sábado, 29 de setembro de 2012

PMDB Abandona Paulo Garcia

O discurso de unidade entre PT e PMDB não se traduz em uma parceria efetiva nas eleições para prefeito de Goiânia. Paulo Garcia (PT) e petistas históricos admitem, nos bastidores, que esperavam engajamento maior dos aliados na campanha. 


A começar pelo próprio Iris Rezende (PMDB), ex-prefeito de Goiânia e antecessor de Paulo. Iris não participa de reuniões e esteve em poucos eventos de rua em favor de Paulo. Sua participação resume-se a um depoimento gravado para televisão.

O mesmo vale para os deputados estaduais. Dos sete parlamentares da bancada do partido na Assembleia Legislativa, seis possuem base eleitoral em Goiânia. No entanto, nenhum deles está efetivamente engajado na disputa.

O presidente do PMDB metropolitano, deputado Waguinho Siqueira, estrelou o programa eleitoral de quinta-feira (27) na TV. Mas pediu votos só para os candidatos a vereador do seu partido. Waguinho é um dos prediletos do casal Iris Rezende-Iris de Araújo.

MÁGOA
Depois que o pai, Sebastião Peixoto, foi demitido por Paulo Garcia da presidência do Instituto Municipal de Assistência Social (Imas), o deputado Bruno Peixoto também tirou o seu time de campo. Dedica esforços somente à campanha de seu irmão Wellinton a vereador. Wellinton sequer tem usado material gráfico com a foto de Paulo.

Outro deputado com forte inserção em Goiânia é Daniel Vilela. Entrentanto, o parlamentar só vem se ocupando com a campanha à reeleição do pai, Maguito Vilela (PMDB), em Aparecida de Goiânia, e do prefeito de Jataí, Humberto Machado. 

A ausência do secretário municipal de Governo, Samuel Belchior (PMDB), das campanhas de Paulo é emblemática. Por duas vezes Samuel se licenciou do mandato de deputado estadual para se tornar secretário e atender aos interesses políticos de Paulo e Iris, como a abertura de vagas para suplentes do PMDB na Assembleia.

Apesar de atender a pedidos dos dois caciques, Samuel foi preterido da vaga de vice-prefeito na chapa de Paulo. O deputado foi atropelado por Iris Rezende, que acabou indicando o vereador Agenor Mariano (PMDB) para a vaga.

A 18 km de Goiânia, Nélio Fortunato entrou de corpo e alma na campanha do irmão, Ricardo Fortunato (PMDB), candidato à reeleição em Trindade. Nem mesmo o deputado Luiz Carlos do Carmo, ex-secretário de Infraestrutura de Paulo Garcia, tem participado dos eventos da campanha petista.

O único deputado estadual que não tem base na Capital é Paulo Cezar Martins. PC é candidato a prefeitura de Quirinópolis. De acordo com pesquisas recentes, ele deve ser derrotado pelo irmão do deputado estadual Nilo Resende (DEM), ex-prefeito Odair Resende.

Nenhum comentário: