sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Itumbiara a "Viena Brasileira" Completa 103 Anos

O sonho iniciado com um pequeno povoado formado por famílias que tinham por objetivo explorar as terras férteis do Vale do Paranaíba e desenvolver como atividade de subsistência a agricultura e a pecuária, passou por transformações, experimentou o desenvolvimento, conheceu o progresso e reescreveu sua história. Assim, Itumbiara completa hoje 103.
A cidade deu um salto em desenvolvimento e em qualidade de vida a partir de 2005, quando a comunidade conheceu a forma arrojada e inovadora do prefeito Zé Gomes de administrar. A partir daí Itumbiara deixou de ser uma cidade do futuro para se tornar no território das oportunidades. 
Portal de entrada do Estado de Goiás, hoje Itumbiara é conhecida mundo a fora, seja pela economia em franco desenvolvimento, seja pelo crescente índice na exportação de suas riquezas, ou pela realização do Arraiá, a maior festa junina do Estado que deu visibilidade à cidade no cenário das grandes festas populares brasileiras.

Segundo o IBGE, a população de Itumbiara é de aproximadamente 100 mil habitantes. Mas num giro pela cidade é fácil perceber que esse número supera as estatísticas. Isso se deve ao fato de Itumbiara ser uma cidade pólo e, como uma terra-mãe, acolhe filhos e irmãos de todos os municípios do Sul Goiano e parte do Triângulo Mineiro. Assim, toda essa rede de cordialidade e parceria se constrói e se multiplica na forma de desenvolvimento e progresso do qual todos se beneficiam. Zé Gomes restituiu a dignidade ao povo, estabeleceu como plataforma o bem estar e a qualidade de vida e foi além, mostrou para Goiás e para o Brasil que o caminho para o desenvolvimento é trabalhar, fazendo da esperança do seu povo e da determinação de cada cidadão a mola propulsora para o progresso. Rica na sua história, mas esquecida durante muitos anos, bastaram oito anos para que a cidade se transformasse no Eldorado do Cerrado.
Os próximos administradores de Itumbiara, Chico Balla e Zé Antônio vão receber do prefeito Zé Gomes uma cidade preparada, projetada e alicerçada para os próximos 50 anos. A população que hoje está em festa deposita nessa dupla a certeza de que nos próximos anos Itumbiara continuará crescendo e valorizando a sua gente.

Nenhum comentário: