quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Campeonato Goiano 2013


A Federação Goiana de Futebol (FGF) promoveu na tarde desta terça-feira (23), na sede da entidade, a reunião do Conselho Técnico do Goianão 2013. O evento teve como objetivo definir questões relativas à disputa da competição. A principal novidade para 2013 será a obrigatoriedade de serem relacionados no mínimo quatro jogadores com até 22 anos de idade, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1991.



A limitação de idade de parte dos jogadores já começou a ser implantada em 2012 nas outras duas competições profissionais promovidas pela FGF. No Campeonato da Divisão de Acesso, segunda divisão do futebol goiano, foi obrigatória a presença mínima de nove jogadores com até 22 anos de idade entre os 18 relacionados. Na Terceira Divisão esse número sobiu para 14.



A iniciativa conta com a parceria do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás (SINAPEGO). A intenção da FGF com a medida é incentivar os clubes a investirem nas categorias de base e construírem elencos que possam ser aproveitados nos anos seguintes em continuidade. Por outro lado, a obrigatoriedade de jogadores mais jovens reduz os custos com folha salarial.



Fórmula de Disputa



O Goianão 2013 será disputado por dez clubes: Aparecidense, Atlético, Crac, Rio Verde, Goianésia, Goiás, Itumbiara, Vila Nova, Anápolis e Grêmio Anápolis. Os dois últimos foram integrados após se sagrarem campeão e vice da Divisão de Acesso 2012, respectivamente. A fórmula de disputa da primeira divisão estadual neste ano será a mesma que vem sendo utilizada desde 2010.



Na 1ª Fase os clubes se enfrentam em turno e returno, totalizando 18 rodadas. Os quatro primeiros colocados se classificam à Fase Semifinal da competição. Os dois últimos colocados são rebaixados à Divisão de Acesso em 2014. Na Fase Semifinal os confrontos são formados pelo 1º colocado X 4º colocado e 2º colocado X 3º colocado, com jogos de ida e volta. O mando de campo no segundo jogo e a vantagem de igualdade nos placares pertence ao clube melhor colocado na 1ª Fase.



Na Final os clubes se enfrentam em jogos de ida e volta para definição do título do Goianão 2013. O clube com melhor campanha durante toda a competição tem vantagem do mando de campo da segunda partida e da igualdade de placares. Caso os clubes tenham conquistado o mesmo número de pontos ao longo do campeonato, a igualdade de placar nos dois jogos levará a disputa para os pênaltis.



Definições



O Goianão 2013 será iniciado no dia 20 de janeiro, com o jogo de estreia, e a final será realizada no dia 19 de maio. A data limite para protocolar inscrição de jogadores para atuar na primeira rodada do campeonato ficou fixada em 14 de janeiro, última segunda-feira antes do início do campeonato. A última data para inscrição de jogadores em todo o campeonato será até o início da 4ª Rodada do 2º Turno, provavelmente 22 de março.



A tabela do Goianão 2012 será divulgada oportunamente pela FGF até o dia 21 de novembro, data limite estipulada por lei para sua publicação. O preço mínimo do ingresso para o campeonato, estipulado no Conselho Técnico, é de 15 reais. Caso algum clube queira fazer promoção, a mesma deverá ser realizada em no mínimo três jogos do campeonato e comunicada com antecedência à FGF.

Nenhum comentário: