quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Goiás Busca Tecnologia da Microsoft Para Combater o Crime



No sexto dia de missão oficial aos Estados Unidos, a comitiva liderada pelo governador Marconi Perillo participou hoje de reunião de trabalho na Microsoft, em Washington. Além de agradecer a empresa pela parceria que mantém com o governo de Goiás, e que permitiu os recentes avanços na Educação,Marconi propôs novas parcerias, com foco agora para a Segurança Pública.
No encontro com os diretores da Microsoft, governador pediu ajuda da empresa para a implantação de um amplo programa de uso da tecnologia para combate à violência. Marconi foi informado pela direção da empresa que a Microsoft desenvolveu um amplo programa em Nova Iorque, com resultados extremamente promissores na chamada Tolerância-Zero com o crime, e que programa semelhante pode ser disponibilizado ao Estado de Goiás.
Nas boas vindas ao governador, os diretores mostraram que o governo de Goiás tem levado a sério as parcerias com a iniciativa privada e que um grande diferencial é a forma transparente pela qual o governador administra o Estado. Elogiaram a capacidade inovadora do governador e o trabalho desenvolvido pela equipe. Mostraram ter conhecimento dos avanços trazido pela priorização de ações, por meio do Programa de Ações Integradas de Desenvolvimento (PAI).
O governador relatou aos diretores da Microsoft que esta é a segunda vez que visita a empresa e que na primeira encontrou-se pessoalmente com Bill Gates. Marconi disse também que o trabalho da Microsoft no campo da responsabilidade social contagia a todos e, por isso, a empresa goza de enorme credibilidade no mercado mundial.
Enfatizou que os preços simbólicos dos softwares oferecidos pela Microsoft ao governo de Goiás, no âmbito Secretaria de Educação, contribuíram para que muitos alunos goianos tivessem acesso à “formação digital”. Além de realçar os recentes avanços da Educação de Goiás, que possibilitaram o Estado saltar da 16ª para a 5ª colocação no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básicao governador detalhou medidas com distribuição de notebooks a alunos de 400 escolas das 1092 da rede estadual, no início de 2013, e mais 400 até o final do ano. Marconi também fez referência ao programa “Prêmio Aluno”, que este ano beneficiou os 4 mil estudantes da rede pública com melhores notas e que, em 2013, aumentará para 10 mil.
Ao falar do Programa de Ações Integradas de Desenvolvimento (PAI), sublinhou que trata-se de um “case de sucesso”, cujos resultados positivos já podem ser sentidos pela população. Marconi destacou que a primeira ação do PAI, que prioriza a aplicação de recursos públicos, foi na Segurança Pública, com foco para a redução dos índices de homicídio no Estado, combate ao tráfico de drogas e atendimento aos dependentes químicos. Em relação à parceria com a Microsoft, o governador disse que, no que depender do governo de Goiás, os programas serão implantados com a mesma velocidade que o foram na Secretaria de Educação.
Integraram a comitiva do governador na visita à Microsoft o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy; de Assuntos Internacionais, Elie Chidiac; presidente da Fecomércio, José Evaristo, e da Fieg, Pedro Alves; da Acieg, Helenir de Queiroz; do Sebrae, Marcelo Baiocchi; do Sifaeg, André Rocha, o superintendente Executivo do Sebrae, Manoel Xavier, entre outros. Marconi e comitiva estiveram também no Banco Mundial e no BID em busca de recursos para inovações tecnológicas e infraestutura.

Parceria com a Microsoft trouxe economia
de R$ 90 milhões cofres do Estado

Com a finalidade de promover o acesso à tecnologia digital aos alunos e professores do Estado, o governo de Goiás firmou, no ano passado, Protocolo de Intenções com a Microsoft do Brasil, que se comprometeu a fornecer à Secretaria Estadual de Educação os programas Windows 7 Professional e o Windows Office Home &Student 2010, no valor simbólico de três dólares por máquina.
Sobre o contrato, assinado este ano, o secretário estadual de Educação, Thiago Peixoto, afirmou que a educação é a melhor porta de entrada para que a tecnologia atinja a todos. “Tenho certeza que esta ferramenta pedagógica ajudou a multiplicar a busca pelo conhecimento na rede pública estadual”, afirmou. Ele ressaltou ainda que em 2013 começarão a ser distribuídos netbooks aos 600 mil estudantes da rede estadual e um notebook por professor. Segundo Thiago, essa parceria possibilitará uma economia para Estado de cerca de 90 milhões de dólares.
Goiás foi o primeiro Estado brasileiro a firmar parceria com a empresa americana. Pelo acordo, o governo economizará 147 dólares por licença comprada, visto que a Microsoft possui política de licenças educacionais em que as instituições educacionais pagam 150 dólares pelos programas inclusos no acordo. Os alunos, professores e funcionários administrativos da Secretaria de Estado da Educação também terão acesso ao Programa Exchange (servidores de e-mail com 10 gigas de capacidade e 25 giga de armazenamento).

Nenhum comentário: