terça-feira, 23 de outubro de 2012

Governador Marconi Recebe Novos Prefeitos e Sugere Freio nos Gastos

Ao receber 126 prefeitos da base aliada, o governador Marconi Perillo recomendou hoje “pé no freio” nos gastos e na contratação de pessoal. A estratégia, de acordo com o próprio governador, foi adotada por ele, quando assumiu o mandato em 1º de janeiro de 2011, e possibilitou que o Estado criasse as condições para o cumprimento integral das metas fiscais exigidas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). “Evitem gastos, priorizem ações”, sugeriu Marconi.

O governador recebeu no Palácio das Esmeraldas os prefeitos eleitos do PSDB, DEM, PSD, PTB e PP, os cinco principais partidos da base aliada. Para todos eles, em reuniões separadas por partido, repetiu o mantra do controle de gastos e acenou com parcerias para 2013 e 2014. As principais demandas apresentadas pelos prefeitos foram nas áreas de habitação popular e asfalto urbano. Ele enfatizou que tem formação municipalista e sempre privilegiou esse aspecto da gestão em seus governos, afirmando que as pessoas “moram nos municípios” e que por isso mesmo sempre buscou as parcerias com os prefeitos.

Marconi disse que cada município terá pelo menos um conjunto habitacional, bastando para tanto que os prefeitos indiquem as áreas onde o Estado deverá construir as moradias. Atualmente, informou o governador, o programa habitacional do Estado está presente em 200 dos 246 municípios do Estado, mas a meta é contemplar todos. Apresentou os números positivos do seu governo na recuperação das rodovias estaduais, observando que em dois anos, apesar das dificuldades, o atual governo já construiu e reconstruiu 2.081 quilômetros e deve recuperar quase 6 mil quilômetros até o final de 2014. Sobre o programa de asfaltamento urbano, Marconi disse que na primeira etapa estão sendo atendidos 136 municípios, mas que todos os 246 serão beneficiados.

Ele levou para as seguidas reuniões os secretários e presidentes de agências e outros órgãos mais diretamente ligados aos interesses dos municípios. Cada prefeito teve a oportunidade de apontar suas demandas e aspirações em relação às parcerias com o governo do Estado. Mesmo antes de tomarem posse, os novos administradores já podem encaminhar pleitos ao governo, informou o governador ao anunciar que toda a equipe de governo está mobilizada para receber os futuros gestores municipais.

Disse da necessidade de elaboração de bons projetos para aprovação no Governo Federal e que a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) disponibilizará uma equipe técnica experiente para ajudar os prefeitos nessa tarefa, inclusive com a disponibilização de softwares que facilitarão esse trabalho. Alertou também aos prefeitos que tomem cuidado para não inchar a máquina administrativa.

O grupo de prefeitos do PSDB foi liderado pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Jardel Sebba, eleito prefeito de Catalão. Segundo ele, a palavra chave é “parceria”. Jardel previu, em seu discurso, que 2013 será o “ano da colheita” para o Governo do Estado e as prefeituras serão beneficiadas com isso.

Marconi dividiu cada reunião em duas etapas: na primeira, os prefeitos eleitos apresentaram as demandas de seus municípios; na segunda, cada secretário falou dos principais projetos de suas pastas e respondeu aos questionamentos. A maioria das perguntas versou sobre saúde, habitação, saneamento básico e asfalto urbano.

Na mesa estavam o vice-governador José Eliton, os secretários Vilmar Rocha (Casa Civil), Thiago Peixoto (Educação), Giuseppe Vecci (Gestão e Planejamento), Henrique Arantes (Cidadania e Trabalho), Sílvio Sousa (Cidades), Danilo de Freitas (Infraestrutura), Daniel Goulart (Articulação Institucional), Antônio Faleiros (Saúde), João Furtado (Segurança Pública), Sérgio Cardoso (Articulação Política), Nédio Leite (Extraordinário), Jayme Rincón (Agetop), Marcos Abrão Roriz (Agehab), Roberto Marques (Saneago) e José Taveira da Rocha (Detran).

Coube ao vice-governador, José Eliton, falar no encerramento das audiências aos prefeitos. O governador informou que nos próximos dez dias deve receber todos os prefeitos eleitos em reuniões como essas. Participaram também, acompanhando os prefeitos de seus partidos, os deputados federais Magda Mofato (PTB), Roberto Balestra e Sandes Júnior, do PP, e os estaduais Lincoln Tejota, Frederico Nascimento e Francisco Júnior, do PSD, Nilo Rezende (DEM) e Tales Barreto (PTB).

Nenhum comentário: