quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sport, Torcedor, Paciência, Protesto Inusitado


Por Daniel Freire
O maior patrimônio de um clube é sua torcida e isso ninguém pode negar, embora alguns cartolas não entendam isso ou os próprios fans não saibam ou não se deem o real valor. E são estes torcedores que funcionam como termômetro maior dos seus respectivos clubes de coração.

Entretanto quando o futebol vai mal, a torcida começa a cobrar, a reclamar seja com algum(s ) jogador(es), com o time ou até mesmo com os gestores, demonstrando suas frustrações e decepções com protestos, até criativos as vezes.
Se a equipe vai vem, jogos com campos lotados, aumento de vendas de produtos do clube, aumento de receita com quadro de sócios mais populosos, e etc.
E este é o caso atual do torcedor rubro-negro recifense.
Mesmo crescendo estruturalmente com um novo e moderno CT, Projeto de nova Arena e um Marketing bem funcional, apresenta um grande problema. O carro chefe do clube, o futebol “profissional”, que não vai lá muito bem das pernas.
Sua torcida vem ressabiada desde a era Silvio Guimarães, que levou o Sport da Libertadores para quase uma Série C. Entretanto uma nova diretória assumiu e chegou com a ideia de modernidade e profissionalismo.
Algumas idéias estão realmente evoluindo, mas voltando ao quesito futebol, não está acompanhando a grandiosidade do clube, o prumo é torto. E as diversas promessas, desde o começo do ano foram minando o resto da paciência de alguns torcedores.
Prometido três jogadores diferenciados, ao nível de Marcelinho(que ao clube, não mais faz parte), como prometido, a torcida leonina espera, sentada claro, para não se cansar, alias, nem esperam mais. Até preferem que cheguem nomes menos badalados, mais que venham.
Antes a conversa era que até a metade do estadual o grupo estaria arrumado, depois, ao termino do campeonato chegam os dito cujos, agora, em pleno Brasileirão, até a 4 rodada deve aparecer algum atleta. Pelo menos é o que é prometido. E o pior, um diretor em plena rádio, ao vivo, ontem, afirmou que em breve o mercado estará arrefecido até a rodada citada acima, e que ai sim facilitaria a vinda de algum jogador. Resumindo, a sobra será contratada.
Dai já se vê, a paciência vai se exaurindo e a torcida começa a protestar. Principalmente pelo enfraquecimento da equipe após sucessivas dispensas e algumas lesões inesperadas, o certo é que o Sport de hoje tem carências de qualidade, de peças e de planejamento.
Sport entrou na competição principal todo improvisado, sem sequer um meia, mesmo que de segundo escalão no elenco. Thiaguinho vem se esforçando na posição, entretanto vê-se claramente que armação não é a praia dele, e só fez expor o problema do clube. O Primeiro volante era um dispensável na série b (já que Hamilton tava no DM), que vem até te superando. Alias o elenco vem se superando através de muita garra. Mais o gás não durará pra sempre e qualidade se faz necessária.
Até por que das 40 equipes que jogam a Série A e B, a que tem mais carência (proporcionalmente a suas divisões) é a do Sport, que até tem algumas peças boas. Mais está incompleto em termos de posições especificas.
Voltando ao torcedor, a impaciência com a demora nas contratações vem 

rendendo bons protestos. A torcida do Sport é até certo ponto pacífica. Se algo semelhante tivesse ocorrido por exemplo no Corinthians, o bicho pegava. Graças a Deus que aqui reina a paz.

Vimos alguns protestos tal como: anunciarem no mercado livre, jogadores que não agradam, faixas contra diretores ou presidentes no estádios, campanhas em redes sociais, inclusive existe uma que vem ganhando força, a corrente: #contratadubeux. e até os mais radicais #foradubeux. Entretanto nenhuma foi tão criativa como a de um rubro-negro ou um grupo, que anunciou no Classilíder, caderno de classificados do Diario de Pernambuco,

A lerdeza da direção leva torcedores ao desespero. Protesto criativo pago do bolso chama a atenção.
que o Leão estaria procurando meias e atacantes. Fato inusitado, criativo e bem humorado. O que prova que a torcida não está nada satisfeita com tamanha demora.
Resta aos dirigentes abrirem os olhos para o apelo de sua torcida. Pois a voz do povo é a voz de Deus.
Amanhã (00:00h) um atacante de qualidade estará aportando na Veneza brasileira. Mas ainda é pouco.
Uma pesquisa da placar mostrou o quanto a torcida nordestina, e mais precisamente a do Sport prestigia seu clube, mesmo com todo desconforto do estádio e dos aborrecimentos na compra de ingressos. Para auxiliar o seu clube.
Mas ela precisa ser acalentada…
Até para que o trabalho estrutural não seja penalizado ao final da gestão Dubeux. O presidente precisa agir com mais veracidade, não prometendo o que não poderá cumprir. E os diretores tem que ser mais arrojados e ferozes neste novo cenário e complicado mercado nacional.
Até porque a gestão de Dubeux está marcada por não ter conquistado nenhum título. Inclusive ele citou que se perguntassem se a torcida preferiria subir a dois títulos estaduais, fatalmente teria um sim unânime. Mais se cair, de nada serviu, será lembrada como uma gestão nota zero.
O Blog torce para que o Sport faça uma boa campanha, que para pernambuco é o mais importante. Porem seus diretores precisam por os pés no chão e procurarem peças viáveis.
O Sport é um grande do futebol que precisa despertar do sonho do acesso para a nova realidade do futebol, antes que termine em um pesadelo profundo e cruel.

Um comentário:

Rodrigo Carvalho disse...

A torcida mostra a sua ira! Mas é de se entender mesmo, pois com essa discrepância de valores de patrocínios e das cotas da tv, cada vez mais haverá o distanciamento dos clubes que tem mais dinheiro e mídia a favor do que de outros clubes como o próprio Sport, Coritiba, Figueirense, Bahia, Portuguesa, Ponte Preta, Náutico e Atlético-GO por exemplo.

E, se esses clubes não tiverem um elenco competitivo já é meio caminho andado pra zona de rebaixamento. Lembrando que recentemente o Sport perdeu até o atacante Marcelinho Paraíba pro modesto Grêmio Barueri, time de empresários e sem torcida, que está na Série B do Brasileirão! Por essas e outras é que a torcida chia e com razão!

Abração

www.digaofutebol.com