eu tenho certeza que o senhor tem experiência e competência para enfrentá-los”, sustentou Marconi.
Ao discursarem na solenidade de posse, os dois novos auxiliares sinalizaram que pretendem administrar suas pastas com menos ações burocráticas, priorizando o planejamento estratégico. O novo titular da Segurança Pública é delegado federal de carreira e exerceu por três vezes a superintendência regional da instituição. Nos próximos dias, segundo ele, a tarefa principal será se inteirar das ações promovidas na pasta, apresentadas no relatório final da gestão de João Furtado.
A meta do novo secretário de Meio Ambiente, Leonardo Vilela, é adotar ações desburocratizantes na Pasta, de modo a garantir celeridade nas licenças ambientais e atendimento aos setores produtivos. O secretário volta à Pasta sete meses após tê-la deixado para retomar o mandato de deputado federal. A primeira medida, adiantou, será a criação de um grupo de trabalho para atuar em conjunto com o Fórum Empresarial, na perspectiva acelerar as licenças ambientais e discutir as novas exigências do Código Florestal. “Criaremos todas as condições para resgatar o passivo ambiental acumulado ao longo dos anos”, sustentou Vilela.
A solenidade reuniu toda a equipe do primeiro escalão de governo. Entre os presentes, o vice, José Eliton, o procurador da República Hélio Telho, o Procurador-Geral de Justiça, Benedito Torres Neto, Edson Ferrari, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Maria Teresa Garrido, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), os deputados federais João Campos (PSDB), Armando Virgílio (PSD) e Roberto Balestra (PP), os estaduais Hélio de Sousa (DEM), Major Araújo (PRB), Francisco Vale Júnior (PSD) e Tales Barreto (PTB), todos da base de sustentação ao governo. Também prestigiaram a solenidade os líderes classistas Pedro Alves de Oliveira (Fieg), José Mário Schreiner (Faeg), Edwal Portilho (Adial), Marcelo Baiochi e Manoel Xavier (Sebrae), Pedro Bittar (Movimento Goiás Competitivo), prefeitos, vereadores e autoridades civis e militares.

Nenhum comentário: