sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Washington: O Coração Valente é Candidato a Vereador


Dos jogadores candidatos nas eleições de 2012 talvez o de maior prestígio na fase mais recente do futebol esteja em Caxias do Sul. É Washington, o Coração Valente, que é candidato a vereador pelo PDT na mais importante cidade das Serras Gaúchas. Washington está na chapa encabeçada pelo candidato a prefeito Alceu Barbosa Velho, também do PDT.
No Rio Grande do Sul, outros ex-jogadores também são candidatos como Tarcísio, Fabiano, Dinho, que brigam por uma vaga de vereador em Porto Alegre e Mazaropi, que tenta o mesmo cargo na cidade de Sapucaia do Sul.
Atacante de muito prestígio, Washington conseguiu ser ídolo e ter o respeito do torcedor nos times que jogou, principalmente na Ponte Preta, Atlético Paranaense, São Paulo e Fluminense-RJ. Mas manteve as raízes em Caxias do Sul, cidade onde foi criado, deu seus primeiros toques na bola e firmou raízes constituindo vários empreendimentos.
Na Turquia surge o problema no coração
Nascido em Brasília e hoje com 37 anos, Washington foi revelado pelo Caxias, onde destacou-se. Esteve no Internacional-RS, Ponte Preta e Paraná Clube, mas sem muito sucesso. Somente em 1999 decolou no futebol após insistência do então diretor de futebol da Ponte Preta, Marco Eberlin, que o contratou definitivamente.
Na segunda passagem pela Ponte Preta, Washington fez muitos gols, virou ídolo, chegou à Seleção Brasileira (convocado por Emerson Leão) e acabou negociado com o Fenerbahce da Turquia, em 2002, quando constatou-se que o jogador tinha um problema no coração.
Muitos exames e a dúvida se Washington teria ou não condições de voltar a jogar. Mas o Atlético Paranaense fez um contrato de risco com o jogador e em 2003 o atacante voltou com tudo, fazendo gols e mostrando-se um jogador diferenciado. Em 2004, com a camisa do Atlético, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro.
Furacão e tricolores
O sucesso no Atlético Paranaense e a confirmação que estava bem de saúde, abriram novas oportunidades no Exterior e de 2005 a 2007 Washington jogou no Japão, vestindo as camisas do Tokyo Verdy e Urawa Red Diamonds. Na volta ao Brasil, jogou no Fluminense onde foi novamente artilheiro do campeonato brasileiro de 2008. Em 2009 e 2010 teve uma passagem de altos e baixos pelo São Paulo, para, finalmente, encerrar a carreira no final de 2010 no Fluminense, sendo campeão brasileiro.
Três gols na Seleção e empresário de Rodrigo Arroz
Na Seleção Brasileira, Washington foi convocado pela primeira vez em 2001, ainda quando o treinador era Émerson Leão. Com a camisa amarela fez dez partidas e três gols.
Depois que encerrou a carreira, Washington, que tem inúmeros negócios fora do futebol, vem tentando aventurar-se como agente de atletas e o limitado zagueiro Rodrigo Arroz, do Guarani, por exemplo, é representado pelo ex-craque.

Fonte: Futebol Interior

Nenhum comentário: