sexta-feira, 15 de junho de 2012

CBF Consegue Cassar Liminares e Séries C e D poderão Começar


Reviravolta nas Séries C e D. Na noite desta quinta-feira a CBF conseguiu cassar três liminares na Justiça Comum, no Acre, Tocantins e Rio Grande do Sul e as duas últimas divisões do Campeonato Brasileiro poderão começar no dia 23 de junho, vetando a entrada de Rio Branco, Araguaína e Brasil de Pelotas, clubes que pleiteavam o ingresso na Terceirona. Falta apenas uma liminar em vigor, do Treze, de Campina Grande, que vem conseguindo seguidas vitórias na Justiça da Paraíba.

Até então, parecia mais um dia perdido no longo imbróglio jurídico das Séries C e D. Uma reunião à tarde com o presidente da CBF, José Maria Marin, e os representantes dos quatros clubes com ações na Justiça Comum, que resultaram na paralisação das duas últimas divisões do futebol brasileiro, tido como essencial para o desdobramento do caso não rendeu muito. 

Os clubes não entraram em um acordo com a entidade, que solicitou a retirada das ações, e a situação seguiu na mesma, apesar da ameaça de severa punição por parte da Fifa, que rechaça qualquer envolvimento da Justiça Comum na esfera esportiva. Isso à tarde. Trabalhando de forma paralela no campo jurídico, a Confederação Brasileira de Futebol conseguiu cassar três liminares, dando uma sobrevida aos dois campeonatos brasileiros, que terão a participação dos pernambucanos Santa Cruz e Salgueiro na Série C e Petrolina e Ypiranga na Série D.

Comunicado 

Antes mesmo de cassas as liminares, a CBF já indicava o provável desfecho da confusão, através de uma nota oficial.

"O presidente José Maria Marin reuniu-se nesta quinta-feira, na sede da CBF, com todos os segmentos e partes envolvidos, direta e indiretamente, na disputa do Campeonato Brasileiro das Séries C e D 2012. Ao final do encontro, Marin mostrou-se otimista quanto a uma solução favorável, nos próximos dias, para o problema que impede o início das competições."

Entenda o caso

No ano passado, o Rio Branco conseguiu uma ação na Justiça Comum para disputar o Campeonato Brasileiro em seu estádio. Na ocasião, a CBF fez vista grossa e não puniu o clube do Acre. Agora, Treze e Araguaína aproveitaram a brecha e entraram com uma ação para conseguir um posto na Série D.

Já a outra briga fica entre Brasil de Pelotas e Santo André. Na temporada passada, o clube do Rio Grande do Sul foi punido por ter escalado um jogador irregular, no episódio em que alega não ter sido informado sobre a suspensão do atleta. Com isso, acabou rebaixado e o time paulista seguiu na Série C. Em seguida, contudo, o Brasil conseguiu não ser penalizado na justiça e, agora, quer reaver o seu posto na Terceirona, apesar da derrota nesta quinta. 

As duas competições estão suspensas pelo desde 23 de maio, em uma decisão do presidente do STJD, Rubens Approbato, por causa do conflito de interesses gerado pelas liminares. O documento foi acatado pela CBF, que expediu o ofício 096.12.

Superesportes

Nenhum comentário: