domingo, 23 de setembro de 2012

Artigo de Jovair Arantes: Meu Compromisso é Com a Saúde*


Jovair Arantes

Os ideais que iluminam o meu caminho são a bondade, a justiça e a verdade. Os meus cinco mandatos de deputado federal foram pautados pela busca inarredável por soluções para as dificuldades que a população de baixa de renda enfrenta. O trabalho de um parlamentar só é pleno se ele traduzir-se em projetos, obras e programas que melhorem a vida de quem realmente precisa do apoio do poder público.

Sou candidato a prefeito de Goiânia porque a cidade cindiu-se em duas. A Capital do luxo e a Capital do lixo. Bairros nobres e parques bonitos coabitam com a miséria absoluta nos rincões mais distantes do centro. O altíssimo padrão de vida dos moradores da região central contrasta com a pobreza e completa carência que assola habitantes de bairros como Jardim da Vitória, Bairro Floresta ou Finsocial.

Em estudo recém-publicado, a Organização das Nações Unidas (ONU) patenteou este cenário ao outorgar a Goiânia o título de cidade mais desigual da América Latina. Há alguns anos, era tudo diferente. A Capital orgulhava-se de ser campeã brasileira em qualidade de vida e não havia, por parte dos goianienses, o profundo descontentamento que hoje existe com o transporte coletivo, com a falta de vagas na rede municipal de ensino, com o estrangulamento do trânsito e - principalmente – com a saturação do sistema público de saúde.

Como dizia a ex-primeira-ministra britânica Margaret Tatcher, governar é eleger prioridades. O ex-presidente Juscelino Kubitschek priorizou a construção de Brasília. O ex-presidente Getúlio Vargas priorizou a aprovação do Código de Leis Trabalhistas (CLT). O ex-presidente Lula e o governador Marconi Perillo priorizaram a criação e o aperfeiçoamento de programas de distribuição de renda.

Se Deus e os eleitores de Goiânia me derem a oportunidade de ser prefeito da Capital, a prioridade número um da administração municipal será melhorar a rede pública de atendimento na Saúde, da mesma forma como a prioridade do atual prefeito foi reformar o Parque Mutirama. É um disparate que a prefeitura continue a investir em parques enquanto há pacientes à espera de atendimento nas filas dos Cais.

A proposta da coligação Goiânia 24 Horas, da qual fazemos parte eu e o candidato a vice-prefeito Francisco Júnior (PSD), é promover um verdadeiro choque de gestão na Saúde. Consta em nosso plano de governo a proposta de criar um plano de saúde gratuito para população de baixa renda. O GoiâniaMED vai oportunizar o acesso destas pessoas à rede privada de atendimento da cidade, formada por 700 estabelecimentos e mais de 1,4 mil consultórios.

Para custear o plano, modernizar e melhorar o atendimento público, a nossa proposta é investir R$ 100 milhões em recursos adicionais na saúde. Esse valor vai se somar ao que a prefeitura já aplica na área. No primeiro momento, a prefeitura vai cadastrar pessoas que tenham uma renda familiar de até três salários mínimos por mês. O ideal será conseguirmos estender o plano a toda população.

A opção por criar um plano de saúde que atenda a parcela mais carente da sociedade converge com um dos princípios basilares do SUS: a equidade. Este princípio sugere que o poder público deve tratar os desiguais de forma desigual, dedicando maior atenção às pessoas que mais precisam. O GoiâniaMED faz parte de um amplo programa de reestruturação do sistema de saúde da Capital, que objetiva a completa reestruturação da rede pública ao final dos nossos quatro anos de mandato.

De acordo com o que foi noticiado pela imprensa, alguns concorrentes tentaram desqualificar a proposta ou até nos proibir de veiculá-la no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão. Estas investidas desviam o debate do foco propositivo e não contribuem para a construção da cidade que queremos. O mesmo vale para críticas pessoais e ataques de baixo nível que estes adversários promovem desde o início da campanha.

O nosso compromisso é com o povo de Goiânia, como o resgate da qualidade de vida na população e, principalmente, com a recuperação do sistema de saúde pública. Quero ser lembrado com o prefeito que fez as mais importantes obras na área desde Nion Albernaz (PSDB), que ergueu a maternidade Nascer Cidadão. Nunca perdi uma eleição porque cumpro o que prometo. Desta vez, posso garantir, não será diferente.

Jovair Arantes (PTB) é candidato a prefeito de Goiânia

Nenhum comentário: