quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Governador Recebe Lideranças do Movimento Comunitário Goiano


O governador Marconi Perillo recebeu, hoje à tarde no Palácio das Esmeraldas, representantes do Movimento Comunitário de Goiás, que foram solicitar apoio do Governo do Estado para as ações do movimento em defesa das comunidades. Participaram da audiência integrantes do movimento na capital, como Isa Inácio e Maria Dalva, e  do interior, como João de Almeida, José Antônio, Marivaldo Monteiro e Luzerli Novais, de Anápolis; Norma Aparecida, de Palmeiras de Goiás, e Carlos Nobreza, de Trindade.


O governador se mostrou receptivo e feliz com esse novo momento do movimento comunitário goiano: “Acredito que esse encontro e a retomada do movimento comunitário vêm contribuir para que haja uma melhoria na qualidade de vida dos goianos que, através das associações de bairros, poderão fazer chegar mais rápido às autoridades suas demandas mais urgentes”.
De acordo com José Antônio, o objetivo do encontro foi trazer ao governador as demandas que o município de Anápolis tem nessa área. “Nossa intenção é reestruturar o movimento em Goiás e para isso, precisamos do apoio do governo para melhorar a vida das nossas comunidades”, explicou.
Ele contou que, há alguns anos, já existiram mais de mil instituições legalizadas. “Realizávamos encontros aqui em Goiânia e, em mais de uma oportunidade, houve participação de 34 entidades que eram legalizadas”, revelou. Acredita que por causa da inserção das lideranças na política houve uma desmobilização dos participantes das entidades. “Muitos líderes começaram a se envolver na seara política, o que fez com que o movimento comunitário perdesse sua razão de ser”, alegou. Segundo ele, atitude assim não combina com o propósito do movimento e deve ser deixada para trás. “Nós estamos buscando novos líderes em todas as cidades goianas, sem esquecer que a experiência dos mais velhos é importante para manter o equilíbrio”, argumenta.
José Antônio defende que a participação de líderes dos 246 municípios goianos tende a fortalecer o movimento. “Dessa forma, a nossa luta, que muitas vezes é pelos mesmos objetivos, pode significar a colheita de bons frutos para todas as comunidades representadas pelas associações”, expôs.
Entre as muitas obras que são realizadas pelas associações de moradores, José Antônio citou a manutenção de uma ambulância na entidade que dirige e uma escola construída com recursos próprios e com a participação da comunidade. “Esse tipo de ação faz com que os cidadãos desenvolvam uma ideia do que é cidadania, que é participar de algo concreto em benefício de uma comunidade inteira”, concluiu.

Nenhum comentário: