quinta-feira, 5 de julho de 2012

Comentarista Esportivo Valério Luiz é Assassinado em Goiânia


"Quero pedir a todos vocês que não deixem o povo esquecer desse crime nas redes sociais e na imprensa." (Mané de Oliveira)






O jornalista Valério Luiz, 49 anos, filho do cronista esportivo Mané de Oliveira, foi morto a tiros no início da tarde desta quinta-feira (5/7) em frente à Rádio 820, no alto do Setor Bueno, em Goiânia.De acordo com a testemunha, havia um motoqueiro parado na porta da rádio já havia algum tempo a espera de Valério. Quando o jornalista deixou a emissora e entrou em seu carro, o motoqueiro se aproximou e efetuou seis disparos. A delegada de Homicídios Adriana Ribeiro na entrevista coletiva agora a pouco, deixou claro que foi uma execução. Ela não quis adiantar nada sobre as investigações que estão sendo apuradas. 



Valério trabalhava também como comentarista esportivo do Mais Esportes da PUC TV . O Governador Marconi Perillo ligou para Mané de Oliveira para avisar que determinou que a Polícia Militar use de todos os recursos necessários para chegar ao autor e possível mandante da execução. Estiveram no local do crime a delegada Geral de Polícia Civil Adriana Accorsi, acompanhada do Secretário de Segurança  Pública do Estado de Goiás João Furtado. As investigações ficarão por conta da Delegada de homicídios Adriana Ribeiro. Um verdadeiro batalhão de jornalistas, parentes e amigos estiveram no local do crime. 
Valério iniciou sua carreira influenciado por seu pai, Mané de Oliveira, um dos mais tradicionais apresentadores esportivos de Goiás. Começou como repórter ,em 1978, pela rádio Difusora de Goiânia. Já trabalhou como repórter e comentarista na TV Brasil Central, TV Serra Dourada, TV Goiânia, Rádio Brasil Central, Rádio Anhanguera, Rádio Jornal 820 AM e UCG TV.
O  corpo foi velado no cemitério Jardim das Palmeiras o enterro aconteceu sob muita emoção e com uma multidão. Na hora do sepultamento o pai de Valério, Mané de Oliveira fez um discurso emocionado: 
"Meus amigos da imprensa, não me deixem gritar sozinho por justiça, me ajudem. Quem matou meu filho é bandido, mas quem mandou matar é mais bandido ainda. Me ajudem a gritar por justiça. Meu filho foi brutalmente assassinado. Preciso de todos vocês, não me abandone. Gritem comigo por Justiça"

Homenagem dos amigos na estreia de Valério na UCG TV






Mensagem de Valério no twitter



 Obrigado, e mais 1 vez, parabens pelo trabalho no blog, vc deveria estar no rádio ou tv.





Nota de Pesar da Associação dos Cronistas  Esportivos do Estado de Goiás


Assassinato de Cronista Esportivo tem repercussão Internacional

Otro periodista es asesinado en Brasil

El comentarista deportivo Valerio Luiz de Oliveira fue asesinado en la tarde del jueves (5) en la puerta de la rádi 820 en Goiania, uno de los lugares en que la víctima trabajaba. La policía encontró, de manera preliminar, que se dispararon al menos seis disparos contra el vehículo en el que acababa de entrar.El reportero acababa de participar en un programa de deportes de la estación, y cuando salió de la radio, alrededor de las 14h, fue abordado por un motociclista que disparó varias veces.Valério era conocido por los polémicos comentarios considerados. Hijo de Mane de Oliveira, uno de los tradicionales presentadores deportivos de Goiás, Valério Luiz ha participado en varios programas deportivos como "Deporte Total" (Televisión Central de Brasil), en varias estaciones, incluyendo TV y Radio .Tenía 49 años de edad, casado, padre de tres hijos y sería abuelo en los proximos meses.

http://es.globedia.com/periodista-asesinado-brasil

Investigações Sobre Assassinato De Valério Luiz Ganharam caratér de Prioridade Absoluta. O Procurador Geral do Ministério Público Dr. Benedito Torres, designou o procurador, Paulo Pereira para dar suporte nas investigações.  São 1O Delegados empenhados nas investigações que são chefiadas pela Delegada Titular da Delegacia de Homicídios, Adriana Ribeiro. As hipóteses de crime por dívida ou passional foram descartadas. O promotor Público Dr. Paulo Pereira afirmou que Valério foi assassinado por conta do exercício da sua profissão.

CLIQUE NO LINK PARA LER A REPORTAGEM DO JORNAL 
http://www.dmdigital.com.br/novo/#!/view?e=20120707&p=2

http://www.dmdigital.com.br/novo/#!/view?e=20120708&p=2

O Ministério Publico solicitou e a justiça já autorizou a quebra de sigilo telefônico dos celulares que estavam na região em horário próximo ao crime. Com isso será possível saber quem estava na região no momento do crime e se o assassino ligou ou recebeu alguma ligação enquanto esperava Valério. Todas ligações na região serão rastreadas por meio da torre de transmissão e os proprietários dos telefones serão identificados. Está sendo feito também o rastreamento através das câmeras de segurança, rua por rua, para saber de onde veio e para onde foi o assassino.  

http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/07/morte-de-comentarista-esportivo-pode-ter-relacao-com-o-trabalho-diz-policia.html





Sociedade Interamericana de Imprensa com sede em Miami (EUA) Se Manifesta Sobre Assassinato do Cronista esportivo Valério Luiz e pede que Autoridades esclareçam  com prontidão este caso com punição dos responsáveis.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) com sede em Miami lamentou  o assassinato do radialista esportivo Valério Luiz de Oliveira ocorrido, em Goiânia (GO), e lembrou que este foi o quinto caso do tipo em 2012 no Brasil.

O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Gustavo Mohme, disse que lamenta a "onda de violência que abala o jornalismo brasileiro" e que considera necessário que as autoridades acabem com o clima de impunidade que "impera em torno dos crimes" contra jornalistas.

Mohme, diretor do jornal peruano La República, pediu às autoridades para "esclarecerem com prontidão este caso e punirem os responsáveis".

Valério Luiz de Oliveira, 49 anos, foi assassinado na quinta-feira em frente à Rádio Jornal 820 AM, na qual trabalhava, por um homem que estava em uma moto e lhe deu sete disparos.

"O crime de Oliveira ocorreu logo quando a Câmara dos Deputados do Brasil realiza audiências públicas nas quais são estudadas propostas para federalizar os crimes contra jornalistas e adotar outras medidas de proteção para a imprensa", informou a SIP.

Neste ano foram assassinados no Brasil outros quatro jornalistas: Décio Sá, em São Luís (MA); Paulo Roberto Cardoso Rodrigues (Paulo Rocaro), em Ponta Porã (MS); Mário Randolfo Marques Lopes, em Vassouras (RJ) e Laécio de Souza de Simões Filho, em Simões Filho (BA).


Pai do comentarista Valério Luiz pede Justiça pela morte do filho
http://g1.globo.com/videos/goias/t/todos-os-videos/v/pai-do-comentarista-valerio-luiz-pede-justica-pela-morte-
do-filho/2028514

Segundo informações que ainda não foram confirmadas pela polícia Civil. O Assassino de Valério Luiz foi preso no dia de ontem. Ainda de acordo com as informações extra-oficiais, o assassino é um militar que fazia segurança para um empresário. A delegada Adriana Ribeiro deverá no dia de hoje 28 de Agosto 2012 se posicionar sobre o assunto.


18 comentários:

Unknown disse...

Que mundo é este em que vivemos. Será que não podemos ter mais opiniões contrárias que vem um louco e atira em nós?
Goiânia precisa urgentemente de SEGURANÇA PÚBLICA para deter estes marginais que destroem famílias e matam pais de família

Unknown disse...

Que mundo é este em que vivemos. Será que não podemos ter mais opiniões contrárias que vem um louco e atira em nós?
Goiânia precisa urgentemente de SEGURANÇA PÚBLICA para deter estes marginais que destroem famílias e matam pais de família

otavio disse...

Os bons e corajosos morrem ou são expulsos do Estado, é por isso que essa imprensa goiana só piora...vide o autor do blog

Unknown disse...

Amigos e profissionais do Esporte... O fato é muito lamentável... MAs quero deixar duas frase à todos vcs...
EL ROI: "Deus que vê" Ele sabe quem fez, quem executou quem planejou! e ELE é:
JEOVÁ-TSIDIKENU: O DEUS de JUSTIÇA!!

JE COMPUTADORES disse...

muito lamentavel, mais aqui em Goias nao podemos falar tudo o que queremos pois parece terra de cangaceiro do nordeste do seculo xvIII.... lembram do kajuru? se nao tivesse ido embora talvez teria o mesmo destino tragico, perdemos um otimo profissional goiano

JE COMPUTADORES disse...

muito lamentavel, mais aqui em Goias nao podemos falar tudo o que queremos pois parece terra de cangaceiro do nordeste do seculo xvIII.... lembram do kajuru? se nao tivesse ido embora talvez teria o mesmo destino tragico, perdemos um otimo profissional goiano

Unknown disse...

Agora era todos nos de goiania nos unirmos e ajudar esta familia achar esses covardes!!! Esta claro que foi uma covardia contra uma familia seria que so faz o bem a toda a populacao de nossa cidade!!!! Isso aqui e um fim de mundo que nao pode continuar assim. Como o Mane disse ele nao merece, e nao merece mesmo, onde chegamos, ninguem merece, essa era hora de todos nos unirmos e fazermos justica, como e feito nos USA, quem muitos critica, so que la isso nao iria passar, porque nao mudarmos todos juntos o que esta acontecendo aqui, mas todos passivos e aceitando essas barbaridades que vem acontecendo a cada, ja esta no limite, isso hoje em dia pode acontecer com qualquer um de nos, e um absurdo que todos deveriamos levar em considercao e lutarmos para mudar, senao esse pais
nunca sera um lugar digno como todos pensam que e, ou sera ?

Unknown disse...

o ser humano deveria ser extinto da terra;;acabou;o mundo ta perdido;hoje em dia vç tem que ficar mudo não tem direito de falar o que pensa

camila nobre disse...

gente mais qui covardia um homem ,novo lindo cheio de vida ser morto corvardimente assim ,nem da pra acreditar e muita maldade o pai dele desesperado gritando e muita dor e muito pra um pai ,eu assistir o vídeo do pai do Valério e triste e muito sofrimento um pai ver o filho morto daquele jeito ,oura coisa qui eu não intender porque ninguém avisou a ele qui tinha um motoqueiro parado na porta da radio ,porque assim dava pra chamar a policia e evitava esse crime brutal.o qui não pode deixa e esse crime passar como tantos outros tem passado ,um homem qui era polemico sim porque não nos somos lives pra falar o qui quiser ,nada justifica o qui fizeram com o Valério ,nossa ele deixou 3 filhos ,uma família amigos ,ele era um homem bom da pra ver ,eu não o conheci ,mais fiquei muito triste ,eu chorei au ver o pai desesperado daquele jeito eu chorei ,e como pode um assassino tirar a vida de uma pessoa assim ,esse assassino tem qui ser preso e fica o resto da maldita vida na cadeia, porque um monstro desse tem qui ser punido tem qui pagar sim ,a vida do Valério eu tenho certeza ,qui era muito preciosa , já desse bandido não vale nada nem um centavo,eu sinto muito mesmo com essa morte sem motivo sem noção do qui fez ,charo qui sim ele deve ter sido mandado por alguém ,essas pessoas não tem coração e covardia ,apolicia e qui tem qui fazer alguma coisa pra prender esses assassinos ,o pai dele falou qui sabe quem mandou matar o valeiro então esta fácil de descobrir quem matou o ,e ate pecado matar um homem tao lindo como o valeiro muita luz valeiro e meus sentimentos pode saber qui você vai fazer muita falta e qui DEUS ilumine seu caminho ,e qui logo vai fimdescobri quem tirou sua vida fica com DEUS da camila ,

camila nobre disse...

gente mais qui covardia um homem ,novo lindo cheio de vida ser morto corvardimente assim ,nem da pra acreditar e muita maldade o pai dele desesperado gritando e muita dor e muito pra um pai ,eu assistir o vídeo do pai do Valério e triste e muito sofrimento um pai ver o filho morto daquele jeito ,oura coisa qui eu não intender porque ninguém avisou a ele qui tinha um motoqueiro parado na porta da radio ,porque assim dava pra chamar a policia e evitava esse crime brutal.o qui não pode deixa e esse crime passar como tantos outros tem passado ,um homem qui era polemico sim porque não nos somos lives pra falar o qui quiser ,nada justifica o qui fizeram com o Valério ,nossa ele deixou 3 filhos ,uma família amigos ,ele era um homem bom da pra ver ,eu não o conheci ,mais fiquei muito triste ,eu chorei au ver o pai desesperado daquele jeito eu chorei ,e como pode um assassino tirar a vida de uma pessoa assim ,esse assassino tem qui ser preso e fica o resto da maldita vida na cadeia, porque um monstro desse tem qui ser punido tem qui pagar sim ,a vida do Valério eu tenho certeza ,qui era muito preciosa , já desse bandido não vale nada nem um centavo,eu sinto muito mesmo com essa morte sem motivo sem noção do qui fez ,charo qui sim ele deve ter sido mandado por alguém ,essas pessoas não tem coração e covardia ,apolicia e qui tem qui fazer alguma coisa pra prender esses assassinos ,o pai dele falou qui sabe quem mandou matar o valeiro então esta fácil de descobrir quem matou o ,e ate pecado matar um homem tao lindo como o valeiro muita luz valeiro e meus sentimentos pode saber qui você vai fazer muita falta e qui DEUS ilumine seu caminho ,e qui logo vai fimdescobri quem tirou sua vida fica com DEUS da camila ,

Zé Carlos disse...

Cleuber,

Veja o comentario que estou postando nos blogs dos "jornalistas" do Eixo:

"Lamental e previsivel o tratamento que voces da cronica esportiva do chamado "grande eixo" Rio-SP estão dando à morte do colega Valerio Luiz.
O amigo foi executado na saida da rádio onde trabalhava motivado claramente por suas opiniões.
Claro que os "jenios" do Rio e São Paulo não falam nada. É de Goias.
Este País nunca irá pra frente enquanto para voces existiram somente São Paulo.
O resto? O resto é pra bater palmas e mandar dinheiro."

Anônimo disse...

vou dar uma dica pra policia: no esporte só tem uma pessoa que poderia ter encomendado esse assassinato, e todos sabem quem é. agora na politica,ele vinha fazendo alguns comentarios sobre a operacao monte carlo, mas se for por esse ultimo motivo vai ter que trazer investigadores de outros estados.meu amigo mané de oliveira, abra o olho!

Rodrigo Carvalho disse...

Não iremos esquecer, até que se aponte os mandantes e o assassino desse ato violento, cruel, desumano e abominável!

Apesar de seus comentários apimentados, Valério Luiz não era mau pessoa e fazia o seu trabalho pois as críticas servem para que alguem ou alguma coisa seja melhorada através das críticas que são apontadas. Ele era muito crítico mas no mesmo momento era divertido, bem humorado, engraçado e um ótimo profissional e nunca ficou em cima do muro em seus comentários e expunha seus pontos mesmo que soubesse que a partir dali iria desagradar um ou outro ou determinado grupo de pessoas ou torcida.

Isso faz parte do jornalismo e ele se mostrava bom no que fazia pois era imparcial e até seu clube de coração, o Atlético Goianiense, ele criticava, claro era a função dele comentar e analisar os fatos decorrentes do mundo do futebol e ninguém, muito menos um jogador, um clube, é 100% todos os dias e hora ou outra seria elogiado assim como criticado , é absolutamente normal, por isso a hipótese de isso ter algo a ver com o esporte nos deixam indignados e revoltados!

Estamos aguardando o desenrolar das investigações e torcendo para que tudo seja elucidado e descoberto e todos os dias estou tocando no assunto lá no nosso blog e também estou nessa corrente na esperança de que tudo acabe da forma que deve acabar: com os criminosos punidos exemplarmente e que a Justiça, pelo menos dessa vez, seja realmente feita sem privilégios a assassinos e pistoleiros.

A impunidade não pode mais reinar absoluta em nosso país e com isso famílias vão a cada dia perdendo seus entes queridos tal qual neste momento a família de Manoel de Oliveira está passando. Logo ele, tão trabalhador, querido, honesto e influente, ter que enterrar um filho que desde adolescente trabalhou com ele e vendo no pai um espelho, pois Valério aprendeu os bons valores e ter responsabilidade desde cedo e o desespero e a dor do Mané corta em nossa carne pois nos colocamos no lugar dele e de sua família e realmente só de pensar nisso já é muito triste.

Não será a morte de Valério que calará a voz da imprensa goiana, tenho muita fé e creio que isso não ficará incólume!

Abraço a todos

www.digaofutebol.com
@digaofutebol

Anônimo disse...

Que a imprensa esportiva do estado de Goiás é tendenciosa é
fato. so que isso não da direito de ninguem tirar a vida de
um ser humano!

Vives mil años disse...

Que mundo é esse? É esse mundo, uai. É o mundo-monstro com que a maioria concorda. O mundo do dinheiro, do lucro. Pode ter certeza, direta ou indiretamente, esse crime vai estar muito bem relacionado com poder e grana. É o mundo do dinheiro, o mundo que todos querem. Que tal lutar de verdade pra mudar isso? Comunismo, Anarquismo, Ociocracia já. Capitalismo se alimenta de crimes.

Vives mil años disse...

Que mundo é esse? É esse mundo, uai. É o mundo-monstro com que a maioria concorda. O mundo do dinheiro, do lucro. Pode ter certeza, direta ou indiretamente, esse crime vai estar muito bem relacionado com poder e grana. É o mundo do dinheiro, o mundo que todos querem. Que tal lutar de verdade pra mudar isso? Comunismo, Anarquismo, Ociocracia já. Capitalismo se alimenta de crimes.

cacio alves disse...

realmente e uma crueldade o que se fez com esse rapaz, essa familia.... espero em "DEUS" a soluçao pra esse assassinato, pois sbemos que ele sabe quem planejou, quem mandou e quem e o executor , quem tirou a vida de um ser humano. Uma coisa e certa a verdade sempre será revelada um dia, espero eu que seja o mais rápido possivel. E que DEUS possa confortar a familia neste triste momento.

Celio Carlos disse...

Concordo com o amigo! Deveriamos dar as mãos, todos os profissionais da comunicação de todo país. Um crime Bárbaro cometido por uma pessoa que não deve ter pai, mãe, filhos e muito menos sentimento. Foi tirada de forma brutal a vida de uma pessoa maravilhosa, bom amigo e excelente profissional. Ele tinha seu estilo diferente de comunicar, porém, que agradava e muito aos ouvintes. Fora dos microfones, simplicidade, humildade e companheirismo. Que Deus ilumine todas as pessoas envolvidas em exclarecer esta tragédia, para que todos os culpados sejão apresentados ao Brasil e claro, o mais importante, que sejam presos e passem os restos de suas vidas atrás das grades, pois só assim poderão refletir sobre a maldade que fizeram, sobre o grande pecado que cometeram. Deixo um abraço e o desejo de muita paz, amor, saúde e muita força de Deus aos familiares do amigo que estará sempre em nossas memórias e em nossos corações; Valério Luiz.