segunda-feira, 30 de julho de 2012

Portuguesa Dança o 'vira' Pra Cima do Náutico


Mesmo jogando fora de casa, o Náutico iniciou a partida procurando o ataque, principalmente pelo lado direito. Aos 4 minutos, o meia Cleverson cruza e a zaga da Lusa afasta. Já a Portuguesa buscava o gol através de jogadas aéreas. Aos 7, o volante Leo Silva cabeceia para fora sem perigo. 

Mais objetivo, o time pernambucano saiu na frente. Aos oito minutos, Kieza recebe a bola pelo lado esquerdo de ataque, se livra do marcador e da entrada da área chuta cruzado no ângulo do goleiro Dida, que estava mal posicionado. Náutico 1 a 0. Foi o quarto gol do atacante em quatro jogos disputados por ele no Brasileiro.

Apesar da desvantagem no placar, a Portuguesa buscava a reação, mas sem muita organização. Aos 10, o meia Ananias arranca pela direita e chuta, mas a bola sai pela linha de fundo. Um minuto depois, o atacante Ricardo Jesus recebe na entrada da área e chuta fraco.

Com a vantagem no placar, o Náutico tocava melhor a bola e tentava ampliar o marcador nas jogadas de contra-ataque, mas errava no último passe. Sem contar com muitos jogadores de habilidade, o jogo ficou muito truncado e centralizado no meio-campo. Numa das poucas chances criadas pela Lusa, o volante Moisés chutou forte de fora da área assustando o goleiro Felipe. Na primeira jogada que a Portuguesa conseguiu realizar com eficiência pela lateral chegou ao empate. Aos 30, o meia Ananias cruza rasteiro da direita e Moisés completa para o gol, desviando do goleiro Felipe.

O gol deu ânimo para a Lusa, que passou a atacar mais, porém sem muita objetividade. Já o Náutico adotou uma postura defensiva, na tentativa de conseguir um contra-ataque. No entanto, as investidas do Timbu eram esporádicas. Aos 33, o volante Souza arrisca de fora área, mas a bola passa longe da meta do goleiro Dida. Já aos 41, o mesmo Souza cobra falta e Dida defende com segurança. Apesar de ter maior posse de bola, a Portuguesa não conseguia traduzir em oportunidades este domínio territorial. 

- Tivemos domínio de bola, mas num contra-ataque fizeram o gol. Se mantivermos este ritmo vamos conseguir a vitória - afimou Moisés na saída para o intervalo.

Já Kieza criticava a postura da equipe.

- Entramos bem, mas afrouxamos a marcação e eles conseguiram o empate. Temos que ter a mesma postura do início.

Para a segunda etapa, o técnico do Náutico, Alexandre Gallo, colocou o lateral João Paulo no lugar do zagueiro Lúcio para conter as subidas de Luis Ricardo. O jogo continuou amarrado, mas a Portuguesa comandava as ações. Aos 9, Ananias chuta de fora da área e Felipe defende com firmeza.

De tanto insistir, a Lusa acabou virando a partida. Após cruzamento pela direita de Luis Ricardo, Ananinas cabeceia para fazer o segundo gol. Com o placar adverso, Alexandre Gallo coloca Breitner no lugar de Elicarlos e Rico no lugar de Cleversonno intuito de conseguir o empate. O Timbu passa a arriscar mais chutes de fora da área com Martinez, aos 15, e Souza, aos 20, ambos sem muito perigo para Dida. Na melhor oportunidade da equipe pernambucana, Rico cruzou da esquerda, aos 29, mas ninguém alcançou.

Na Lusa, Geninho tira Ricardo Jeses para a entrada de Boquita e coloca Diego Viana no lugar de Ananias para dar maior movimentação no ataque. As alterações dão certo e a equipe chega ao terceiro gol novamente pela direita. Aos 41, Leo Silva cruza na cabeça de Diego Viana. No final da partida, Geninho ainda coloca o zagueiro Rogério no lugar do atacante Heverton para segurar o resultado.

Nenhum comentário: