quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ONU Aponta Goiânia Como Campeã Brasileira Em Desigualdade Social

Relatório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) aponta Goiânia, novamente, como uma das cidades mais desiguais do mundo. Desta vez, a capital goiana lidera o índice de desigualdade da América Latina. Em 2010, o mesmo programa divulgou estudo em que Goiânia era a mais desigual entre as capitais brasileiras e a 10ª cidade mais desigual do mundo.

O resultado do estudo se constrói a partir do Índice Gini, que define o nível de desigualdade por quatro fatores: nível educacional, expectativa de vida, renda per capita e a taxa de pobreza multidimensional - calculada pelos indicadores de saúde, lazer, transporte público, saneamento básico, qualidade, segurança, entre outros. O levantamento utilizou dados estatísticos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) da ONU.

O Índice Gini varia de 0 a 1, sendo zero o menor nível de desigualdade e um a desigualdade "total". Goiânia apresentou nota 0,65, que é considerada extremamente alta para cidades com as mesmas características da capital goiana.

A dificuldade da população em ter acesso a serviços oferecidos pela prefeitura contribui para elevar este índice. Estima-se, por exemplo, que na Capital haja déficit de oito mil vagas.

Além de mapear a desigualdade social em Goiânia, o estudo da ONU apresenta um dado alarmante, que dá dimensão do desafio que os gestores públicos haverão de enfrentar no futuro. Até 2020, a região Metropolitana deve superar 2,4 milhões de habitantes.

Estudos mostram que Goiânia não tem infraestrutura suficiente para suportar o crescimento demográfico do município. Projetada para 50 mil habitantes, o número de moradores aumentou 400% desde 1970, chegando a 1,3 milhão. 

VIOLÊNCIA
A taxa de violência das cidades da América Latina e do Caribe é uma das principais preocupações dos moradores, segundo o Programa ONU-Habitat. Em Goiânia a situação não deixa de ser diferente. Em 2011 foram registrados 472 homicídios na capital, 31% a mais que em 2010.

Embora não seja obrigação das prefeituras, o candidato a prefeito Jovair Arantes (PTB), da coligação Goiânia 24 Horas, propõe parceria entre município e o governo do Estado para reduzir o índice de criminalidade em mais de 70%.

Por meio do projeto Anjos do Bairro, a Guarda Municipal comandaria patrulheiros comunitários, que farão a patrulha do bairro em cooperação com os moradores e as polícias Civil e Militar.

Em ronda, dia e noite, os Anjos do Bairro, conhecedores da comunidade, se comunicarão com a polícia, bombeiros e outros, para imediata intervenção, no caso de situações de anormalidade ou da necessidade de socorro.

Nenhum comentário: