domingo, 6 de maio de 2012

Sport é o Favorito na Decisão e Santa Cruz Tenta o Bi


Prontos para a decisão
Por Daniel Freire
Leão joga neste domingo contra o Santa Cruz de olho no 40º título, enquanto o Tricolor quer um Bí-campeonato que não acontece a 23 anos…
O Campeonato Pernambucano de 2012  está abrindo a cortina para o seu derradeiro embate, 180 minutos e mais alguns aflitivos descontos. Foram no total 136 jogos; 12.648 minutos, e apenas uma torcida gritará alegremente, é campeão no próximo dia 13 de maio.

Mas para isso acontecer será necessário muita luta, coragem, vontade, determinação de ambas as equipes, pois a grande batalha futebolisticamente falando começará hoje.
Sport e Santa Cruz, Leão contra a Cobra Coral, dois times de massa, dois clubes da Capital; Embate antigo, se consideramos o ranking geral, primeiro e segundo respectivamente, Rubro-negro e tricolor, dos torcedores no campo, na televisão, no barzinho, no Smartphone, no tablet, torcedor do interior, adversários eliminados, o povo pernambucano que gosta de futebol, incluindo os exilados, pelo PFC, TV a cabo, estarão todos ligados, neste jogão, vigésima segunda final, está 12×9 para o Sport, desde 1916, que essa peleja aconteceu pela primeira vez;
No Arruda e Na Ilha, Zé contra Mazola, Denis Marques versus Marcelinho, sem as torcidas organizadas, mesmo num campeonato tumultuado, onde diretores soltaram farpas, Presidente da FPF tropeçou em suas próprias palavras, mesmo que alguns torcedores afirmem que o Campeonato nada vale, os do contra caso vença será o primeiro a tirar onda; pois a paixão da disputa, a conquista eminente, a greia com o rival alheio, em plena segunda de expediente, corre na veia, o sangue quente, da conquista envolvente.
E no final das contas, a torcida campeã, ou no caso as contra de um devido rival estará exalando sorriso de dente a dente, pois o grito de campeão, do esporte paixão nacional, nunca larga o povo, acalenta a mente, deixando-os em êxtase, mesmo que só por aquele momento. Que depois o torcedor xingue, brigue, fique insatisfeito, que diga que já sabia, que o título viria de qualquer jeito, e mesmo que o título não chegue a valer tanto, Pernambucano Coca-Cola ou Coca-Cola Choca, como diz a música, você não vale nada mais eu gosto e você, é normal, é a vida, é o psique do ser humano, nunca está conformado, sempre quer mais, por isso nobres torcedores, ano que vem tem mais, mas é o hoje que a todos satisfaz…
Enfim sobre a finais…
Rubro-negro - Depois de ter a sequência de cinco títulos do Campeonato Pernambucana quebrada em 2011, o Sport está na disputa
Zé teodoro x Mazola Misteriosos e até o Final, ou melhor até a final - foto:Santinhanews
para retomar o caminho das vitórias no Estado. Em 2012, foram 24 jogos, com 16 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Para conquistar o objetivo principal, que é levantar a taça, faltam apenas duas partidas. Ambas contra o Santa Cruz, justamente o rival que tirou o título no ano passado. Agora, ao Leão, bastam dois resultados iguais.
A primeira partida da série de dois duelos contra o Santa Cruz acontece às 16h deste domingo, no Estádio do Arruda. Como o Sport teve o melhor desempenho na primeira fase, também terá a vantagem de decidir o título diante da sua torcida, na Ilha do Retiro. E o jogo de volta acontece coincidentemente no dia 13 de maio, dia que o Leão comemora 107 anos de vida.
Para o jogo deste domingo, o técnico Mazola Júnior teve uma semana cheia para trabalhar e utilizou bem todos os dias com seis períodos de treinamentos bem intensos. O último deles foi na manhã deste sábado, com um animado e tradicional rachão entre os jogadores. O clima na Ilha do Retiro é de tranquilidade, mas com total respeito aos adversários, que já mostraram no decorrer da temporada que não são fáceis. Mazola também não definiu a equipe, pois problemas musculares colocam em dúvida 3 titulares, Marcelinho, Hamilton e Marquinhos-PR. Ambos farão um teste antes da partida.
Tricolor - Já no Santa Cruz, a equipe vai em busca do bi-campeonato, sequencia que não ocorre desde 1987, ou exatos 23 anos. A equipe tricolor teve um início muito ruim de campeonato, o que gerou insatisfação da torcida. Mais a equipe melhorou e chegou a 
emplacar um sequencia de mais de 6 vitórias seguidas e sua campanha geral em 24 jogos foi de 15 vitórias, 3 empates e 6 derrotas.

A equipe abre as finais em casa, com estádio lotado, e espera que o caldeirão seja o 12º jogador em busca de reverter a vantagem do rival, que joga por resultados antagônicos ou dois empates.
E o mistério foi a tônica da semana para o Santa. Zé Teodoro fez dois treinos secretos e não definiu a equipe que entrará em campo na tarde de hoje (domingo-06). A boa notícia é a volta do volante Memo e do Zagueirão Leandro Cardoso a relação dos concentrados.
O certo mesmo é a volta da melhor dupla de ataque da equipe, Geilson, que retorna de suspensão pela expulsão na primeira partida das semi-finais contra o Salgueiro e Denis Marques, que foi poupado do treino de Sábado, mais tem escalação garantida, mesmo que esteja a meio-pau. Sabe-se que o prata da casa Natan, em ótima fase continuará no time titular.
No geral não deveremos ter muitas novidades sobre as escalações, os times são conhecidos, as deficiências e as armas também. Vamos ver de que serviram os treinos misteriosos dos treinadores.
Artilharia - Marcelinho Paraíba (Meia-atacante) com 36 anos tem a experiencia e as faltas calibradas como armas, já Denis Marques (Atacante)

tem força, vigor e faro de gol no auge dos seus 31 anos, um verdadeiro matador, ambos com 14 gols e na final. Ambos com problemas extra-campo, ambos boleiros, bons de bola. O Paraíba chegou na seleção, Denis foi destaque no Atlético-PR. Quem será o artilheiro? Só após as finais saberemos. Ambos chegam com iguais chances de abocanharem tal troféu chuteira de ouro, que será em homenagem ao finado Carlos Alberto, ex-presidente da FPF. Aguardemos.

Sobre o retrospecto – Sport também vem na vantagem, venceu os dois clássicos das multidões na fase de classificação, 3×1 no Arruda e 2×1 na Ilha, Zé Teodoro espera que hoje tudo seja diferente.
Arbitragem - A FPF bancou árbitros locais e chamou todos os holofotes para si, em um sorteio diferente do combinado, primeiro foi eleito o arbitro da segunda final, para o perdedor ficar com o apito de hoje. Enfim estremeceu relações do Sport com o Presidente Evandro Carvalho e também deixou descontentes até quem queria arbitro local, o Santa. Enfim mais um erro do novato Evandro, infelizmente. Até tem boas idéias, e tenta ser político, mas está se perdendo. Enfim Neilson apita a 1ª e fim de papo.
Torcidas Organizadas - Após três partidas sem as organizadas, curiosamente e coincidentemente nenhuma briga, nenhuma confusão, enfim chegando a tão esperada paz nos estádios para os cidadãos.  Não estão fazendo falta alguma segundo o MP. Será que permanecerá 

assim? Vamos aguardar.

Novidade – Patrocínio Santa - O diretor de futebol do Santa Cruz, Constantino Júnior,divulgou em seu Twitter que o Mais Querido assinou contrato de patrocínio com duas grandes empresas para as finais do Campeonato Pernambucano 2012.
Segundo Constantino, a Iquine, que fabrica tintas, e a Tupan, loja de material de construção, exibirão suas marcas na camisa coral nos jogos diante do Sport Recife.
FICHA DO JOGO:
SANTA CRUZ X SPORT
Local: Arruda. Horário: 16h.
Árbitro: Neilson Santos.
Assistentes: Elan Vieira e Charles Rosa.
Assistentes auxiliares: Anderson Freitas e Ricardo Jorge.
Ingressos: R$ 50 (arq. inferior) e R$ 25 (arq. superior, sócio e estudante).
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Diogo, Vágner, William Alves e Renatinho; Anderson Pedra, Chicão (Memo), L. Henrique e Natan; Geílson e Dênis Marques. Técnico: Zé Teodoro.
Sport: Magrão; Bruno Aguiar, Tobi e Edcarlos; Moacir, Hamilton, Marquinhos Paraná, Marcelinho Paraíba e Renê; Jheimy e Jael. Técnico: Mazola Júnior.
Com informações do Síte oficial do Sport e do Santa Cruz e CoralNET…

Nenhum comentário: