quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Paulo Garcia Promete Criar Órgão Para Pessoas Com Deficiências


O prefeito e candidato à reeleição, Paulo Garcia, falou de seu compromisso de criar um órgão, departamento ou secretaria que trabalhe pelas pessoas com deficiência.

Os setoriais das pessoas com deficiência do PT Nacional, Estadual e de Goiânia realizaram no sábado, 25, um ato político em apoio à candidatura de Paulo Garcia a prefeito de Goiânia. Denominado “Por uma Goiânia Inclusiva e Sustentável”, a manifestação contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas com deficiência.
O secretário Nacional de Políticas para Pessoas com Deficiência do Governo Federal, Antônio José, fez questão de participar do ato. Ao externar o seu apoio a Paulo Garcia, ele frisou a necessidade da próxima gestão ampliar o compromisso de construir uma cidade cada vez mais inclusiva e sustentável, “para que as todas as pessoas exerçam de fato a plena cidadania”. Para isso, ele sugeriu ao prefeito que crie uma unidade administrativa que cuide prioritariamente das demandas das pessoas com deficiência.

“Este é um compromisso meu, caso seja eleito. Vou criar um órgão, departamento ou secretaria que atue transversalmente para atender a todas as questões que envolvem as pessoas com deficiência”, comprometeu-se Paulo Garcia, sob aplausos. Paulo recebeu das mãos da coordenadora do setorial de pessoas com deficiência do PT de Goiânia, Lysa Milhomem, um documento contendo 65 páginas de propostas para o plano de governo do candidato e uma cartilha com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

De acordo com dados do IBGE de 2010, há atualmente no País 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora, intelectual. Em Goiás, são cerca de 1,4 milhão. A deficiência visual é a mais incidente entre os brasileiros, situação que se repete em Goiás, onde 1,11 milhão de pessoas possui algum grau de deficiência visual, o que representa 79,86% das pessoas com deficiência do Estado. A deficiência motora atinge 27,03% das pessoas com deficiência, o que corresponde a 6,27% da população goiana em geral. Os números mostram ainda que em 2010 havia mais mulheres (12,94%) do que homens (10,26%) com algum tipo de deficiência.



Nenhum comentário: