sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Marconi Conhece o Maior Aeroporto de Cargas dos EUA e Inicia Contatos Para Atrair Investimentos

Carlos Jimenez Prefeito de Miami
Recebido no Aeroporto Internacional de Miami pelo prefeito da cidade, Carlos Jiménez, o governador Marconi Perillo manteve hoje os primeiros contatos nos Estados Unidos visando atrair investimentos para o desenvolvimento do Estado de Goiás. Em reunião no próprio Aeroporto, Marconi falou de política com Jiménez, que é descendente de cubanos, e ciceroneado pelo presidente da Norberto Odebrecht, Gilberto Neves, e pelo diretor do Aeroporto, José Abreu, conheceu como funciona o maior aeroporto de cargas do mundo, o segundo em número de passageiros dos Estados Unidos e que tem um movimento comercial anual de 3 bilhões de dólares, transportando 2 bilhões de quilos de mercadorias.

Marconi fez uma apresentação de Goiás, mostrando os números alvissareiros do crescimento econômico do Estado nos últimos anos, destacando a geração de emprego e o crescimento do Produto Interno Bruto, o que deixou impressionados seus interlocutores e extraiu do prefeito de Carlos Jiménez o comentário de que ficou muito impressionado com os números apresentados e também com a desenvoltura do governador de Goiás.

Na oportunidade, Marconi disse que pretende organizar um seminário em Goiás sobre o desenvolvimento do Estado, com a participação de políticos e empresários norteamericanos e representantes dos organismos financiadores como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento). “Vamos buscar uma forma de apresentar as oportunidades que tem nosso Estado aos americanos e saber deles onde os empresários goianos podem investir nos Estados Unidos”, disse o governador, acrescentando que se encarregaria de fazer a interlocução para a participação de técnicos do governo federal nesse seminário. O prefeito Carlos Jiménez se mostrou entusiasmado com a ideia.

Aeroporto de Miami
Ele disse também que estava ali para conhecer e aprender com o aeroporto Internacional de Miami, porque uma das vocações de Goiás é a de ser pólo de distribuição de cargas para o Brasil e tem já em andamento, em Anápolis, a construção de um grande aeroporto de cargas, com pista de mais de 3.200 metros. Reivindicou a Gilberto Neves a expertise da Odebrecht, que nos últimos 20 anos é a empresa que faz as reformas e ampliações do Aeroporto de Miami, para auxiliar o Governo de Goiás na implementação desse futuro aeroporto goiano, ressaltando que a empresa, através do Consórcio Odebrecht/Via Engenharia, é responsável pelas obras do novo aeroporto de Goiânia, que devem ficar prontas em 2014.

Artista Plástico Romero Brito
Acompanhado pelo secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, e alguns empresários goianos, Marconi conheceu o funcionamento do metrô da cidade e o sistema de ligação viária com o aeroporto, inclusive como funciona a locação de automóveis do terminal.

Em seguida, Marconi e comitiva visitaram o atelier do artista plástico brasileiro Romero Brito, que é muito conhecido e prestigiado nos Estados Unidos, e já recebeu a visita, dentre outros, dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, da Rainha Sílvia, da Suécia e do renomado cirurgião plástico brasileiro Ivo Pitanguy.

Nenhum comentário: