sábado, 7 de julho de 2012

Confusão na Série C: Treze e Rio Branco Viajam Para Enfrentar Icasa


A confusão criada fora de campo na Série C do Campeonato Brasileiro parece mesmo não ter fim, colocando sob risco a disputa no gramado. A mais nova notícia diz respeito a uma decisão da Justiça da Paraíba e do Superior Tribunal de Justiça. Em relação à primeira, ela determinava a exclusão do Rio Branco/AC e a manutenção do Treze/PB na competição, que voltava a ter 20 clubes, ao invés dos 21 da primeira rodada. Mas, poucas horas depois, a CBF derrubou uma liminar do clube da Paraíba. E a confusão se criou.

Mais cedo, nesta sexta-feira, a CBF anunciou que o Rio Branco estava excluído da Série C, em função de determinação do Tribunal de Justiça da Paraíba, que determinou a exclusão do clube acreano. O descumprimento custaria multa de R$ 200 mil/dia. Dessa forma, a entidade publicou a decisão em seu site a exclusão do Rio Branco, em nova tabela, e com a permanência do Treze.
Mas uma decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler, suspendeu no início da noite desta sexta-feira os efeitos da liminar proferida em 28 de junho pelo juiz substituto Falkandre Queiroz.
O problema é ainda maior porque Treze e Rio Branco têm opiniões diferentes sobre as consequências desta decisão. E os dois prometem comparecer ao mesmo gramado neste domingo, apesar de não se enfrentarem. Ambos querem enfrentar o Icasa, em jogo em Juazeiro do Norte. Oficialmente, em seu site, a CBF apenas excluiu o Rio Branco da disputa.
O Treze entende que, mesmo com a derrubada desta liminar, outra, proferida pela juíza Ritaura Rodrigues, manteria o clube na Série C. Já o clube do Acre, através de seu Twitter oficial, declarou que “o Rio Branco permanece na Série C e o Treze Futebol Clube é retirado da competição”. O clube ainda informou que já está a caminho do Ceará.
Neste domingo, em Juazeiro do Norte, a partida no estádio Romeirão pode contar, ineditamente, com três equipes em campo. Oficialmente, até o momento, a partida marcada no site da CBF é entre Icasa e Treze, às 16h.

STJD Denuncia Treze e Brasil -RS á FIFA e Clubes Podem Ser Desfiliados


O STJD entende que a dupla ignorou sua importância no país e recorreu à Justiça Comum para conquistar benefícios, o que para a Fifa é irregular e gera uma série de consequência. Conforme o FI vem divulgando desde o início do ano, Brasil e Treze podem receber multas milionárias, punições de dois anos sem jogos oficiais e até mesmo uma desfiliação.
Auditor da Quarta Comissão Disciplinar do STJD, Washington Oliveira explicou o motivo do órgão em acionar a Fifa. Ele argumenta que devido às ações na Justiça Comum, qualquer que seja sua decisão não pode ser alterada. Ele ainda espera a entidade máxima do futebol mundial mostre seu papel fora de campo.
“A situação que se coloca é a seguinte: o STJD, que sempre primou pela serenidade com relação aos litígios, está impedido de proceder os julgamentos, não só isso, mas no caso do Brasil de Pelotas, de impor qualquer sanção ou penalidade ao clube. Queremos é que a Fifa intervenha nesta questão para que demonstre que ela é o real poder que envolve estas questões”, disse.

Por causa de uma decisão da Justiça de Campina Grande, o Rio Branco foi excluído da Série C na última sexta-feira e não poderá entrar em campo no domingo, contra o Icasa. O adversário do time cearense será o Treze, o culpado por todo o imbróglio na competição.
Fonte: Justiça Desportiva

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas que bagunça , hein. Esse é o futebol do Brazil, il, il