domingo, 22 de julho de 2012

Palmeiras x Náutico: Confira o Histórico dos Confrontos


Campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras não vive o mesmo bom momento no Campeonato Brasileiro. Na zona de rebaixamento, o Alviverde na Arena Barueri recebe, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), o Náutico, para recuperar-se e encerrar o jejum que vive no Nacional.

Há três jogos o time de Luiz Felipe Scolari não vence: contra a Ponte Preta, com um time reserva, o Verdão perdeu por 1 a 0, em Campinas. Depois, dois empates: com São Paulo, também em Barueri, e com o Coritiba, derrotado pelo Verdão na Copa do Brasil, nessa quinta-feira no Couto Pereira.
Para voltar a vencer na competição, o goleiro Bruno receitou manter o espírito demonstrado desde a competição que o clube venceu. “Precisamos sair da zona de rebaixamento. Se mantivermos este espírito, tem tudo para dar certo. Está por detalhes (a segunda vitória no Brasileiro). Um pouco mais de atenção e vamos sair dessa posição incômoda”, sentenciou.
O time, que soma sete pontos em dez partidas, terá quatro retornos: João Vitor e Maikon Leite, que receberam o terceiro cartão amarelo no Choque-Rei, ficaram fora no Paraná, assim como o volante Henrique, expulso no clássico.
Valdivia recebeu o cartão vermelho na primeira final contra o Coritiba e levou três jogos de punição. Após cumprir um, porém, o camisa 10 teve sua pena revertida em pagamento de cestas básicas e deve voltar à armação da equipe palmeirense, que na quinta-feira ficou sob responsabilidade de Daniel Carvalho.
Marcos Assunção, com tendinite no joelho direito, e Barcos, recuperando-se de uma cirurgia após crise de apendicite, ainda estão fora. Eles se juntam aos atacantes Luan e Vinícius, além dos zagueiros Thiago Heleno, Maurício Ramos e Román, todos lesionados, que continuam fora e devem fazer com que Leandro Amaro e Wellington atuem novamente entre os titulares.
O Náutico, por sua vez, vem embalado pela vitória sobre a Ponte Preta, por 3 a 0. Com 13 pontos ganhos, o Timbu está na parte intermediária da tabela e terá três desfalques para a partida com o Verdão. O zagueiro Ronaldo Alves cumpre suspensão automática, Souza, com contrato junto à equipe paulista, está impossibilitado de atuar e Martinez está lesionado.
Por outro lado, o técnico Alexandre Gallo ganhou uma nova opção para armar o seu atacante. O experiente Rico, de 31 anos, teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e, com isso, tem condições de estrear pelo clube pernambucano. Márcio Rosário, recuperado de lesão, e Lúcio, após cumprir automática, também voltam ao time.
O ex-palmeirense poderá fazer uma função diferente da que está acostumado, na lateral. Com os desfalques no meio-campo, Gallo pode utilizá-lo no setor, embora não demonstre grande animação com a possibilidade. "O ideal é mexer o mínimo possível na equipe para mantermos nosso padrão de jogo”, disse o técnico, preocupado com o momento do Verdão.
“A gente tem que dar uma sequência de vitórias para dar um conforto maior na tabela. Mas sabemos que o jogo não será fácil. Vamos enfrentar o Palmeiras motivado pela conquista da Copa do Brasil, diante da sua torcida”, completou.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X NÁUTICO
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 22 de julho de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva
Assistentes: José Carlos Dias Passos e Ivan Carlos Bohn
PALMEIRAS: Bruno; Artur, Leandro Amaro, Wellington e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, João Vitor e Valdivia; Mazinho e Betinho (Obina)
Técnico: Luiz Felipe Scolari 
NÁUTICO: Felipe; Alessandro, Jean Rolt, Márcio Rosário (Gustavo) e João Paulo; Elicarlos, Ramirez, Lúcio e Rhayner; Kieza e Araújo
Técnico: Alexandre Gallo


Geral: 36 jogos
22 vitórias do Palmeiras [ 65 gols ]
06 empates
08 vitórias no Náutico [ 33 gols ]

No Campeonato Brasileiro: 27 jogos
16 vitórias do Palmeiras [ 46 gols ]
05 empates
06 vitórias do Náutico [ 26 gols ]

*Incluso jogos da Taça Brasil e Robertão.

>> Como mandante, o Palmeiras realizou 15 jogos contra o Náutico em toda a história: foram 11 vitórias [32GP], 3 empates e somente 1 derrota [9GC]. A única derrota aconteceu na Taça Brasil de 1967, por 1x2, no Pacaembu.

>> Primeiro jogo da história entre os dois clubes. 27/05/1955 [Torneio de Belo Horizonte]: Náutico 1 x 2 Palmeiras, no estádio Independência, em Belo Horizonte-MG. Gols: Liminha e Nei (P); Ivson (N).

>> Primeiro jogo da história entre os dois clubes em São Paulo e pelo Brasileirão. 19/10/1966 [Taça Brasil]: Palmeiras 0 x 0 Náutico.

>> Os últimos confrontos entre os dois times aconteceram no Brasileiro de 2009. No 1o.turno, no Palestra Itália, o Palmeiras venceu por 4x1, gols de Maurício Ramos, Willians, Pierre e Pablo Armero; Márcio Barros marcou para o Náutico. No 2o.tempo, no Aflitos, o Náutico venceu por 3x0, gols de Cláudio Luiz e Bruno Mineiro (2).

>> Últimos jogos entre os dois clubes pelo Campeonato Brasileiro:

12/10/09 - Náutico 3 x 0 Palmeiras
11/07/09 - Palmeiras 4 x 1 Náutico
28/09/08 - Náutico 0 x 0 Palmeiras
29/06/08 - Palmeiras 2 x 0 Náutico
04/10/07 - Palmeiras 2 x 1 Náutico
07/07/07 - Náutico 0 x 1 Palmeiras

>> Decisão: Palmeiras e Náutico decidiram a Taça Brasil de 1967, conquistada pelo Verdão, que venceu em Recife, por 3 a 1, e numa partida extra realizada no Maracanã, por 2 a 0. No Pacaembu, o Náutico havia vencido por 2 a 0.

>> Maiores goleadas: a maior goleada do Palmeiras ocorreu no Brasileiro de 1983, pelo placar de 6x0, no Morumbi. Os gols foram de Cléo (2), Carlos Henrique, Carlos Alberto Seixas, Vágner e Batista. No mesmo ano, o Náutico aplicou a melhor goleada sobre o Verdão, por 3x0, no Arruda. Os gols foram de Mirandinha (2) e Baiano.

>> Curiosidades: dos 35 jogos da história entre os dois clubes, o placar de 2x1 é o mais comum: aconteceu em 7 oportunidades, seguido pelo placar de 3x1, que aconteceu 5 vezes. As goleadas por três ou mais gols de diferença ocorreram em 7 ocasiões.

Nenhum comentário: