quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Joilson (Atlético-GO) Foi Punido Com 4 Jogos de Suspensão Pelo STJD

Em situações distintas na tabela, Atlético/GO e Atlético/MG se enfrentaram pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do empate em campo, a partida entre as equipes teve seu desfecho somente nesta quarta-feira, dia 5 de setembro, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Os dois clubes foram denunciados por atraso, mas obtiveram absolvições. Além dos clubes, Joílson, do Dragão, foi suspenso por quatro partidas pela Terceira Comissão Disciplinar, e fica fora dos próximos três jogos do clube.



Enquanto Joílson já não enfrenta o Grêmio nesta noite, por conta de uma inflamação no tendão flexor do joelho, ficando em Goiânia para tratamento, o meia ainda não poderá jogar as partidas contra Portuguesa, Coritiba e Fluminense, voltando apenas no dia 23, diante do Flamengo, no Serra Dourada.

Enquanto isso, a equipe goiana venceu apenas um dos últimos oito jogos. Com 16 pontos, o Dragão ocupa a penúltima colocação e tem seis pontos de distância para sair da zona de rebaixamento.

Entenda o caso:

As equipes entraram em campo no último dia 15 de agosto, mas segundo relatos do árbitro Marcos André Gomes da Penha, após o horário máximo estipulado o que gerou atraso no início da partida. Devido à execução do hino nacional, a arbitragem afirmou que comunicou os clubes sobre a necessidade de apresentarem suas equipes até 10 minutos antes do início da partida, porém o mandante adentrou o gramado seis minutos após, enquanto o visitante passou sete minutos.

Com os horários relatados na súmula, Atlético/GO e Atlético/MG foram acusados de “dar causa ao atraso do início da partida” – artigo 206 do CBJD.

Ainda no primeiro tempo, o time da casa perdeu Joílson. Após atingir Leandro Donizete com um tapa no rosto fora da disputa de bola, o camisa 8 goiano recebeu o vermelho direto e foi acusado, primeiramente, por “praticar ato desleal”, descrito no artigo 250 do CBJD. Mas no início do julgamento, a Procuradoria mudou a denúncia para o artigo 254-A, por "praticar agressão física". E terminou suspenso com a pena mínima do artigo, com quatro jogos.

O advogado Marcos Egídio iniciou a defesa do clube goiano ressaltando que o time entrou em campo dois minutos depois do horário e o atraso ocorreu para a execução do hino nacional. Por não causar nenhum prejuízo ao bom andamento da partida, a defesa pediu a absolvição do clube. Já com relação ao atleta, Egídio afirmou que não houve agressão e sim falta normal de jogo, pedindo apenas advertência para Joílson.

Pelo Atlético/MG, Ottoni afirmou que a súmula era imprecisa por não constar exatos os minutos em que o clube entrou e atrasou. Além disso, o advogado destacou que não há nada que comprove que o clube foi notificado sobre a necessidade de se apresentar com 10 minutos de antecedência para a execução do hino nacional. Por isso, pediu que o clube mineiro fosse absolvido.

Fonte: Justiça Desportiva

Nenhum comentário: