domingo, 17 de junho de 2012

Náutico x Grêmio: Jogo Marcado na História Pela Batalha dos Aflitos


Para os apreciadores da história do futebol, a partida entre Náutico e Grêmio em 26 de novembro de 2005, válido pelo quadrangular final da Série B daquele ano é um dos jogos épicos do futebol brasileiro. Neste domingo, a partir das 18h30, nos Aflitos, os times poderão reviver aquele momento, mas desta vez em situações totalmente diferentes, pois ambos os clubes estão na quinta rodada do Brasileirão.


Até aqui o Náutico venceu apenas um jogo, justamente na última rodada, quando bateu o Botafogo por 3 a 2. além disso, o time de Natal havia empatado em outra oportunidade o que deixou o Timbu com quatro pontos, na 13ª colocação. O Grêmio, que está na semifinal da Copa do Brasil, acumula três vitória, sendo que na última rodada o time gaúcho venceu o Corinthians por 2 a 0, em porto Alegre.

Relembrando a Batalha dos Aflitos


Depois de um ano na Série B, o Grêmio conquistou o título no quadrangular final e, em 2006, voltou para a Série A, subindo juntamente com o Santa Cruz de Pernambuco, maior rival do Náutico. Os outros dois times do quadrangular eram o Timbu e a Portuguesa.

No jogo final, em que o Grêmio venceu o Náutico por 1 a 0, houve dois incidentes: a torcida pernambucana trancou os gaúchos no vestiário (foi uma retaliação à falta de água ao Náutico em Porto Alegre) e após o juiz ter marcado um pênalti para o Náutico, instaurou-se confusão que levou à expulsão de 3 gremistas (o Grêmio já tinha um homem a menos). Após aproximadamente 25 minutos de paralisação, o Náutico finalmente pôde cobrar a penalidade (que, se convertida, eliminaria a equipe gaúcha e classificaria as duas equipes pernambucanas para a série A). Porém, o goleiro Galatto, do Grêmio, defendeu a cobrança.

Na continuação do lance, emque Galatto defendeu a penalidade, o jovem atacante Anderson (hoje no Manchester United-ING) ainda marcou um gol que deu o título ao Grêmio, mesmo com seis jogadores na linha. O episódio ficou conhecido pela torcida gremista como "Batalha dos Aflitos", em referência ao nome do estádio do Náutico. O episódio acabou inspirando um filme intitulado "Inacreditável - A Batalha dos Aflitos" dois anos após a antológica partida.

Futebol Interior

Nenhum comentário: