sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Paulo Garcia Promete Cidade Sustentável Mas Deixa Lixo Acumular Nas Ruas de Goiânia

Cássia Jorge mostra lixo jogado na calçada da T-9.

“Goiânia já foi mais limpa”. É o que afirma a auxiliar de cozinha, Cássia Mara Jorge. “Por onde olho só vejo lixo”. O retrato da insatisfação da população da Capital com relação à coleta de lixo mostra que é inconsistente o discurso ecologicamente correto do atual prefeito e candidato a reeleição pela Coligação Goiânia Cidade Sustentável, Paulo Garcia (PT).

Ao contrário do que afirma o prefeito, a cidade está cada dia mais suja. É o que diz o eleitor. Basta dar uma volta pelas ruas e calçadas da cidade para encontrar amontoados de lixo e entulhos que transformam os locais em depósitos de lixo a céu aberto. Cenário que não condiz com a imagem de cidade sustentável divulgada por Paulo Garcia em seus programas eleitorais.

Calçadas por onde centenas de pessoas passam todos os dias a caminho de escola ou do trabalho estão repletas de sacos de lixo e dejetos diversos. Em função disso, o espaço reservado para a passagem de pedestres é reduzido. Além do mau cheiro e desconforto causado pelo lixo à população, os portadores de mobilidade reduzida sofrem ainda mais com os transtornos e obstáculos encontrados.

OMISSÃO
A insatisfação da auxiliar de cozinha se estende à falta de fiscalização e intervenção da prefeitura para reverter o quadro de abandono da disposição do lixo nas ruas. “A minha parte eu faço. Separo e recolho o meu lixo. O que está faltando é fiscalização da prefeitura de Goiânia nas ruas, multando e conscientizando a população”, diz.

O órgão da administração municipal que deveria realizar o trabalho de fiscalização da coleta de lixo na cidade é a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Em entrevista concedida ao jornal O Popular, o diretor de Coleta da Companhia Municipal de Organização de Goiânia (Comurg), Ailson Alves da Costa, informa que colocarlixo na calçada muitas horas antes da passagem dos caminhões constitui infração.

No entanto, praticamente inexistem fiscalização e autuação dos infratores. O problema não é exclusivo dos bairros mais pobres ou afastados do centro. O lixo está por toda parte, inclusive nos bairros nobres da capital. A reportagem flagrou, em vias públicas importantes da cidade, como a T-9 e avenida 85, amontoados de lixo nas calçadas e até mesmo em pontos de ônibus da Capital.

Para a biomédica, Ieda Reny, o descaso do poder público irrita a comunidade e propaga uma imagem negativa da cidade. “É triste ver essas cenas. Na minha opinião, é papel da administração pública fiscalizar e zelar pela beleza e qualidade da cidade”, diz. A biomédica lembrou ainda, que na rua onde mora, no bairro Santo Antônio, o caminhão da coleta seletiva da prefeitura não passa há meses. “A prefeitura diz que está investindo em sustentabilidade e reciclagem do lixo, mas na minha rua o serviço não funciona há tempos” desabafa.

Queixas com relação a coleta seletiva também foram feitas pela atendente Isabel Cristina Ribeiro. Ela diz que são raras as vezes em que o caminhão passa pela sua rua no Jardim Itaipu. “Minha rua é um abandono total, lá não existe fiscalização nenhuma e muito menos coleta seletiva do lixo”, critica. 

A moradora reclama que esse tipo de serviço a prefeitura só oferece nos bairros mais nobres da cidade. Ela afirma que espera da próxima gestão da prefeitura um trabalho mais voltado às necessidades da população. “Espero que as coisas mudem, tem que mudar. A prefeitura tem que trabalhar para o povo, a favor do povo”, ressalta.

Um comentário:

IsadoraMesquita disse...

A palavra "sustentável" está completamente perdida nessa campanha do Paulo Garcia, simplesmente não existe propostas sustentáveis para a cidade.