sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Começa Na Europa a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Com 24 Jogos Neste Final de Semana

Treze vagas para o Brasil em jogo
Nada menos que 24 partidas prometem agitar a primeira rodada das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, na sexta-feira e no sábado. Todas as 53 federações do Velho Continente participarão da fase de grupos, que classificará automaticamente os nove vencedores de cada chave. As outras quatro vagas disponíveis serão decididas na repescagem entre os oito melhores segundos colocados.


A Espanha, atual campeã do mundo, não irá a campo nesta rodada inaugural, que já se anuncia decisiva para os diversos grupos em que o equilíbrio desaconselha qualquer prognóstico.



O jogo Holanda x Turquia, 7 de setembro, Amsterdã, 20h30 (hora local) Após uma Eurocopa desastrosa, da qual foi eliminada na primeira fase com três derrotas, a Holandaprecisa urgentemente sacudir a poeira e retomar o caminho das vitórias, ainda mais que a seleção perdeu para a Bélgica por 4 a 2 no último dia 15 de agosto. Louis van Gaal, que assumiu a direção da Laranja Mecânica depois da saída de Bert van Marwijk, não convocou Nigel de Jong, Grégory van der Wiel, Vurnon Anita, Khalid Boulahrouz, Rafael Van der Vaart e Ibrahim Afellay. Todos esses jogadores trocaram de clube na última janela de transferências e talvez estejam fora de ritmo na avaliação do treinador, que confirmou Klaas-Jan Huntelaar como opção número um para o comando do ataque. Do lado da Turquia, o técnico Abdullah Avci, que substituiu Guus Hiddink em novembro do ano passado, tem tentado canalizar a paixão que envolve a seleção para impôr uma dose maior de "disciplina e concentração", qualidades que muitas vezes fizeram falta aos turcos.


As outras partidas Grupo A



Escócia x Sérvia (8 de setembro)


Com três países da antiga Iugoslávia praticando um futebol técnico e duas nações britânicas de estilo mais direto, este grupo promete ser um dos mais equilibrados da competição. A Bélgica tem tudo para ser protagonista na briga pela vaga graças a talentos individuais notáveis como Eden Hazard, que vive grande fase neste início de temporada com o Chelsea. Numa chave em que todo ponto conquistado fora de casa vale o dobro, é bom ficar de olho na primeira partida dos comandados de Marc Wilmots como visitantes, no País de Gales.


Grupo BMalta x Armênia


Dinamarca x República Tcheca (8 de setembro)


Com Mario Balotelli fora por conta de uma operação nos olhos, Cesare Prandelli manteve a aposta na renovação da Azzurra e convocou os promissores Marco Verratti, Fabio Borini, Mattia Destro e Lorenzo Insigne para uma difícil viagem à Bulgária. A Dinamarca, por sua vez, receberá uma seleção tcheca desfalcada dos lesionados Vaclav Pilar, Tomas Rosicky e Daniel Kolar.



Cazaquistão X Irlanda


Joachim Löw preferiu não arriscar e poupou o vice-capitão Bastian Schweinsteiger, de olho no que promete ser o grande duelo pela primeira posição da chave, contra a Suécia, em outubro.


Grupo DHolanda x Turquia


Estônia x Romênia


A Hungria, que vem de uma boa vitória em amistoso contra a República Tcheca por 2 a 1, deseja mais do que nunca terminar a campanha na segunda colocação, atrás dos vice-campeões mundiais.


Grupo EIslândia x Noruega

Albânia x Chipre



A Suíça, embalada pelo espetacular triunfo sobre a Croácia por 4 a 2, e a Noruega, que não se classifica para uma Copa do Mundo da FIFA desde 1998, aparecem como as principais favoritas para brigar pela vaga na chave.






A Rússia está atravessando mudanças desde a chegada do técnico Fabio Capello, que não convocou o experiente Andrei Arshavin, capitão da seleção na última Euro. O suspense também ronda a equipe de Portugal, onde se espera que o mal-estar envolvendo Cristiano Ronaldo no Real Madrid não tenha repercussões sobre o elenco.






Por coincidência do calendário, os três favoritos da chave, que são Grécia, Eslováquia e Bósnia e Herzegovina, jogarão fora de casa nesta primeira rodada. Qualquer tropeço pode custar caro mais tarde.



Moldávia x Inglaterra


O capitão do Chelsea, John Terry, de 32 anos, foi convocado de volta ao English Team pelo técnico Roy Hodgson, assim como dois dos seus companheiros nos Blues, Daniel Sturridge e Ryan Bertrand. Com isso, o elenco inglês passa a contar com um total de seis jogadores do Chelsea, contra três do Manchester City e três do United.





Após Laurent Blanc, um outro campeão do mundo em 1998, Didier Deschamps, está à frente da seleção francesa. Os Bleus seguem em busca da fórmula certa para harmonizar os talentos de um elenco rico em valores individuais, mas que ainda não mostrou a que veio.


Fique de olho

Quinze meses após a sua última partida pela seleção, uma vitória sobre a Polônia no dia 9 de junho de 2011, o volante do Arsenal Abou Diaby está de volta à equipe da França, que anda em busca de uma referência no meio de campo. O jogador, que sofreu uma série de lesões na temporada passada, mas que parece em forma nesta retomada das competições, disse ter se apresentado "sem receios" nem "segundas intenções" para "tentar recuperar o tempo perdido".


O número
2,46 — É a média de pontos por partida obtida pela Alemanha na história das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA. Além disso, a seleção tricampeã mundial tem um retrospecto de 2,9 gols marcados por jogo.


O que eles disseram

"Ainda tenho um grande prazer em jogar, uma boa condição física e principalmente uma enorme vontade de vencer. Com esses três elementos reunidos, você pode continuar atuando até quando quiser."

Gianluigi Buffon, 34 anos, capitão da Itália

Nenhum comentário: