Maior estrela em atividade no futebol brasileiro, visto como
herdeiro de Pelé no Santos e pretendido por vários clubes europeus, Neymar se
transformou em um fenômeno no País, onde sua imagem está associada a diversos
produtos.
Seja em bancos, meias, passando por móveis,
cuecas, produtos de higiene pessoal e automóveis, o jovem atacante entra todos
os dias em milhões de lares, graças aos anúncios que protagoniza nos meios de
comunicação, que fizeram com que sua figura, conhecida pelo cabelo no estilo
moicano, seja tão popular quanto seus gols e dribles.
"Neymar é um fenômeno de marketing que
está próximo de se transformar na principal figura do futebol nos próximos
anos, podendo ser comparado até a Pelé. Pela idade e trajetória, pode superar
Ronaldo e igualar Pelé, apesar de eles terem jogado em épocas diferentes",
disse o sócio e diretor da Pluri Consultoria, empresa dedicada a estudar o
mercado esportivo, Fábio Pinto Ferreira.
A presença do atleta é tão única que, na
opinião de alguns especialistas do setor, ofusca estrelas que reinaram na
publicidade brasileira, como Pelé e Ronaldo ou até mesmo a modelo Gisele
Bündchen.
De
acordo com a revista France Football, Neymar está entre os jogadores mais
bem pagos do mundo, com renda anual de mais de R$ 34 milhões, a maior parte
oriunda de contratos publicitários e de patrocinadores.
Para custear o salário do jogador de 20
anos e evitar sua ida para o futebol europeu, o Santos se associou até a Copa
de 2014 com um grupo de patrocinadores. Nike, Volkswagen, Panasonic, Red Bull,
Tenys Pé Baruel, Lupo, AmBev, Claro, Unilever e banco Santander são algumas das
marcas associadas ao atacante.
A
popularidade é tanta que em 2011 Neymar apareceu na série de televisão Malhação, da TV Globo, esteve no
clip da música "Eu quero tchu, eu quero tcha", da dupla sertaneja
João Lucas & Marcelo, e fez muitas adolescentes tatuarem seu nome pelo
corpo.
Devido aos compromissos publicitários, que
incluem gravações e participações em eventos, o atleta teve que recorrer várias
vezes a helicópteros para fazer seus deslocamentos e poder chegar a tempo aos
treinos e jogos.
Um recente estudo da Pluri, que levou em
conta não apenas o preço que o jogador custou ao clube e o valor da cláusula de
rescisão, mas 15 critérios específicos, como idade, criatividade, regularidade,
força física, títulos conquistados e capacidade de retorno financeiro, afirmou
que Neymar está avaliado em R$ 137,5 milhões.
Especialistas em marketing consideram que a
exposição midiática do atacante está perto do teto e que seu próximo passo
deveria ser ir para um clube europeu para ser um ídolo de repercussão mundial
em clubes como Real Madrid, Barcelona ou Chelsea, que já demonstraram interesse
em sua contratação.
"Neymar tem potencial para chegar e
ser ídolo na Europa, pois vive um grande momento, e do ponto de vista
publicitário tem carisma para conquistar o 'Velho Continente' com um status de
estrela", declarou o diretor da agência Brunoro Sport Business, Eduardo
Rezende.
"O desafio para Neymar agora é a Copa
de 2014, em que será a referência do Brasil, e conquistar a medalha de ouro nos
Jogos Olímpicos de Londres", acrescentou.
Pênalti não é mais problema para Neymar. O atacante chegou ao seu 12º acerto consecutivo no fundamento durante a vitória por 4 a 1 da Seleção sobre os Estados Unidos, na última quarta-feira, e enterrou um passado problemático na linha da penalidade.
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