terça-feira, 25 de setembro de 2012

Procuradora de Justiça Estela de Freitas Rezende Toma Posse


Estela Rezende tomou posse como procuradora e foi condecorada com Medalha do MP
Estela Rezende tomou posse como procuradora e foi condecorada com Medalha do MP
Uma cerimônia ditada pela emoção – assim pode ser descrita a solenidade de posse da procuradora de Justiça Estela de Freitas Rezende, realizada na tarde de hoje (24/9), no edifício-sede do Ministério Público. O tom emocionado prevaleceu em todos os discursos, da empossada até o procurador-geral de Justiça, passando pelo momento dedicado à memória do procurador Alciomar Aguinaldo Leão, que faleceu no dia 20. A sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça foi prestigiada pelo governador em exercício, José Eliton de Figueiredo, bem como por promotores de Justiça, servidores do MP e familiares da procuradora.
Na abertura da solenidade, o destaque foi a apresentação do Coral do MP, ao qual coube a execução solene do Hino Nacional. Sob a regência da maestrina Loertina Santana, o grupo mostrou ainda um pot-pourri de músicas goianas e a canção Além do Arco-Íris, uma versão em português da música Somewhere Over the Rainbow, do filme O Mágico de Oz. A apresentação foi acompanhada pelo tecladista Elieber Ferreira.
Antes da cerimônia de posse, o Colégio de Procuradores de Justiça prestou uma homenagem póstuma ao procurador Alciomar Aguinaldo Leão. Falecido no último dia 20, o procurador integrou o Ministério Público de Goiás por 27 anos. Coube ao subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Rodolfo Pereira Lima Júnior, fazer a homenagem ao colega e amigo, a quem descreveu como “símbolo da bondade e da simplicidade”. Relembrando passagens de histórias compartilhadas com Alciomar, o subprocurador salientou que a imagem que fica não é de tristeza, mas desse exemplo de ser humano.
Condecoração 
O ato solene de posse da procuradora foi formalizado logo em seguida, com a assinatura do procurador-geral de Justiça, Benedito  Neto, que preside o Colégio de Procuradores, e da empossada, que assumiu a 23ª Procuradoria de Justiça. Na sequência, Estela Rezende foi condecorada com a Medalha do Mérito do MP, recebendo a comenda e o diploma que a acompanha.
Presidente da Associação Goiana do Ministério Público, Alencar José Vital foi o primeiro a falar na cerimônia. Num discurso tocante e poético, que mesclou letras de músicas a lembranças históricas, recordou os tempos do curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde conheceu Estela Rezende. Desde essa época, ressaltou Alencar, a procuradora já se destacava e era tida como referência, tendo sempre alcançado as maiores notas do curso. Para o presidente da AGMP, todo esse conhecimento jurídico e a postura profissional, aliados a qualidades como a razoabilidade e a dedicação, tornaram Estela também uma referência no MP de Goiás. “Qualidades como essas são imprescindíveis para que a instituição dê continuidade à sua missão constitucional de servir à sociedade”, observou, salientando ainda o quanto o Colégio de Procuradores de Justiça ganha com a chegada de sua nova integrante.
Saudação
Escolhida para saudar a novo integrante do Colégio, a procuradora de Justiça Eliane Ferreira Fávaro fez a apresentação do currículo resumido da empossada, que ingressou no MP de Goiás em agosto de 1990. Lembrou que Estela Rezende passou pelas comarcas de Corumbaíba, Itapaci e Quirinópolis até chegar a Goiânia, em 1997. Na capital, atuou ainda em cargos de assessoramento à administração, como na coordenação do Centro de Apoio Operacional Cível e na direção da Escola Superior do MP. Também auxiliou a Corregedoria-Geral como promotora corregedora.
Pontuando os principais momentos da carreira da nova procuradora, Eliane Fávaro sublinhou ter ela “os recursos técnicos e morais para exercer com brilhantismo sua função no Colégio”. Da convivência pessoal com a empossada na Corregedoria, destacou seu caráter firme e intransigente, fiel a seus ideais. “Seja muito bem-vinda a este colegiado”, desejou Eliane à nova colega.
Prosseguir na busca
Em seu discurso, a nova procuradora fez questão de agradecer as referências feitas a ela nas demais falas, bem como a acolhida recebida no Estado de Goiás, sobretudo, no MP goiano. Natural de Uberlândia (MG), recordou ter chegado às terras goianas há 22 anos, quando tomou posse como promotora, aprovada em concurso logo depois de ter concluído a universidade. Daquela época, relembrou ainda o convívio com os primeiros colegas – citou-os nominalmente, a partir do recorte guardado da notícia de jornal publicada em 1990. Essa hospitalidade, destacou, foi a tônica por todos os lugares onde passou, o que só fez crescer a afeição por Goiás.
Do tempo em que ingressou na instituição, Estela Rezende destacou ainda o espírito que a movia. “Na euforia típica da juventude, iniciei minhas atividades cheia de respostas e de certezas absolutas”, observou. O dia a dia de promotora de Justiça, contudo, a fez perceber uma realidade bem diferente “destas certezas”. “As falhas e deficiências de nossos institutos e seus aparatos e, de resto, a própria complexidade do ser humano e de suas interações, tudo isso exige muito mais que respostas prontas e certezas absolutas”, ressalvou.
Essas constatações, admitiu, acabaram por levar a um certo desalento, mas a disposição de adotar um novo olhar a fizeram retomar a disposição. Uma frase ouvida de um livro infantojuvenil a ajudou a buscar esse novo rumo. Na voz de uma personagem de Adriana Falcão, escutou uma explicação que absorveu como conselho: “Certeza é quando uma ideia cansa de procurar e para.” Diante disso, decidiu se apresentar para o Colégio e para a instituição com essa nova perspectiva; “com disposição para, com humildade, prosseguir na busca”.
Concluindo a sessão solene, o procurador-geral de Justiça também saudou a nova procuradora, pontuando ter sempre aprendido muito com ela sobre senso de justiça. Para ilustrar sua fala, Benedito Torres fez referência à história de um sábio que enviou seus quatro filhos a uma cidade nas quatro estações do ano. Da experiência vivida, cada um tinha um relato diferente, um ponto de vista diverso. “Isso é o que você ensinou, Estela. Quando você analisa um processo, olha todos os lados, todas as possibilidades, não se prende a um só ponto de vista”, ponderou, salientando ter a certeza de que a nova integrante do Colégio vai enriquecer a atuação do órgão. O procurador-geral concluiu a solenidade com uma fala em memória de Alciomar Leão. (Texto: Ana Cristina Arruda – Fotos: Isabela Dias - estagiária/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Nenhum comentário: