sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sport. Um Gigante Adormecido. Uma Tradição Que Não Pode Ser Esquecida

Dos 10 últimos Campeonatos Brasileiro da Série B o Sport Esteve Presente em 7. 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2010, 2011 
Por Daniel Freire
 http://click360graus.com.br/tour/pe_final_2012/ 
                                          O Sport Clube do Recife não é o maior clube do Brasil, contudo está inserido entre os 20 maiores e tradicionais clubes brasileiros. E isto é fato.
Foi fundado em 13 de maio de 1905, por um pernambucano que viveu por muitos anos na Inglaterra, chamado Guilherme de Aquino Fonseca, onde estudou na Universidade de Cambridge, e regressou a Pernambuco trazendo consigo a paixão pelo novo esporte daquele país, o futebol.
Nascido sob o lema: Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará.
Um Clube centenário, de títulos com chancela da CBF. Sendo Campeão Nacional de 1987. Vencedor de uma das mais dificieis Copa do Brasil, atropelando equipes como Palmeiras, Internacional, Vasco e Corinthians. Bi-campeão do Nordeste. fora os 39 títulos locais.
O clube que tem um grande patrimônio, com uma estrutura formada por estádio multi-equipado, centro de treinamento e garagem de remo. O Complexo Esportivo da Ilha do Retiro, com área total de 14,1 hectares (141.000 m²), abriga sede social, campo principal e auxiliar, apart-hotel com 12 apartamentos para concentração dos profissionais, parque aquático e etc…
Uma torcida que em sua última pesquisa passava dos 3 milhões de torcedores, a frente de forças do futebol brasileiro.
Sport  passou décadas na Elite. Se tornando uma das forças do Nordeste em nível Nacional. No Ranking da CBF sempre entre os 20 melhores.
Clube que teve grandes atletas que chegaram na seleção Brasileria como Manga, Ademir Menezes, Vavá, Traçaia, Roberto Coração de Leão, Givanildo, Chiquinho, Juninho Pernambucano, Russo, Leomar, Jackson, etc…
O Último a vestir a camisa rubro-negra e ter passado pela Canarinha foi Marcelinho Paraíba, que se desligou do clube na ultima segunda-feira (13 de maio);
Nas décadas de 70, 80 e 90 em franca ascenção, inclusive longe da famigerada Série B, iniciada oficialmente em 1988. Para se ter uma ideia, Sport nesta última década, esteve 7 vezes na Série B, de 10 participações. O que comprova que a queda foi tremenda.
Sport era um dos times mais respeitados fora do eixo. Uma equipe chata, que sempre revelava bons valores. Inclusive todas as seleções Brasileiras campeãs mundiais tinha pelo menos dois Pernambucanos, o que prova que o estado tem tradição em revelar talentos.
Mais de 2000 para cá o que vemos é um retrocesso sem tamanho. Gestões pífias, amadoras, que além de deixar o clube endividado, acabaram com a base do clube.
Sport está nivelado por Baixo. A Ilha é da Fantasia. Sport hoje está abaixo de equipes como Coritiba e Atlético-GO. Não tem competitividade a tempos. A parte física é irreconhecível. Times lentos e descompromissados são a tônica dos últimos anos. Onde jogador pintava e bordava. E cartolas se escondiam.
Sport, Náutico e Santa a tempos não revelam ninguém. O Porto é quem vem salvando a lavoura.
Sport faz parte de um estado guerreiro, que expulsou os holandeses, que ama sua terra. Tido como uma das resistência contra a colonização sulista. Que brigou nos tribunais até o fim pelo seu direito adquirido no título de 87.
A equipe despencou da Libertadores para uma quase Série C.
Com a saída de Silvio Guimarães, e a entrada de um Gestor Moderno, Gustavo Dubeux, esperava-se uma grande evolução em todos os sentidos. Tal como profissionalizamo dos gestores, crescimento estrutural e evolução do futebol profissional. Até que na parte estrutural deu-se um acréscimo com o CT e a possível Arena, contudo no futebol foi trapalhada em cima de trapalhada. Verdadeira Sessão pastelão.
Dois anos de Mico para equipes de divisões inferiores. Elencos mau planejados, derrotas humilhantes. Dubeux deverá deixar o Cargo com nenhum título. O que o salvou foi um acesso apocalíptico.
Promessas jogadas ao vento. Ao assumir o clube lançou uma frase de efeito: Os nossos sonhos terão inveja do nosso futuro. Falou Dubeux. E Hoje esse futuro parece um pesadelo.
Em seu retorno, o torneio de prioridade do Clube, a equipe chega totalmente esfacelada. Manco e sem nenhum meia no elenco. Planejamento 0.
Quando se imaginava que já tinha-se visto de tudo a última da direção deixou estupefato qualquer torcedor local quiça rubro-negro.
O diretor falou que iria por a torcida do Flamengo na Geral do Placar visando gerar renda.
Isto mesmo…
Segundo um diretor a torcida do Sport não ia, e como o clube precisa de renda…
É o mesmo pensamento dos times nanicos do Nordeste… O Blogueiro nunca pensou em ver algo semelhante  em Recife. Em vez de fazer uma promoção, devido a derrota em casa e a perca do título estadual. Dão um presente mantendo valores altos e prestigiando uma torcida rival e detestada do torcedor leonino.
Espero que a torcida esteja vendo tudo e armazenando em sua memória. Isso serve para os três da Capital. Votar por Grife, por nome não existe. Exijam projetos e cobrem que os seja cumprido. Quem sabe na próxima década tudo isso não tenha servido para uma quebra de paradigmas.
Sport precisa respirar, voltar a crescer ou se não será apenas uma lenda de um grande clube Nordestino ex-pioneiro, que abriu Pernambuco para o Brasil e seus gestores o trancaram em um mundinho pequeno e escuro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sou torcedor do Sport, sócio patrimonial em dia há anos. Meus três filhos de 10, 8 e 6 anos duas meninas e um menino, respectivamente; entram em campo com os jogadores do Leão, sempre que posso ir aos jogos. Ou seja, somos uma família tradicional Rubro-Negra.
Fico muito triste em ter que admitir que concordo com tudo que foi dito, e não estou animado! Aguardo de forma tristonha uma goleada do Flamengo na Ilha, no

Anônimo disse...

Você disse tudo nesse belo texto. O Sport está refém de péssimas gestões e me parece que o atual presidente não entende de futebol, pois o que ele fala em fazer, faz o contrário.
E ainda falam em planejamento...

tony disse...

tudo isso é fruto de uma torcida frouxa!!! somos os maiores culpados disso tudo que esta acontecendo com o SPORT

tony disse...

tudo isso é culpa de uma torcida omissa e frouxa!!! somos os maiores culpados disso que esta acontecendo,nosso lema é apoiar,apoiar e apoiar,temos que protestar e muito senão vamos parar na serie D e falidos