sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pesquisa Datafolha em Recife: Geraldo Julio Dispara e Pode Ganhar no Primeiro Turno

O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (27), a quarta pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura do Recife neste ano. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo". Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 12 de setembro, Geraldo Julio foi de 34% para 42% e Daniel Coelho passou de 19% para 22%. Já Humberto Costa foi de 23% para 17%.
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada
Geraldo Julio (PSB) - 42% das intenções de voto

Daniel Coelho (PSDB) - 22%
Humberto Costa (PT) - 17%

Mendonça (DEM) - 5%
Edna Costa (PPL) - 2%

Jair Pedro (PSTU) - 1%
Roberto Numeriano (PCB) - 1%
Branco/nulo/nenhum - 6%
Não sabe - 5%

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de setembro. Foram ouvidas 1.146 pessoas na cidade do Recife. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), sob o número PE-00161/2012.
A pesquisa foi registrada antes da mudança de candidatos do PRTB.


Veja os números do Datafolha, considerando os votos válidos:
Geraldo Julio (PSB) - 47% dos votos válidos
Daniel Coelho (PSDB) - 25%
Humberto Costa (PT) - 19%
Mendonça (DEM) - 5%
Edna Costa (PPL) - 2%
Jair Pedro (PSTU) - 1%
Roberto Numeriano (PCB) - 1%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Pesquisas estimuladas anteriores
A primeira pesquisa do Datafolha foi divulgada no dia 21 de julho e apresentou os seguintes resultados: Humberto Costa (35%); Mendonça (22%); Daniel Coelho (8%); Geraldo Julio (7%); Esteves Jacinto (2%); Edna Costa (1%); Jair Pedro (1%); Roberto Numeriano (1%); Branco/nulo/nenhum (13%) e não sabem (10%).

segunda pesquisa, divulgada no dia 29 de agosto, mostrou: Humberto Costa (29%); Geraldo Julio (29%);  Daniel Coelho (12%); Mendonça (9%); Edna Costa (1%); Roberto Numeriano (1%); Jair Pedro (0%); Branco/nulo/nenhum (10%) e não sabem (9%). Esteves Jacinto (PRTB) não foi incluído na segunda pesquisa por ter tido a candidatura impugnada.
terceira pesquisa, divulgada no dia 12 de setembro, mostrou: Geraldo Julio (34%); Humberto Costa (23%); Daniel Coelho (19%); Mendonça (8%); Edna Costa (1%); Esteves Jacinto (1%); Roberto Numeriano (1%); Jair Pedro (0%); Branco/nulo/nenhum (6%) e não sabe (7%).
Segundo turno
O Datafolha testou dois cenários para o segundo turno. Em um confronto entre PSB e PT, Geraldo Julio teria 59% das intenções, enquanto Humberto Costa ficaria com 28% dos votos. Se a disputa fosse entre PSB e PSDB, Geraldo Julio teria 51% dos votos e Daniel Coelho, 38%.

Rejeição
O Datafolha também analisou a rejeição aos nomes dos candidatos a prefeito do Recife. Entre os entrevistados, 43% disseram que não votariam em Humberto Costa e outros 37% também não escolheriam Mendonça . O nome de Jair Pedro foi citado por 32% dos eleitores. Edna Costa ficou com 31%;  Roberto Numeriano, 24%; Geraldo Julio, 18%; e Daniel Coelho, 17%. Entre os eleitores, 4% disseram não rejeitar nenhum dos candidatos e 4% rejeitaram todos. Preferiram não responder a pergunta 5% dos entrevistados
.

Nenhum comentário: