sexta-feira, 8 de junho de 2012

Técnico Morre de Ataque Cardíaco um Dia Depois de Ser Anunciado

Um dia depois de ser anunciado como novo técnico do Villarreal, Manuel Preciado (foto), de 54 anos, morreu nesta quinta-feira após sofrer um ataque cardíaco. O treinador havia aceitado a proposta para assumir o comando do time espanhol na última quarta e havia assinado um acordo para dirigir o time por um ano. Ele seria apresentado oficialmente nesta sexta-feira e teria a missão de reconduzir o clube à primeira divisão do Campeonato Espanhol, após o rebaixamento ocorrido na última edição da competição.

O presidente do Villarreal, Fernando Roig, lamentou muito o ocorrido e disse que o clube irá amparar os familiares de Preciado.
"Nós iremos dar suporte à sua família, respeitaremos os seus sentimentos e ajudaremos neste momento difícil", disse o dirigente.
Preciado comandou vários times do futebol espanhol, entre eles Racing Santander, Levante, Múrcia e Sporting Gijón. Sob o comando de Levante e Gijón, levou os dois times para a elite do futebol espanhol em 2004 e 2008, respectivamente.
O Villarreal revelou que Preciado estava em Valência quando sofreu o ataque cardíaco nas primeiras horas desta quinta-feira. "Estamos todos chocados", disse o técnico da Espanha, Vicente del Bosque, na Polônia, onde prepara a seleção do país para a Eurocopa, que será iniciada nesta sexta.
O Real Madrid também se manifestou publicamente para lamentar a morte de Preciado, que era uma figura carismática e querida na Espanha. O técnico José Mourinho, que sofreu sua primeira derrota em casa sob o comando do Real no Campeonato Espanhol justamente para o Sporting Gijón dirigido por Preciado, lamentou a morte do companheiro de profissão, dizendo que ele "sempre foi um digno rival".
Bate-boca
Na derrota para o Gijón, a primeira em casa de Mourinho em nove temporadas no futebol europeu, o treinador português chegou a protagonizar um público bate-boca com Preciado, mas nesta quinta não deixou de elogiá-lo em uma carta aberta publicada no site oficial do Real. "Ele tinha tudo que eu gosto nas pessoas e desportistas: honestidade, caráter e coragem para lutar", ressaltou.

Preciado, um nativo da região de Cantabria, que fica no norte da Espanha, começou a sua carreira de treinador na terceira divisão do Campeonato Espanhol em 1995, antes de liderar o acesso do Levante à elite do futebol do País na temporada 2003/2004 e depois repetir o feito pelo Sporting Gijón, após dez anos fora da primeira divisão, na temporada 2007/2008.
Ele treinou o Sporting por cinco temporadas e meia, antes de ser demitido no meio da atual após um início ruim de Campeonato Espanhol no ano passado. Mesmo após a demissão e a troca de comando, o time de Gijón foi rebaixado junto com Villarreal e Racing Santander.
Ao lamentar a morte de Preciado, o Sporting disse nesta quinta que ele "escreveu seu nome na história do clube com letras de ouro". Ele dirigiu o time em 232 partidas e só esteve menos vezes no comando do time do que Jose Diaz Novoa's, com 282 jogos ao total. Como jogador profissional, ele atuou por Mallorca, Alavés, Ourense, Liñares e Gimnastic de Torrelavega.

Futebol Interior

Nenhum comentário: