sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cinegrafista Da TV BAND Goiânia é Preso Por Filmar Viatura da PM Capotada


O cinegrafista da TV Goiânia/Band,Marco Antônio Tavares, foi preso agora a tarde quando filmava um acidente ocorrido no Parque Amazônia. O momento em que ele foi algemado pela polícia chegou a ser transmitido ao vivo pelo programa Chumbo Grosso que estava sendo apresentado por Batista Pereira.
Pelo que foi informado pela emissora, o cinegrafista Marco Antônio estava na área demarcada pela polícia, fazendo as imagens com a devida autorização do policial militar responsável, assim como outros profissionais da imprensa. Entretanto, durante a transmissão, um segundo policial o retirou do local e ele foi então, algemado e encaminhado ao 8º Distrito Policial. A Polícia Militar, em contrapartida, informou que a referida área era proibida e que ele não respeitou às determinações policiais.

O cinegrafista ficou detido das 02h30min as 05hs da tarde e quando foi liberado participou ao vivo do programa Brasil Urgente/Goiás com Joel Datena. O cinegrafista fazia imagens de um acidente que aconteceu na Avenida Feira de Santana, envolvendo uma viatura do Batalhão de Choque da Polícia Militar. O veículo capotou após colidir com uma moto e deixou cinco pessoas feridas. A prisão gerou polêmica nas redes sociais e tanto público quanto profissionais da imprensa de diversos veículos goianos estão manifestando indignação com o fato.

Veja o vídeo da prisão:



O secretário da Segurança Pública e Justiça, João Furtado, afirmou, por meio de nota enviada à imprensa lamentar o fato ocorrido envolvendo o cinegrafista da TV Goiânia/Band, “O secretário determinou que seja verificado se ouve violação do Procedimento Operacional Padrão e abuso de poder ou se o profissional de imprensa cometeu os crimes de desobediência ou desacato”, diz.

O secretário disse ainda respeitar o trabalho da imprensa como fiscalizadora dos atos das forças que compõem a Segurança Pública.

No fim do texto, o secretário pede a compreensão sobre a necessidade de respeito às orientações técnicas das autoridades competentes, pois a preservação dos locais onde ocorreram crimes ou acidentes.

“É fundamental, inclusive, para garantir a segurança de profissionais e da população em geral. Essa observação vale tanto para fatos que envolvam veículos oficiais quanto particulares”, conclui.

Veja a nota na íntegra:

“O secretário da Segurança Pública e Justiça, João Furtado, lamenta o fato ocorrido na tarde desta quinta-feira (9/8), envolvendo o cinegrafista da TV Goiânia/Band, e informa que já determinou a apuração do ocorrido.

O secretário determinou que seja verificado se ouve violação do Procedimento Operacional Padrão (POP) e abuso de poder ou se o profissional de imprensa cometeu os crimes de desobediência ou desacato.

João Furtado reitera que respeita o trabalho da imprensa como fiscalizadora dos atos da SSPJ e das demais forças que compõem a Segurança Pública.

Por fim, o secretário pede a compreensão de toda a sociedade sobre a necessidade de respeito às orientações técnicas das autoridades competentes, pois a preservação dos locais onde ocorreram crimes ou acidentes é fundamental, inclusive, para garantir a segurança de profissionais e da população em geral. Essa observação vale tanto para fatos que envolvam veículos oficiais quanto particulares”


Nenhum comentário: