sexta-feira, 19 de outubro de 2012

FPF é Contra o Sport: Federação Pernambucana Denuncia o Sport Ao STJD

No seu momento mais difícil, guando precisa do apoio de todos, o Sport foi apunhalado nas costas pela Federação Pernambucana de Futebol. A própria Federação denunciou o Sport ao STJD em um caso que nem mesmo o árbitro relatou nada na súmula. Wilson de Souza Mendonça, ex-árbitro e hoje consultor de arbitragem do Sport, é acusado pela FPF de invadir o vestiário da Ilha do Retiro e será julgado na próxima sexta-feira, dia 19 de outubro, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por não relatar nada na súmula, o árbitro Paulo César Oliveira também será réu diante dos auditores da Quarta Comissão Disciplinar, em sessão a partir das 14h.

De acordo com a denúncia, a Comissão de Arbitragem da Federação Pernambucana de Futebol encaminhou ao STJD um ofício relatando a prática de infração disciplinar de Wilson de Souza Mendonça. O documento informa que o denunciado invadiu área restrita, ingressando no vestiário destinado exclusivamente à arbitragem.

Assim que tomou conhecimento do ofício, a Procuradoria pediu para que a Federação esclarecesse o dia exato em que houve o fato e o contato de alguma testemunha.

Em 26 de setembro, o STJD obteve a resposta de que o fato teria ocorrido na partida entre Sport e Atlético/MG, válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 21 de julho, que terminou com a vitória do Galo por 4 a 1. Com a informação, verificou-se que o árbitro do jogo, Paulo César Oliveira, nada relatou na súmula sobre o fato.

Assim, a Procuradoria ofereceu denúncia a Wilson de Souza com base no artigo 258-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por “invadir local destinado à equipe de arbitragem”, que prevê suspensão de 15 a 180 dias.

Paulo César Oliveira é acusado de “deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida”, conforme o artigo 266 do CBJD, e pode ser punido com gancho de 30 a 360 dias, cumulado ou não com multa entre R$ 100 e R$ 1 mil. 
A Federação não ajuda e ainda atrapalha. O Caso é gravíssimo. A FPF que deveria está defendendo o Sport na verdade está agindo para prejudicar o Sport. 

Nenhum comentário: